Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12062017-123154/ |
Resumo: | Gênero é um conceito que se apresenta como fruto de discussões políticas e ideológicas, diversas autoras e autores já problematizaram este conceito que é tão importante dentro das discussões feministas e queer e que, atualmente, gera acaloradas discussões sobre seu uso na escola. As relações de gênero permeiam o campo das artes e diversas representações das feminilidades e masculinidades estão presentes em produtos midiáticos, que dominam grande parte do tempo de uma considerável parcela dos indivíduos. Há aqueles que defendem que as mídias possuem apenas impactos negativos em nossas vidas, mas há também outros tantos que acreditam no seu caráter cultural e pedagógico. Nesta pesquisa, nós refletimos sobre a utilização de um produto midiático específico, as séries televisivas norte-americanas, como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes. Durante um ano, além de reflexões teóricas, nós realizamos intervenções em uma escola municipal de ensino fundamental localizada na zona leste de São Paulo. As intervenções foram formuladas e realizadas pelo grupo de trabalho E.M.M.A. (Estudos sobre a Mulher e as Minorias na Arte-Ciência), na modalidade A.L.I.C.E. (Arte e Lúdico na Investigação em Ciências na Escola) do projeto Banca da Ciência. Após reflexões teóricas e intervenções, pudemos concluir que, é possível utilizar as séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes e que, a partir das representações das identidades femininas que estão presentes nessas séries, é possível discutir diversos temas relacionados à questão do sexo, do gênero, da orientação sexual e das identidades de forma eficaz. Assim, nosso objetivo foi apresentar nossas reflexões teóricas e alguns exemplos das atividades realizadas e, acima de tudo, manter um registro histórico do trabalhado já realizado |
id |
USP_2f6cfc8253bddf2faefefa66ca7ca165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12062017-123154 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\"TV series as a gateway for dialogue about gender relations with pre-adolescents: the case of the intervention group \"E.M.M.A.\"Cultural studiesEducaçãoEducationEstudos culturaisGenderGêneroPre-adolescencePré-adolescênciaSéries televisivasTV seriesGênero é um conceito que se apresenta como fruto de discussões políticas e ideológicas, diversas autoras e autores já problematizaram este conceito que é tão importante dentro das discussões feministas e queer e que, atualmente, gera acaloradas discussões sobre seu uso na escola. As relações de gênero permeiam o campo das artes e diversas representações das feminilidades e masculinidades estão presentes em produtos midiáticos, que dominam grande parte do tempo de uma considerável parcela dos indivíduos. Há aqueles que defendem que as mídias possuem apenas impactos negativos em nossas vidas, mas há também outros tantos que acreditam no seu caráter cultural e pedagógico. Nesta pesquisa, nós refletimos sobre a utilização de um produto midiático específico, as séries televisivas norte-americanas, como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes. Durante um ano, além de reflexões teóricas, nós realizamos intervenções em uma escola municipal de ensino fundamental localizada na zona leste de São Paulo. As intervenções foram formuladas e realizadas pelo grupo de trabalho E.M.M.A. (Estudos sobre a Mulher e as Minorias na Arte-Ciência), na modalidade A.L.I.C.E. (Arte e Lúdico na Investigação em Ciências na Escola) do projeto Banca da Ciência. Após reflexões teóricas e intervenções, pudemos concluir que, é possível utilizar as séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes e que, a partir das representações das identidades femininas que estão presentes nessas séries, é possível discutir diversos temas relacionados à questão do sexo, do gênero, da orientação sexual e das identidades de forma eficaz. Assim, nosso objetivo foi apresentar nossas reflexões teóricas e alguns exemplos das atividades realizadas e, acima de tudo, manter um registro histórico do trabalhado já realizadoGender is a concept that is presented as the result of political and ideological discussions, several authors have already problematized this concept, which is so important in feminist and queer discussions, and which currently generates heated discussions about its use in the school. The gender relations permeate the field of the arts and diverse representations of femininities and masculinities are present in media products, which dominate much of the time of a considerable portion of individuals. There are those who argue that media have only negative impacts on our lives, but there are also so many who believe in their cultural and pedagogical character. In this research, we reflected on the use of a specific media product, the north american television series, as a gateway to dialogue about gender relations with preteens. During one year, in addition to theoretical reflections, we carried out interventions in a municipal elementary school located in the east zone of São Paulo. The interventions were formulated and carried out by the group E.M.M.A. (Studies about Women and Minorities in Art-Science), in the modality A.L.I.C.E. (Art and Leisure in Science Research in the School) of the Banca da Ciência project. After theoretical reflections and interventions, we could conclude that it is possible to use the television series as a gateway to the dialogue about gender relations with pre-adolescents and that, based on the representations of the feminine identities that are present in these series, it is possible discuss various issues related to sex, gender, sexual orientation and identities effectively. Thus, our objective was to present our theoretical reflections and some examples of the activities carried out and, above all, to maintain a historical record of the work already doneBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPiassi, Luis Paulo de CarvalhoOliveira, Tuany de Menezes2016-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12062017-123154/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-12062017-123154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\" TV series as a gateway for dialogue about gender relations with pre-adolescents: the case of the intervention group \"E.M.M.A.\" |
title |
Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\" |
spellingShingle |
Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\" Oliveira, Tuany de Menezes Cultural studies Educação Education Estudos culturais Gender Gênero Pre-adolescence Pré-adolescência Séries televisivas TV series |
title_short |
Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\" |
title_full |
Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\" |
title_fullStr |
Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\" |
title_full_unstemmed |
Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\" |
title_sort |
Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\" |
author |
Oliveira, Tuany de Menezes |
author_facet |
Oliveira, Tuany de Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piassi, Luis Paulo de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tuany de Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultural studies Educação Education Estudos culturais Gender Gênero Pre-adolescence Pré-adolescência Séries televisivas TV series |
topic |
Cultural studies Educação Education Estudos culturais Gender Gênero Pre-adolescence Pré-adolescência Séries televisivas TV series |
description |
Gênero é um conceito que se apresenta como fruto de discussões políticas e ideológicas, diversas autoras e autores já problematizaram este conceito que é tão importante dentro das discussões feministas e queer e que, atualmente, gera acaloradas discussões sobre seu uso na escola. As relações de gênero permeiam o campo das artes e diversas representações das feminilidades e masculinidades estão presentes em produtos midiáticos, que dominam grande parte do tempo de uma considerável parcela dos indivíduos. Há aqueles que defendem que as mídias possuem apenas impactos negativos em nossas vidas, mas há também outros tantos que acreditam no seu caráter cultural e pedagógico. Nesta pesquisa, nós refletimos sobre a utilização de um produto midiático específico, as séries televisivas norte-americanas, como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes. Durante um ano, além de reflexões teóricas, nós realizamos intervenções em uma escola municipal de ensino fundamental localizada na zona leste de São Paulo. As intervenções foram formuladas e realizadas pelo grupo de trabalho E.M.M.A. (Estudos sobre a Mulher e as Minorias na Arte-Ciência), na modalidade A.L.I.C.E. (Arte e Lúdico na Investigação em Ciências na Escola) do projeto Banca da Ciência. Após reflexões teóricas e intervenções, pudemos concluir que, é possível utilizar as séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes e que, a partir das representações das identidades femininas que estão presentes nessas séries, é possível discutir diversos temas relacionados à questão do sexo, do gênero, da orientação sexual e das identidades de forma eficaz. Assim, nosso objetivo foi apresentar nossas reflexões teóricas e alguns exemplos das atividades realizadas e, acima de tudo, manter um registro histórico do trabalhado já realizado |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12062017-123154/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12062017-123154/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256896736591872 |