Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerullo, Gilberto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095836/
Resumo: Trata-se de pesquisa exploratória realizada em escolas municipais de ensino fundamental da Coordenadoria de Educação de Itaquera, zona leste do Município de São Paulo. O trabalho procura levantar e analisar as relações existentes entre o capital social e dois indicadores específicos de desempenho de tais instituições educacionais: evasão escolar e reprovação. O material foi coletado em questionários respondidos por diretoras (es) e coordenadoras pedagógicas de 19 unidades escolares. As análises permitiram o levantamento da dimensão de capital social percebida pelas (os) participantes e o cruzamento desses dados com índices de evasão escolar e reprovação nas unidades escolares. Com base nas referências teóricas fornecidas por Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, entre outros, o trabalho aponta para indícios de que maiores dimensões de capital social, nos tópicos de informação e comunicação, confiança e solidariedade e coesão e inclusão social, podem estar relacionados, de forma não determinante, a melhores desempenhos nas unidades escolares.
id USP_2ed5f5838b9377abe22a3bc5b8346a2f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22062007-095836
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovaçãoSchool, community and the \"social capital\": the influence of the social capital dimension about school drop outs and reprovals indicesCapital socialComunidade escolarEvasão escolarFailureFracasso escolarRendimento escolarSchool communitySchool drop outSchoolarly performanceSocial capitalTrata-se de pesquisa exploratória realizada em escolas municipais de ensino fundamental da Coordenadoria de Educação de Itaquera, zona leste do Município de São Paulo. O trabalho procura levantar e analisar as relações existentes entre o capital social e dois indicadores específicos de desempenho de tais instituições educacionais: evasão escolar e reprovação. O material foi coletado em questionários respondidos por diretoras (es) e coordenadoras pedagógicas de 19 unidades escolares. As análises permitiram o levantamento da dimensão de capital social percebida pelas (os) participantes e o cruzamento desses dados com índices de evasão escolar e reprovação nas unidades escolares. Com base nas referências teóricas fornecidas por Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, entre outros, o trabalho aponta para indícios de que maiores dimensões de capital social, nos tópicos de informação e comunicação, confiança e solidariedade e coesão e inclusão social, podem estar relacionados, de forma não determinante, a melhores desempenhos nas unidades escolares.The is an exploratory research report about basic education in mayor schools at Itaquera Educational Coordination, East zone of São Paulo City, in Brazil. This stuff analyzes the relations between the social capital, school drop out and reproval. Directors and pedagogical coordinators\' from 19 schools have answered the questionnaires. Then, we noticed that the social capital dimension was related to evasion schools and reprovals throughout evaluations. On the basis of the theoretical references supplied by Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, among others, the stuff indicates that bigger dimensions of social capital in topics like information and communication, confidence and solidarity, cohesion and social inclusion can be related (non determinative way) improving betters performances at school units.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Maria Victoria de Mesquita BenevidesCerullo, Gilberto2006-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095836/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-22062007-095836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
School, community and the \"social capital\": the influence of the social capital dimension about school drop outs and reprovals indices
title Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
spellingShingle Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
Cerullo, Gilberto
Capital social
Comunidade escolar
Evasão escolar
Failure
Fracasso escolar
Rendimento escolar
School community
School drop out
Schoolarly performance
Social capital
title_short Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
title_full Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
title_fullStr Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
title_full_unstemmed Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
title_sort Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
author Cerullo, Gilberto
author_facet Cerullo, Gilberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Maria Victoria de Mesquita Benevides
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerullo, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Capital social
Comunidade escolar
Evasão escolar
Failure
Fracasso escolar
Rendimento escolar
School community
School drop out
Schoolarly performance
Social capital
topic Capital social
Comunidade escolar
Evasão escolar
Failure
Fracasso escolar
Rendimento escolar
School community
School drop out
Schoolarly performance
Social capital
description Trata-se de pesquisa exploratória realizada em escolas municipais de ensino fundamental da Coordenadoria de Educação de Itaquera, zona leste do Município de São Paulo. O trabalho procura levantar e analisar as relações existentes entre o capital social e dois indicadores específicos de desempenho de tais instituições educacionais: evasão escolar e reprovação. O material foi coletado em questionários respondidos por diretoras (es) e coordenadoras pedagógicas de 19 unidades escolares. As análises permitiram o levantamento da dimensão de capital social percebida pelas (os) participantes e o cruzamento desses dados com índices de evasão escolar e reprovação nas unidades escolares. Com base nas referências teóricas fornecidas por Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, entre outros, o trabalho aponta para indícios de que maiores dimensões de capital social, nos tópicos de informação e comunicação, confiança e solidariedade e coesão e inclusão social, podem estar relacionados, de forma não determinante, a melhores desempenhos nas unidades escolares.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095836/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095836/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090985968271360