Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095836/ |
Resumo: | Trata-se de pesquisa exploratória realizada em escolas municipais de ensino fundamental da Coordenadoria de Educação de Itaquera, zona leste do Município de São Paulo. O trabalho procura levantar e analisar as relações existentes entre o capital social e dois indicadores específicos de desempenho de tais instituições educacionais: evasão escolar e reprovação. O material foi coletado em questionários respondidos por diretoras (es) e coordenadoras pedagógicas de 19 unidades escolares. As análises permitiram o levantamento da dimensão de capital social percebida pelas (os) participantes e o cruzamento desses dados com índices de evasão escolar e reprovação nas unidades escolares. Com base nas referências teóricas fornecidas por Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, entre outros, o trabalho aponta para indícios de que maiores dimensões de capital social, nos tópicos de informação e comunicação, confiança e solidariedade e coesão e inclusão social, podem estar relacionados, de forma não determinante, a melhores desempenhos nas unidades escolares. |
id |
USP_2ed5f5838b9377abe22a3bc5b8346a2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22062007-095836 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovaçãoSchool, community and the \"social capital\": the influence of the social capital dimension about school drop outs and reprovals indicesCapital socialComunidade escolarEvasão escolarFailureFracasso escolarRendimento escolarSchool communitySchool drop outSchoolarly performanceSocial capitalTrata-se de pesquisa exploratória realizada em escolas municipais de ensino fundamental da Coordenadoria de Educação de Itaquera, zona leste do Município de São Paulo. O trabalho procura levantar e analisar as relações existentes entre o capital social e dois indicadores específicos de desempenho de tais instituições educacionais: evasão escolar e reprovação. O material foi coletado em questionários respondidos por diretoras (es) e coordenadoras pedagógicas de 19 unidades escolares. As análises permitiram o levantamento da dimensão de capital social percebida pelas (os) participantes e o cruzamento desses dados com índices de evasão escolar e reprovação nas unidades escolares. Com base nas referências teóricas fornecidas por Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, entre outros, o trabalho aponta para indícios de que maiores dimensões de capital social, nos tópicos de informação e comunicação, confiança e solidariedade e coesão e inclusão social, podem estar relacionados, de forma não determinante, a melhores desempenhos nas unidades escolares.The is an exploratory research report about basic education in mayor schools at Itaquera Educational Coordination, East zone of São Paulo City, in Brazil. This stuff analyzes the relations between the social capital, school drop out and reproval. Directors and pedagogical coordinators\' from 19 schools have answered the questionnaires. Then, we noticed that the social capital dimension was related to evasion schools and reprovals throughout evaluations. On the basis of the theoretical references supplied by Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, among others, the stuff indicates that bigger dimensions of social capital in topics like information and communication, confidence and solidarity, cohesion and social inclusion can be related (non determinative way) improving betters performances at school units.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Maria Victoria de Mesquita BenevidesCerullo, Gilberto2006-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095836/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-22062007-095836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação School, community and the \"social capital\": the influence of the social capital dimension about school drop outs and reprovals indices |
title |
Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação |
spellingShingle |
Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação Cerullo, Gilberto Capital social Comunidade escolar Evasão escolar Failure Fracasso escolar Rendimento escolar School community School drop out Schoolarly performance Social capital |
title_short |
Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação |
title_full |
Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação |
title_fullStr |
Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação |
title_full_unstemmed |
Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação |
title_sort |
Escola, comunidade e o \"capital social\': a influência da dimensão do capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação |
author |
Cerullo, Gilberto |
author_facet |
Cerullo, Gilberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Maria Victoria de Mesquita Benevides |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerullo, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital social Comunidade escolar Evasão escolar Failure Fracasso escolar Rendimento escolar School community School drop out Schoolarly performance Social capital |
topic |
Capital social Comunidade escolar Evasão escolar Failure Fracasso escolar Rendimento escolar School community School drop out Schoolarly performance Social capital |
description |
Trata-se de pesquisa exploratória realizada em escolas municipais de ensino fundamental da Coordenadoria de Educação de Itaquera, zona leste do Município de São Paulo. O trabalho procura levantar e analisar as relações existentes entre o capital social e dois indicadores específicos de desempenho de tais instituições educacionais: evasão escolar e reprovação. O material foi coletado em questionários respondidos por diretoras (es) e coordenadoras pedagógicas de 19 unidades escolares. As análises permitiram o levantamento da dimensão de capital social percebida pelas (os) participantes e o cruzamento desses dados com índices de evasão escolar e reprovação nas unidades escolares. Com base nas referências teóricas fornecidas por Bourdieu, Loury, Coleman, Putnam, Evans, entre outros, o trabalho aponta para indícios de que maiores dimensões de capital social, nos tópicos de informação e comunicação, confiança e solidariedade e coesão e inclusão social, podem estar relacionados, de forma não determinante, a melhores desempenhos nas unidades escolares. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095836/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095836/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090985968271360 |