Georgina de Albuquerque: trabalho, gênero e raça em representação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-11102016-102905/ |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar uma parcela da produção pictórica da pintora Georgina de Albuquerque (1885-1962), cuja temática é a representação da mulher em situação de trabalho. Tendo como ponto de partida a tela No cafezal (1926), essa dissertação empreendeu uma análise da produção iconográfica da artista, a partir de uma perspectiva comparativa, que coloca as obras em diálogo com a tradição artística nacional e internacional. A dissertação visa compreender como as obras problematizam dimensões como gênero, trabalho e raça, refletindo como tais categorias se relacionam aos discursos do período de produção e circulação das obras, a saber, décadas de 1920-1940. |
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Georgina de Albuquerque: trabalho, gênero e raça em representaçãoGeorgina de Albuquerque: work, gender and race representationArtArteEthnic and race relationsGender relationsGeorgina de AlbuquerqueGeorgina de AlbuquerquePaintingPinturaRelações de gêneroRelações étnicas e raciaisRepresentationTrabalhoWorkO presente estudo tem como objetivo analisar uma parcela da produção pictórica da pintora Georgina de Albuquerque (1885-1962), cuja temática é a representação da mulher em situação de trabalho. Tendo como ponto de partida a tela No cafezal (1926), essa dissertação empreendeu uma análise da produção iconográfica da artista, a partir de uma perspectiva comparativa, que coloca as obras em diálogo com a tradição artística nacional e internacional. A dissertação visa compreender como as obras problematizam dimensões como gênero, trabalho e raça, refletindo como tais categorias se relacionam aos discursos do período de produção e circulação das obras, a saber, décadas de 1920-1940.This study aims to analyze a portion of the pictorial production of the painter Georgina de Albuquerque (1885-1962), whose subject is the representation of women in work situations. Taking as starting point the screen in coffee plantation (1926), this dissertation undertook an analysis of the iconographic production of the artist, from a comparative perspective, which places the works in dialogue with national and international artistic tradition. The dissertation aims to understand how the works problematize dimensions such as gender, race and work, reflecting how these categories relate to the speeches of the production period and circulation of works, namely, decades of 1920-1940.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimioni, Ana Paula CavalcantiNogueira, Manuela Henrique2016-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-11102016-102905/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:35Zoai:teses.usp.br:tde-11102016-102905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente estudo tem como objetivo analisar uma parcela da produção pictórica da pintora Georgina de Albuquerque (1885-1962), cuja temática é a representação da mulher em situação de trabalho. Tendo como ponto de partida a tela No cafezal (1926), essa dissertação empreendeu uma análise da produção iconográfica da artista, a partir de uma perspectiva comparativa, que coloca as obras em diálogo com a tradição artística nacional e internacional. A dissertação visa compreender como as obras problematizam dimensões como gênero, trabalho e raça, refletindo como tais categorias se relacionam aos discursos do período de produção e circulação das obras, a saber, décadas de 1920-1940. |
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