Estudo de um modelo arquetípico da dinâmica de unidades flutuantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Claudio Gomes
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19032024-101506/
Resumo: Com a crescente utilização de navios convertidos em unidades de produção e armazenamento, surgiu a necessidade de modelos numéricos que simulem a movimentação dinâmica da embarcação sob a influência de agentes ambientais, tais como vento e corrente. Modelos matemáticos que representam a dinâmica do sistema de forma realista são geralmente complexos. Tal complexidade é ainda maior quando se consideram dois navios conectados, como verifica-se na operação de descarga de petróleo de um FPSO (navio-mãe) para um navio \"shuttle\" (aliviador). Os modelos matemáticos envolvidos são difíceis de serem tratados analiticamente. Em algumas análises, mesmo simulações numéricas tornam-se custosas em termos de tempo de simulação, inviabilizando certas análises. Este trabalho consiste na elaboração de um modelo arquetípico (simplificado) que mantém as principais características do modelo completo. Dessa forma, análises qualitativas do sistema tornam-se mais fáceis de serem realizadas, através de, por exemplo, criação de mapas de bifurcação e bacias de atração. O modelo arquetípico foi utilizado para realizar análises mais profundas da operação de descarregamento, até então não efetuadas para o modelo completo, assim como análise da influência da variação de alguns parâmetros de projeto do sistema sobre sua dinâmica.
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