Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messas, Jussara Tolardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-12062013-130933/
Resumo: Introdução: O Ambiente Educacional é um dos pilares para o alcance do perfil e das competências definidas na formação do enfermeiro e, portanto, é essencial avaliá-lo, na enfermagem do Brasil, no entanto, não encontramos instrumentos específicos para esta finalidade. Objetivos: conhecer o significado de ambiente educacional para estudantes e professores do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; construir e validar um instrumento para avaliação do ambiente educacional desta Escola e avaliar, na perspectiva do estudante, o ambiente educacional da Escola. Material e métodos: O estudo teve duas fases: a primeira foi de natureza qualitativa, na modalidade da análise temática, que, entrevistando três docentes e seis estudantes, buscou conhecer o significado e os elementos constitutivos do ambiente educacional. Com base nesta análise e a fim de atender às demandas específicas dos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil, foi desenvolvida a segunda fase da pesquisa de abordagem quantitativa, que construiu e validou uma escala psicométrica para avaliação do ambiente educacional. Participaram dessa fase, respondendo ao instrumento, 176 (55%) graduandos matriculados na Escola durante a coleta de dados. Resultados: A primeira fase da pesquisa ambiente educacional, além disso, e assim como a fase quantitativa, foram identificados aspectos relevantes a serem apreciados sobre o ambiente. Dentre eles, destacamos: a necessidade de ajustes entre a metodologia de ensino utilizada para a construção do conhecimento e da identidade profissional, com a pressuposta no projeto político pedagógico; o relacionamento interpessoal nos diferentes níveis que, embora considerado harmonioso, pode ser melhorado; a exigência de discussão dos aspectos éticos do cotidiano, visto que os estudantes tem vivenciado situações de desrespeito; a vida social e as atividades extra-curriculares podem ser intensificadas. Conclusões: Este trabalho propiciou a significação de Ambiente Educacional em uma Escola pública paulistana. Em continuidade, é preciso aplicar o instrumento em outras realidades da enfermagem, para não restringir a validação da escala e também, para aumentar a população e refazer o teste de confiabilidade. Apesar dessa limitação, o conhecimento produzido oferece, a outras instituições de ensino superior, um novo construto para avaliação do processo ensino-aprendizagem.
id USP_2fd5b7cbad3d56cb7bfd2d8bf58b329d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12062013-130933
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagemAnalysis of the educational environment: construction and validation of an assessment tool for undergraduate nursingAvaliação da educaçãoEducation evaluationEnfermagemEnfermagem - EducaçãoHigher education programsNursingNursing - graduationProgramas de Ensino superiorIntrodução: O Ambiente Educacional é um dos pilares para o alcance do perfil e das competências definidas na formação do enfermeiro e, portanto, é essencial avaliá-lo, na enfermagem do Brasil, no entanto, não encontramos instrumentos específicos para esta finalidade. Objetivos: conhecer o significado de ambiente educacional para estudantes e professores do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; construir e validar um instrumento para avaliação do ambiente educacional desta Escola e avaliar, na perspectiva do estudante, o ambiente educacional da Escola. Material e métodos: O estudo teve duas fases: a primeira foi de natureza qualitativa, na modalidade da análise temática, que, entrevistando três docentes e seis estudantes, buscou conhecer o significado e os elementos constitutivos do ambiente educacional. Com base nesta análise e a fim de atender às demandas específicas dos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil, foi desenvolvida a segunda fase da pesquisa de abordagem quantitativa, que construiu e validou uma escala psicométrica para avaliação do ambiente educacional. Participaram dessa fase, respondendo ao instrumento, 176 (55%) graduandos matriculados na Escola durante a coleta de dados. Resultados: A primeira fase da pesquisa ambiente educacional, além disso, e assim como a fase quantitativa, foram identificados aspectos relevantes a serem apreciados sobre o ambiente. Dentre eles, destacamos: a necessidade de ajustes entre a metodologia de ensino utilizada para a construção do conhecimento e da identidade profissional, com a pressuposta no projeto político pedagógico; o relacionamento interpessoal nos diferentes níveis que, embora considerado harmonioso, pode ser melhorado; a exigência de discussão dos aspectos éticos do cotidiano, visto que os estudantes tem vivenciado situações de desrespeito; a vida social e as atividades extra-curriculares podem ser intensificadas. Conclusões: Este trabalho propiciou a significação de Ambiente Educacional em uma Escola pública paulistana. Em continuidade, é preciso aplicar o instrumento em outras realidades da enfermagem, para não restringir a validação da escala e também, para aumentar a população e refazer o teste de confiabilidade. Apesar dessa limitação, o conhecimento produzido oferece, a outras instituições de ensino superior, um novo construto para avaliação do processo ensino-aprendizagem.Introduction: The Educational Environment is one of the pillars upon which the profile and the competences defined in nurse training and, therefore, it is essential to evaluate it in nursing in Brazil, however, did not find specific tools for this purpose. Objectives: To know the meaning of the educational environment for students and teachers of the Undergraduate Nursing School of Nursing, University of São Paulo; construct and validate an instrument to assess the educational environment of this school and evaluate the student\'s perspective, the environment Educational School. Methods: The study had two phases: the first was qualitative in nature, in the form of thematic analysis, which, interviewing three teachers and six students, sought to know the meaning and the elements of the educational environment. Based on this analysis and in order to meet the specific demands of graduate programs in nursing in Brazil, we developed a second phase of quantitative research approach, we built and validated a psychometric scale to assess the educational environment. In this phase, responding to the instrument, 176 (55%) undergraduates enrolled in school during data collection. Results: The first phase of the research educational environment, moreover, and as the quantitative phase were identified relevant aspects to be examined on the environment. Among them include: the need for adjustments between the teaching methodology used to construct the knowledge and professional identity, with presupposed in political pedagogical project; interpersonal relationships at different levels, although considered harmonious, can be improved, the requirement for discussion of ethical aspects of daily life, as students have experienced situations of disrespect; social life and extra-curricular activities may be intensified. Conclusions: This study provided the significance of Environmental Education in a public school in Sao Paulo. In continuation, we need to apply the instrument in other realities of nursing, not to restrict the validity of the scale and also to increase the population and re-test reliability. Despite this limitation, offers the knowledge produced, other institutions of higher learning, a new construct to assess the teaching-learning process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMira, Vera LuciaMessas, Jussara Tolardo2013-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-12062013-130933/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-12062013-130933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagem
Analysis of the educational environment: construction and validation of an assessment tool for undergraduate nursing
title Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagem
spellingShingle Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagem
Messas, Jussara Tolardo
Avaliação da educação
Education evaluation
Enfermagem
Enfermagem - Educação
Higher education programs
Nursing
Nursing - graduation
Programas de Ensino superior
title_short Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagem
title_full Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagem
title_fullStr Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagem
title_sort Análise do ambiente educacional: construção e validação de um instrumento de avaliação para graduação em enfermagem
author Messas, Jussara Tolardo
author_facet Messas, Jussara Tolardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mira, Vera Lucia
dc.contributor.author.fl_str_mv Messas, Jussara Tolardo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da educação
Education evaluation
Enfermagem
Enfermagem - Educação
Higher education programs
Nursing
Nursing - graduation
Programas de Ensino superior
topic Avaliação da educação
Education evaluation
Enfermagem
Enfermagem - Educação
Higher education programs
Nursing
Nursing - graduation
Programas de Ensino superior
description Introdução: O Ambiente Educacional é um dos pilares para o alcance do perfil e das competências definidas na formação do enfermeiro e, portanto, é essencial avaliá-lo, na enfermagem do Brasil, no entanto, não encontramos instrumentos específicos para esta finalidade. Objetivos: conhecer o significado de ambiente educacional para estudantes e professores do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; construir e validar um instrumento para avaliação do ambiente educacional desta Escola e avaliar, na perspectiva do estudante, o ambiente educacional da Escola. Material e métodos: O estudo teve duas fases: a primeira foi de natureza qualitativa, na modalidade da análise temática, que, entrevistando três docentes e seis estudantes, buscou conhecer o significado e os elementos constitutivos do ambiente educacional. Com base nesta análise e a fim de atender às demandas específicas dos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil, foi desenvolvida a segunda fase da pesquisa de abordagem quantitativa, que construiu e validou uma escala psicométrica para avaliação do ambiente educacional. Participaram dessa fase, respondendo ao instrumento, 176 (55%) graduandos matriculados na Escola durante a coleta de dados. Resultados: A primeira fase da pesquisa ambiente educacional, além disso, e assim como a fase quantitativa, foram identificados aspectos relevantes a serem apreciados sobre o ambiente. Dentre eles, destacamos: a necessidade de ajustes entre a metodologia de ensino utilizada para a construção do conhecimento e da identidade profissional, com a pressuposta no projeto político pedagógico; o relacionamento interpessoal nos diferentes níveis que, embora considerado harmonioso, pode ser melhorado; a exigência de discussão dos aspectos éticos do cotidiano, visto que os estudantes tem vivenciado situações de desrespeito; a vida social e as atividades extra-curriculares podem ser intensificadas. Conclusões: Este trabalho propiciou a significação de Ambiente Educacional em uma Escola pública paulistana. Em continuidade, é preciso aplicar o instrumento em outras realidades da enfermagem, para não restringir a validação da escala e também, para aumentar a população e refazer o teste de confiabilidade. Apesar dessa limitação, o conhecimento produzido oferece, a outras instituições de ensino superior, um novo construto para avaliação do processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-12062013-130933/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-12062013-130933/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256504145543168