Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-26062024-144618/ |
Resumo: | O presente trabalho realizou estudos de estática e de cinemática das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio. Foi empregado o conceito de protótipo virtual com a técnica de modelagem através de sistemas multicorpos utilizando o programa ADAMS, desenvolvido pela Mechanical Dynamics Inc.. O conceito de protótipo virtual permite o desenvolvimento de um produto sem a necessidade de construção de um protótipo físico. O ADAMS utiliza a descrição da geometria da suspensão, os parâmetros inerciais das partes qua a compõem e de como essas partes estão interconectadas para gerar um modelo completo do sistema. Entre os tipos de análises que podem ser realizadas estão incluídos os estudos dos comportamentos da suspensão no movimento vertical e no esterçamento (no caso da suspensão dianteira). Essas análises geram resultados através de gráficos e/ou animações. Os resultados apresentados incluem: ângulo de cambagem; ângulo de convergência; ângulo de cáster; inclinação do pino mestre; raio de \"scrub\". A utilização do conceito de protótipo virtual torna mais fácil a modelagem e a análise desse tipo de mecanismo, possibilitando diminuir o tempo de desenvolvimento ou análise de um produto |
id |
USP_3002d34e5c809aa32bd03a0cdbc36e1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26062024-144618 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio.modelagem de suspensõesmultibody systemprotótipo virtualsistema multi-corpossuspension modellingvirtual prototypingO presente trabalho realizou estudos de estática e de cinemática das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio. Foi empregado o conceito de protótipo virtual com a técnica de modelagem através de sistemas multicorpos utilizando o programa ADAMS, desenvolvido pela Mechanical Dynamics Inc.. O conceito de protótipo virtual permite o desenvolvimento de um produto sem a necessidade de construção de um protótipo físico. O ADAMS utiliza a descrição da geometria da suspensão, os parâmetros inerciais das partes qua a compõem e de como essas partes estão interconectadas para gerar um modelo completo do sistema. Entre os tipos de análises que podem ser realizadas estão incluídos os estudos dos comportamentos da suspensão no movimento vertical e no esterçamento (no caso da suspensão dianteira). Essas análises geram resultados através de gráficos e/ou animações. Os resultados apresentados incluem: ângulo de cambagem; ângulo de convergência; ângulo de cáster; inclinação do pino mestre; raio de \"scrub\". A utilização do conceito de protótipo virtual torna mais fácil a modelagem e a análise desse tipo de mecanismo, possibilitando diminuir o tempo de desenvolvimento ou análise de um produtoThe present work carries out static and kinematical studies of both front and rear suspensions of a brazilian medium sized passenger car. The concept of virtual prototyping with the use of multibody system modelling t echniques is employed by ADA..l\\tlS, a package developed by Mechanical Dynamics Inc.. The concept of virtual prototyping allows vehicle development without the need of physical prototypes con- struction. ADAMS uses the description of t he geometric suspension, inertia parameters from its parts and how the parts are connected to generate a full model of the system. The type of analysis which can carry out include vertical and steering behaviour (in the case of a front suspension). These analysis are generated in graphical as well as and animation. These results are included among others: toe-in angle; camber and caster angle; kingpin inclination, scrub radius, and so forth. The use of the virtual prototyping concept, has made easier the modelling and analysis of this type of mechanism. This indicates the possibility of shortening product development times or altering product behaviour with a small effort.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta Neto, AlvaroPrado, Marcelo1998-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-26062024-144618/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T22:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-26062024-144618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T22:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio . |
title |
Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio |
spellingShingle |
Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio Prado, Marcelo modelagem de suspensões multibody system protótipo virtual sistema multi-corpos suspension modelling virtual prototyping |
title_short |
Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio |
title_full |
Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio |
title_fullStr |
Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio |
title_full_unstemmed |
Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio |
title_sort |
Estudo das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio |
author |
Prado, Marcelo |
author_facet |
Prado, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa Neto, Alvaro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelagem de suspensões multibody system protótipo virtual sistema multi-corpos suspension modelling virtual prototyping |
topic |
modelagem de suspensões multibody system protótipo virtual sistema multi-corpos suspension modelling virtual prototyping |
description |
O presente trabalho realizou estudos de estática e de cinemática das suspensões dianteira e traseira de um veículo brasileiro de passageiros de tamanho médio. Foi empregado o conceito de protótipo virtual com a técnica de modelagem através de sistemas multicorpos utilizando o programa ADAMS, desenvolvido pela Mechanical Dynamics Inc.. O conceito de protótipo virtual permite o desenvolvimento de um produto sem a necessidade de construção de um protótipo físico. O ADAMS utiliza a descrição da geometria da suspensão, os parâmetros inerciais das partes qua a compõem e de como essas partes estão interconectadas para gerar um modelo completo do sistema. Entre os tipos de análises que podem ser realizadas estão incluídos os estudos dos comportamentos da suspensão no movimento vertical e no esterçamento (no caso da suspensão dianteira). Essas análises geram resultados através de gráficos e/ou animações. Os resultados apresentados incluem: ângulo de cambagem; ângulo de convergência; ângulo de cáster; inclinação do pino mestre; raio de \"scrub\". A utilização do conceito de protótipo virtual torna mais fácil a modelagem e a análise desse tipo de mecanismo, possibilitando diminuir o tempo de desenvolvimento ou análise de um produto |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-26062024-144618/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-26062024-144618/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091099676901376 |