Justiça restaurativa no contexto universitário: estudo de caso da Universidade Dalhousie-Canadá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carla Maria Zamith Boin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2140/tde-21082020-150945/
Resumo: Podemos considerar que a Justiça Restaurativa encontra-se na fase de maturidade e requer novas formas de pensar sobre seu processo identitário. É sabido que se fundamenta em um paradigma de justiça diferente do convencional e vem provocando debates calorosos com relação a sua definição e conceituação. Diante desse cenário, a presente tese objetiva desenvolver uma análise crítica do projeto-piloto de Justiça Restaurativa implantado na Universidade Dalhousie, considerando o processo restaurativo instaurado para tratar do caso de misoginia em rede social (Facebook) que ficou conhecido como o Dentistry Case, por oferecer elementos e características essenciais para o desenvolvimento de reflexões, investigações e críticas com relação às práticas restaurativas, enquanto via de realização dos direitos humanos na contemporaneidade. A análise será feita com base na verificação das diferentes raízes históricas que antecedem o movimento restaurativo e a diversidade de contextos de aplicação que vão além do sistema de justiça. Em consonância com referenciais teóricos e práticos da Justiça Restaurativa, sobretudo a partir dos entendimentos de temas sensíveis desenvolvidos por George Pavlich, como: paradoxos que envolvem as chamadas \"governamentalidades restaurativas\", impossibilidade de termos princípios gerais universais capazes de fundamentarem a Justiça Restaurativa, e, atenção às racionalidades e linguagens que permeiam os contextos de sua aplicação.
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