O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messas,Jussara Tolardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leonello,Valéria Marli, Fernandes,Maria de Fátima Prado, Gonçalves,Gabriela Cristina da Costa, Bucchi,Sarah Marília, Mira,Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800106
Resumo: RESUMO Objetivo Avaliar o ambiente educacional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na perspectiva do estudante. Método Abordagem quantitativa com desenho exploratório. Participaram do estudo, 176 estudantes que responderam a uma escala Likert, com graduação de 1 a 5 para avaliação do ambiente educacional. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratóriae testes estatísticos inferenciais; a confiabilidade do instrumento foi constatada pelo Alpha de Cronbach. Resultados A análise de dimensionalidade estabeleceu quatro fatores: Suporte à aprendizagem prática, com média de escore 3,64; Atitudes durante a aprendizagem, escore médio 2,92; Clima de aprendizagem, média 3,58 e Fragilidades da aprendizagem com 3,04. Conclusão O fator mais favorável do ambiente foi o Suporte à aprendizagem. As competências atitudinais atingiram escores mais baixos, sugerindo a necessidade de fortalecer esses aspectos durante a graduação.
id USP-24_5215e4414518ea4eee294eafd8e443d3
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342015000800106
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantesEducação em EnfermagemEducação SuperiorProgramas de Graduação em EnfermagemAprendizagemAvaliação EducacionalRESUMO Objetivo Avaliar o ambiente educacional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na perspectiva do estudante. Método Abordagem quantitativa com desenho exploratório. Participaram do estudo, 176 estudantes que responderam a uma escala Likert, com graduação de 1 a 5 para avaliação do ambiente educacional. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratóriae testes estatísticos inferenciais; a confiabilidade do instrumento foi constatada pelo Alpha de Cronbach. Resultados A análise de dimensionalidade estabeleceu quatro fatores: Suporte à aprendizagem prática, com média de escore 3,64; Atitudes durante a aprendizagem, escore médio 2,92; Clima de aprendizagem, média 3,58 e Fragilidades da aprendizagem com 3,04. Conclusão O fator mais favorável do ambiente foi o Suporte à aprendizagem. As competências atitudinais atingiram escores mais baixos, sugerindo a necessidade de fortalecer esses aspectos durante a graduação.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800106Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420150000800015info:eu-repo/semantics/openAccessMessas,Jussara TolardoLeonello,Valéria MarliFernandes,Maria de Fátima PradoGonçalves,Gabriela Cristina da CostaBucchi,Sarah MaríliaMira,Vera Luciapor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342015000800106Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes
title O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes
spellingShingle O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes
Messas,Jussara Tolardo
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Programas de Graduação em Enfermagem
Aprendizagem
Avaliação Educacional
title_short O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes
title_full O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes
title_fullStr O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes
title_full_unstemmed O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes
title_sort O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes
author Messas,Jussara Tolardo
author_facet Messas,Jussara Tolardo
Leonello,Valéria Marli
Fernandes,Maria de Fátima Prado
Gonçalves,Gabriela Cristina da Costa
Bucchi,Sarah Marília
Mira,Vera Lucia
author_role author
author2 Leonello,Valéria Marli
Fernandes,Maria de Fátima Prado
Gonçalves,Gabriela Cristina da Costa
Bucchi,Sarah Marília
Mira,Vera Lucia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Messas,Jussara Tolardo
Leonello,Valéria Marli
Fernandes,Maria de Fátima Prado
Gonçalves,Gabriela Cristina da Costa
Bucchi,Sarah Marília
Mira,Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Educação Superior
Programas de Graduação em Enfermagem
Aprendizagem
Avaliação Educacional
topic Educação em Enfermagem
Educação Superior
Programas de Graduação em Enfermagem
Aprendizagem
Avaliação Educacional
description RESUMO Objetivo Avaliar o ambiente educacional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na perspectiva do estudante. Método Abordagem quantitativa com desenho exploratório. Participaram do estudo, 176 estudantes que responderam a uma escala Likert, com graduação de 1 a 5 para avaliação do ambiente educacional. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratóriae testes estatísticos inferenciais; a confiabilidade do instrumento foi constatada pelo Alpha de Cronbach. Resultados A análise de dimensionalidade estabeleceu quatro fatores: Suporte à aprendizagem prática, com média de escore 3,64; Atitudes durante a aprendizagem, escore médio 2,92; Clima de aprendizagem, média 3,58 e Fragilidades da aprendizagem com 3,04. Conclusão O fator mais favorável do ambiente foi o Suporte à aprendizagem. As competências atitudinais atingiram escores mais baixos, sugerindo a necessidade de fortalecer esses aspectos durante a graduação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800106
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420150000800015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936538144636928