Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-06102022-143444/ |
Resumo: | Os mais de 20 anos como professor e todas as dificuldades enfrentadas para construir uma Escola Indígena Boe Diferenciada, que traga em seu currículo elementos importantes da nossa cultura, serviram de motivação para esta pesquisa. Este trabalho busca desenvolver uma metodologia de ensino e aprendizagem baseada em nossas histórias ditadas por nossos ancestrais. Inicialmente parti do mito da origem das flechas e araras para desenvolver e testar um plano pedagógico para a aplicação de mitos dessa natureza na Escola. Então proponho outro tipo de aula dentro do ciclo fúnebre, durante o rito de iniciação masculina, já que a maioria dos neófitos eram meus alunos. Concluo descrevendo uma aula com os meninos já iniciados na margem do rio, e o objeto dessas aulas eram dois mitos que são lembrados durante o rito de iniciação dos meninos. Como resultado desta pesquisa, apresento este trabalho, no qual vários autores foram fundamentais, destacando-se Aivone de Carvalho, Renate Vertler, Claude Levi-Strauss e Paulo Freire |
id |
USP_310f0858f605c12d65b85ce65dfa654e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06102022-143444 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciadaThe Boe Eno Bakaru: A pedagogical proposal for a diferentiated educationAldeia MeruriEducaçãoEducationEscola indígenaIndigenous schoolMeruri villageMitosMythsRiteRitoOs mais de 20 anos como professor e todas as dificuldades enfrentadas para construir uma Escola Indígena Boe Diferenciada, que traga em seu currículo elementos importantes da nossa cultura, serviram de motivação para esta pesquisa. Este trabalho busca desenvolver uma metodologia de ensino e aprendizagem baseada em nossas histórias ditadas por nossos ancestrais. Inicialmente parti do mito da origem das flechas e araras para desenvolver e testar um plano pedagógico para a aplicação de mitos dessa natureza na Escola. Então proponho outro tipo de aula dentro do ciclo fúnebre, durante o rito de iniciação masculina, já que a maioria dos neófitos eram meus alunos. Concluo descrevendo uma aula com os meninos já iniciados na margem do rio, e o objeto dessas aulas eram dois mitos que são lembrados durante o rito de iniciação dos meninos. Como resultado desta pesquisa, apresento este trabalho, no qual vários autores foram fundamentais, destacando-se Aivone de Carvalho, Renate Vertler, Claude Levi-Strauss e Paulo FreireMore than 20 years as a teacher and all the difficulties faced to build a Differentiated Boe Indigenous School, which brings in its curriculum important elements of our culture, served as motivation for this research. This work seeks to develop a teaching and learning methodology based on our stories dictated by our ancestors. I initially started from the myth of the origin of arrows and macaws to develop and test a pedagogical plan for the application of myths of this nature in the School. So I propose another type of class within the funeral cycle, during the male initiation rite, since most of the neophytes were my students. I conclude by describing a class with the boys already initiated on the riverbank, and the object of these classes were two myths that are remembered during the boys\' initiation rite. As a 8 result of this research, I present this work, in which several authors were fundamental, highlighting Aivone de Carvalho, Mircea Eliade, Renate Vertler, Claude Levi-Strauss and Paulo FreireBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrandão, Aivone CarvalhoEnogureu, Gerson Mario2022-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-06102022-143444/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-06T17:37:43Zoai:teses.usp.br:tde-06102022-143444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-06T17:37:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada The Boe Eno Bakaru: A pedagogical proposal for a diferentiated education |
title |
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada |
spellingShingle |
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada Enogureu, Gerson Mario Aldeia Meruri Educação Education Escola indígena Indigenous school Meruri village Mitos Myths Rite Rito |
title_short |
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada |
title_full |
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada |
title_fullStr |
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada |
title_full_unstemmed |
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada |
title_sort |
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada |
author |
Enogureu, Gerson Mario |
author_facet |
Enogureu, Gerson Mario |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Aivone Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Enogureu, Gerson Mario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aldeia Meruri Educação Education Escola indígena Indigenous school Meruri village Mitos Myths Rite Rito |
topic |
Aldeia Meruri Educação Education Escola indígena Indigenous school Meruri village Mitos Myths Rite Rito |
description |
Os mais de 20 anos como professor e todas as dificuldades enfrentadas para construir uma Escola Indígena Boe Diferenciada, que traga em seu currículo elementos importantes da nossa cultura, serviram de motivação para esta pesquisa. Este trabalho busca desenvolver uma metodologia de ensino e aprendizagem baseada em nossas histórias ditadas por nossos ancestrais. Inicialmente parti do mito da origem das flechas e araras para desenvolver e testar um plano pedagógico para a aplicação de mitos dessa natureza na Escola. Então proponho outro tipo de aula dentro do ciclo fúnebre, durante o rito de iniciação masculina, já que a maioria dos neófitos eram meus alunos. Concluo descrevendo uma aula com os meninos já iniciados na margem do rio, e o objeto dessas aulas eram dois mitos que são lembrados durante o rito de iniciação dos meninos. Como resultado desta pesquisa, apresento este trabalho, no qual vários autores foram fundamentais, destacando-se Aivone de Carvalho, Renate Vertler, Claude Levi-Strauss e Paulo Freire |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-06102022-143444/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-06102022-143444/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256728815534080 |