Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonidas Sandoval Junior
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.43.1990.tde-19062015-151034
Resumo: Neste trabalho, fazemos um estudo dos campos tensoriais antissimétricos em geral e, em particular, do campo tensorial antissimétrico de ordem dois. Utilizando o método de quantização BRST-BFV para teorias redutíveis no formalismo hamiltoniano, mostramos a equivalência quântica do campo tensorial antissimétrico de ordem dois não-massivo ao campo escalar em 4 dimensões e ao campo vetorial no gauge de Lorentz em 5 dimensões. Também é mostrada a equivalência entre as formulações de 1ª e 2ª ordem do campo tensorial antissimétrico de ordem dois. Por fim, é efetuada a quantização BRST-BFV de um modelo de partícula relativística com spin com duas supersimetrias acrescido de um termo Chern-Simons, mostrando que a amplitude de transição obtida equivale à amplitude de transição do \"rotacional\" de um campo tensorial antissimétrico de ordem qualquer. O caso massivo também é tratado brevemente.
id USP_3111ffc47ee8021b940abfdfe19cf50e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19062015-151034
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos Relativistic particles with spin and anti symmetric tensor fields 1990-09-24Victor de Oliveira RivellesAdilson Jose da SilvaAbraham Hirsz ZimermanLeonidas Sandoval JuniorUniversidade de São PauloFísicaUSPBR Anti symmetric tensor BRST quantization Partículas super simétricas Quantização BRST Super symmetric particles Tensor antissimétrico Neste trabalho, fazemos um estudo dos campos tensoriais antissimétricos em geral e, em particular, do campo tensorial antissimétrico de ordem dois. Utilizando o método de quantização BRST-BFV para teorias redutíveis no formalismo hamiltoniano, mostramos a equivalência quântica do campo tensorial antissimétrico de ordem dois não-massivo ao campo escalar em 4 dimensões e ao campo vetorial no gauge de Lorentz em 5 dimensões. Também é mostrada a equivalência entre as formulações de 1ª e 2ª ordem do campo tensorial antissimétrico de ordem dois. Por fim, é efetuada a quantização BRST-BFV de um modelo de partícula relativística com spin com duas supersimetrias acrescido de um termo Chern-Simons, mostrando que a amplitude de transição obtida equivale à amplitude de transição do \"rotacional\" de um campo tensorial antissimétrico de ordem qualquer. O caso massivo também é tratado brevemente. In this work, we make a study of anti symmetric tensor fields in general, and, in particular, of the anti symmetric tensor fields of order two. Using the BRST-BFV quantization method for reducible theories in the Hamiltonian formalism, we show the quantum equivalence of the massless anti symmetric tensor field of order two to the scalar field in 4 dimensions, and to the vector field in the Lorentz gauge in 5 dimensions. It is also shown the quantum equivalence between the 1st and 2nd order formulations for the anti symmetric tensor field of order two. Finally, it is made the BRST-BFV quantization of a model of relativistic spinning particle with two super symmetries with a Chern-Simons term, showing that the transition amplitude obtained is equivalent to the transition amplitude for the field strength of an anti symmetric tensor field of any order. The massive case is also treated in breaf. https://doi.org/10.11606/D.43.1990.tde-19062015-151034info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:24:40Zoai:teses.usp.br:tde-19062015-151034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:54:56.469111Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Relativistic particles with spin and anti symmetric tensor fields
title Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos
spellingShingle Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos
Leonidas Sandoval Junior
title_short Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos
title_full Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos
title_fullStr Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos
title_full_unstemmed Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos
title_sort Partículss relativístivas com spin e campos tensoriais antissimétricos
author Leonidas Sandoval Junior
author_facet Leonidas Sandoval Junior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Victor de Oliveira Rivelles
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adilson Jose da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Abraham Hirsz Zimerman
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonidas Sandoval Junior
contributor_str_mv Victor de Oliveira Rivelles
Adilson Jose da Silva
Abraham Hirsz Zimerman
description Neste trabalho, fazemos um estudo dos campos tensoriais antissimétricos em geral e, em particular, do campo tensorial antissimétrico de ordem dois. Utilizando o método de quantização BRST-BFV para teorias redutíveis no formalismo hamiltoniano, mostramos a equivalência quântica do campo tensorial antissimétrico de ordem dois não-massivo ao campo escalar em 4 dimensões e ao campo vetorial no gauge de Lorentz em 5 dimensões. Também é mostrada a equivalência entre as formulações de 1ª e 2ª ordem do campo tensorial antissimétrico de ordem dois. Por fim, é efetuada a quantização BRST-BFV de um modelo de partícula relativística com spin com duas supersimetrias acrescido de um termo Chern-Simons, mostrando que a amplitude de transição obtida equivale à amplitude de transição do \"rotacional\" de um campo tensorial antissimétrico de ordem qualquer. O caso massivo também é tratado brevemente.
publishDate 1990
dc.date.issued.fl_str_mv 1990-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.43.1990.tde-19062015-151034
url https://doi.org/10.11606/D.43.1990.tde-19062015-151034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502862492925952