Séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes: o caso do grupo de intervenção \"E.M.M.A.\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tuany de Menezes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-12062017-123154/
Resumo: Gênero é um conceito que se apresenta como fruto de discussões políticas e ideológicas, diversas autoras e autores já problematizaram este conceito que é tão importante dentro das discussões feministas e queer e que, atualmente, gera acaloradas discussões sobre seu uso na escola. As relações de gênero permeiam o campo das artes e diversas representações das feminilidades e masculinidades estão presentes em produtos midiáticos, que dominam grande parte do tempo de uma considerável parcela dos indivíduos. Há aqueles que defendem que as mídias possuem apenas impactos negativos em nossas vidas, mas há também outros tantos que acreditam no seu caráter cultural e pedagógico. Nesta pesquisa, nós refletimos sobre a utilização de um produto midiático específico, as séries televisivas norte-americanas, como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes. Durante um ano, além de reflexões teóricas, nós realizamos intervenções em uma escola municipal de ensino fundamental localizada na zona leste de São Paulo. As intervenções foram formuladas e realizadas pelo grupo de trabalho E.M.M.A. (Estudos sobre a Mulher e as Minorias na Arte-Ciência), na modalidade A.L.I.C.E. (Arte e Lúdico na Investigação em Ciências na Escola) do projeto Banca da Ciência. Após reflexões teóricas e intervenções, pudemos concluir que, é possível utilizar as séries televisivas como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com pré-adolescentes e que, a partir das representações das identidades femininas que estão presentes nessas séries, é possível discutir diversos temas relacionados à questão do sexo, do gênero, da orientação sexual e das identidades de forma eficaz. Assim, nosso objetivo foi apresentar nossas reflexões teóricas e alguns exemplos das atividades realizadas e, acima de tudo, manter um registro histórico do trabalhado já realizado
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