Motivação para a prática de exercício físico e esporte entre militares da Academia da Força Aérea Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Marina Souza Pessoa de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-10112021-095655/
Resumo: No Currículo do Curso de Formação de Oficiais da Academia da Força Aérea (AFA), a disciplina de educação física é obrigatória a todos os alunos, independente do ano e da especialidade. Após a formação, a prática de exercício fisico ou esportiva se torna opcional, o que promoveria a queda no nível de atividade física. Diversos estudos têm analisado a incidência de sedentarismo e aumento de peso em militares, que podem comprometer a saúde e a operacionalidade do profissional. Porém, embora haja estudos que tratem da importância de um bom condicionamento físico, aqueles que analisam a motivação desses profissionais para a prática regular de exercício físico ou esporte ainda são raros, e não ganharam a relevância necessária, visto os impactos que a motivação pode trazer à manutenção de uma vida ativa. Dessa forma, este estudo analizou a motivação dos militares formados e em formação na Academia da Força Aérea para a prática de exercício/esporte. A população do estudo foi composta por militares do efetivo da Academia da Força Aérea que estejam ou que tenham realizado o Curso de Formação de Oficiais na AFA, ou seja, Cadetes e Oficiais. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e analisados pela técnica de Análise Temática. Foram observados aspectos favoráveis à motivação, como a identificação com o grupo e modalidade esportiva; a preocupação com a saúde, bem estar e desempenho profissional; a autonomia e conhecimentos adquiridos na formação; e a utilização do exercício físico em instruções militares. Em contrapartida, observamos como aspectos negativos: uma prática obrigatória e repetitiva; a sobrecarga da rotina acadêmica; bem como a diferenciação entre os atletas e não-atletas. Além disso, após a formação, há relatos de que os Oficiais reduzem ou, até interrompem a prática esportiva e de exercícios, em virtude da priorização das atividades administrativas, falta de cobrança e de incentivo por parte dos superiores hierárquicos, o que pode trazer prejuízos à saúde, qualidade de vida e à operacionalidade. Assim, entendemos que seria essencial fortalecer as orientações sobre os beneficios do exercício/esporte e a associação com saúde e desempenho profissional. Além disso, os resultados sugerem que as estratégias motivacionais deveriam ser incluídas nos programas de condicionamento físico desta população, com uma maior interação entre os atletas e não atletas, criação de instrumentos de reforços positivos, preparação para a vida após a formação, ou até mesmo manter a obrigatoriedade da prática de educação física, dentro dos quartéis.
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Porém, embora haja estudos que tratem da importância de um bom condicionamento físico, aqueles que analisam a motivação desses profissionais para a prática regular de exercício físico ou esporte ainda são raros, e não ganharam a relevância necessária, visto os impactos que a motivação pode trazer à manutenção de uma vida ativa. Dessa forma, este estudo analizou a motivação dos militares formados e em formação na Academia da Força Aérea para a prática de exercício/esporte. A população do estudo foi composta por militares do efetivo da Academia da Força Aérea que estejam ou que tenham realizado o Curso de Formação de Oficiais na AFA, ou seja, Cadetes e Oficiais. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e analisados pela técnica de Análise Temática. Foram observados aspectos favoráveis à motivação, como a identificação com o grupo e modalidade esportiva; a preocupação com a saúde, bem estar e desempenho profissional; a autonomia e conhecimentos adquiridos na formação; e a utilização do exercício físico em instruções militares. Em contrapartida, observamos como aspectos negativos: uma prática obrigatória e repetitiva; a sobrecarga da rotina acadêmica; bem como a diferenciação entre os atletas e não-atletas. Além disso, após a formação, há relatos de que os Oficiais reduzem ou, até interrompem a prática esportiva e de exercícios, em virtude da priorização das atividades administrativas, falta de cobrança e de incentivo por parte dos superiores hierárquicos, o que pode trazer prejuízos à saúde, qualidade de vida e à operacionalidade. Assim, entendemos que seria essencial fortalecer as orientações sobre os beneficios do exercício/esporte e a associação com saúde e desempenho profissional. Além disso, os resultados sugerem que as estratégias motivacionais deveriam ser incluídas nos programas de condicionamento físico desta população, com uma maior interação entre os atletas e não atletas, criação de instrumentos de reforços positivos, preparação para a vida após a formação, ou até mesmo manter a obrigatoriedade da prática de educação física, dentro dos quartéis.In the Officer Training Course at the Air Force Academy (AFA), physical education is mandatory for all students, regardless the year and specialty. After graduation, the practice becomes optional, which promotes a drop in the level of physical activity. Several studies have been analyzing the incidence of sedentarism and weight gain in military personnel, which can compromise the health and operability. However, although there are studies which deal with the importance of good physical conditioning, the ones that analyze the motivation of these professionals for regular physical exercise or sports are still rare. Thus, this study has analyzed the motivation of military personnel in training and graduated from the Air Force Academy to practice exercise/sports. The study population was composed of military personnel from the Air Force Academy who are attending or have attended the Officer Training Course at AFA, i.e., Cadets and Officers. The data were collected through semi-structured interviews and analyzed using the Thematic Analysis method. Favorable aspects to motivation were observed, such as identification with the group and sport modality; the concern with health, well-being and professional performance; the acquisition and knowledge acquired in training course; and the use of physical exercise in military instruction. On the other hand, we observe as negative aspects: a compulsory and repetitive practice; the overload of academic routine; as well as the differentiation between athletes and non-athletes. In addition, after the training course, there are reports that the Officials reduce or even interrupt the practice of sports and exercises, due to the prioritization of administrative activities, lack of demand and encouragement from hierarchical superiors, which can harm the health, quality of life and operability. Thus, we understand that it would be essential to strengthen the guidelines on the benefits of exercise/sport and the association with health and professional performance. In addition, the results obtained from the motivational activities will be included in the physical conditioning programs of this population, with greater interaction between athletes and non-athletes, creation of positive reinforcement instruments, preparation for life after graduation, or even maintaining the compulsory physical education practice within the barracks.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNunomura, MyrianMedeiros, Marina Souza Pessoa de2021-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-10112021-095655/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-11T17:32:02Zoai:teses.usp.br:tde-10112021-095655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-11T17:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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