Desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira: avaliação do programa Edu-Car
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-07112019-114445/ |
Resumo: | No Brasil, a legislação prevê que a escola forneça subsídios tanto no que concerne à formação propedêutica, quanto no que diz respeito à prática da cidadania e orientação para o trabalho. Este estudo objetiva delinear e avaliar um programa psicoeducacional de promoção de competências socioemocionais e de carreira, em termos de eficácia e processo. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem quantitativa e qualitativa, com grupo de intervenção e de comparação sem intervenção, em um delineamento pré e pós-teste. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FFCLRP e os cuidados referentes à participação dos sujeitos foram tomados. Os 116 participantes são alunos do 1º ano do ensino médio regular, de duas escolas públicas do interior de São Paulo, dos quais 48,3% são rapazes e 51,7% moças, entre 14 e 17 anos (M = 15,09, DP = 0,7). A intervenção foi realizada por turma, em sala de aula, sob a responsabilidade da pesquisadora, mestre em Psicologia. Em uma das escolas, participou uma segunda turma como grupo comparativo e, na outra, participaram duas turmas nessa condição. No total, o grupo de intervenção foi constituído por 44 alunos (55% rapazes, idades: M = 15,16; DP = 0,7) e o grupo comparativo contou com 72 alunos (56% moças, idades: M = 15,04; DP = 0,7). No pré e pós-teste foram utilizadas as medidas Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment e o Questionário de Educação à Carreira aplicadas antes e depois da realização do programa. As análises dos dados foram realizadas em função dos subgrupos e amostra total. Foram efetuadas análises descritivas, para caracterização do perfil socioemocional e de carreira. Para a comparação intragrupos dos resultados, foi utilizado o Teste T para amostras emparelhadas e a análise multivariada ANCOVA. A magnitude do efeito da intervenção foi calculada para cada uma das dimensões das competências socioemocionais e de carreira pelo d Cohen, na amostra total. A comparação intergrupos foi realizada com a utilização do Teste T de Student para amostras independentes. A avaliação do processo da intervenção foi realizada por meio de análise do conteúdo transcrito das gravações de áudio das sessões de intervenção. Foram ainda, analisadas em termos de frequência e conteúdo, as respostas dos participantes à Ficha de Avaliação Final do Programa. Não foram verificados efeitos estatisticamente significativos da intervenção no que se refere as competências socioemocionais, no entanto, verificou-se que a intervenção teve efeitos significativos na exploração de carreira dos adolescentes, na medida em que estes apresentaram maior atitude de busca de ajuda e/ou informação de diferentes pessoas e fontes. A análise de conteúdo apontou reações positivas dos participantes à intervenção. A escola foi identificada como lugar de preparação para o trabalho, como pressupõe a Educação para a Carreira, e os temas abordados foram considerados importantes para a vida. Na amostra total, a maior parte dos alunos consideraram a qualidade das atividades desenvolvidas na intervenção como boas e a sua participação como regular. Discute-se limitações do programa bem como as implicações para o desenvolvimento de estudos futuros. |
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Desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira: avaliação do programa Edu-CarDevelopment of socioemotional and career skills: Evaluation of the Edu-Car programAvaliação da intervençãoCompetências socioemocionaisEducação para a carreiraEducation for the careerEnsino médioHigh schoolIntervention evaluationSocial and emotional competencesNo Brasil, a legislação prevê que a escola forneça subsídios tanto no que concerne à formação propedêutica, quanto no que diz respeito à prática da cidadania e orientação para o trabalho. Este estudo objetiva delinear e avaliar um programa psicoeducacional de promoção de competências socioemocionais e de carreira, em termos de eficácia e processo. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem quantitativa e qualitativa, com grupo de intervenção e de comparação sem intervenção, em um delineamento pré e pós-teste. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FFCLRP e os cuidados referentes à participação dos sujeitos foram tomados. Os 116 participantes são alunos do 1º ano do ensino médio regular, de duas escolas públicas do interior de São Paulo, dos quais 48,3% são rapazes e 51,7% moças, entre 14 e 17 anos (M = 15,09, DP = 0,7). A intervenção foi realizada por turma, em sala de aula, sob a responsabilidade da pesquisadora, mestre em Psicologia. Em uma das escolas, participou uma segunda turma como grupo comparativo e, na outra, participaram duas turmas nessa condição. No total, o grupo de intervenção foi constituído por 44 alunos (55% rapazes, idades: M = 15,16; DP = 0,7) e o grupo comparativo contou com 72 alunos (56% moças, idades: M = 15,04; DP = 0,7). No pré e pós-teste foram utilizadas as medidas Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment e o Questionário de Educação à Carreira aplicadas antes e depois da realização do programa. As análises dos dados foram realizadas em função dos subgrupos e amostra total. Foram efetuadas análises descritivas, para caracterização do perfil socioemocional e de carreira. Para a comparação intragrupos dos resultados, foi utilizado o Teste T para amostras emparelhadas e a análise multivariada ANCOVA. A magnitude do efeito da intervenção foi calculada para cada uma das dimensões das competências socioemocionais e de carreira pelo d Cohen, na amostra total. A comparação intergrupos foi realizada com a utilização do Teste T de Student para amostras independentes. A avaliação do processo da intervenção foi realizada por meio de análise do conteúdo transcrito das gravações de áudio das sessões de intervenção. Foram ainda, analisadas em termos de frequência e conteúdo, as respostas dos participantes à Ficha de Avaliação Final do Programa. Não foram verificados efeitos estatisticamente significativos da intervenção no que se refere as competências socioemocionais, no entanto, verificou-se que a intervenção teve efeitos significativos na exploração de carreira dos adolescentes, na medida em que estes apresentaram maior atitude de busca de ajuda e/ou informação de diferentes pessoas e fontes. A análise de conteúdo apontou reações positivas dos participantes à intervenção. A escola foi identificada como lugar de preparação para o trabalho, como pressupõe a Educação para a Carreira, e os temas abordados foram considerados importantes para a vida. Na amostra total, a maior parte dos alunos consideraram a qualidade das atividades desenvolvidas na intervenção como boas e a sua participação como regular. Discute-se limitações do programa bem como as implicações para o desenvolvimento de estudos futuros.In Brazil, the legislation predict that the school provides subsidies both in the field of preparatory training and in respect to the practice of citizenship and orientation to work. This study aims to delineate and evaluate a psychoeducational program to promote socio-emotional and career competencies in terms of effectiveness and process. It is an action research with quantitative and qualitative approach, with intervention group and comparison without intervention, in a pre and post-test design. The project was approved by the Research Ethics Committee of the FFCLRP and care regarding the subjects\' participation was taken. The 116 participants are students from the first year of high school, from two public schools in the inner city of São Paulo, of which 48.3% are boys and 51.7% girls, between 14 and 17 years old (M = 15.09, SD = 0.7). The intervention was carried out by class, in the classroom, under the responsibility of the researcher, master in Psychology. In one of the schools, a second group participated as a comparative group and, in another, two groups participated in this condition. The intervention group consisted of 44 students (55% boys, ages: M = 15.16, SD = 0.7) and the comparative group had 72 students (56% girls, ages: M = 15, 4, SD = 0.7). In the pre and post-test, the Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment and the Career Education Questionnaire were used before and after the program. Data analysis were performed according to the subgroups and total sample. Descriptive analyzes were performed to characterize the socioemotional and career profile. For the intragroup comparison of the results, was used the T-Test for paired samples and the ANCOVA multivariate analysis. The magnitude of the effect of intervention was calculated by each of the dimensions of socioemotional and career competences by d Cohen in the total sample. Intergroup comparison was performed using the Student\'s T-Test for independent samples. The evaluation of the intervention process was performed through analysis of the transcribed content from audio recordings of the intervention sessions. The participants\' responses to the Final Assessment Sheet of the Program were also analyzed in terms of frequency and content. There were no statistically significant effects of the intervention regarding socio-emotional competences, however, it was verified that the intervention had significant effects on the career exploration of adolescents, as they presented a greater attitude of seeking help and/or information from different people and sources. The content analysis pointed out positive reactions of the participants to the intervention. The school was identified as a place of preparation for work, as Career Education presupposes, and the topics discussed were considered important for life. In the total sample, most of the students considered the quality of the activities developed in the intervention as good and their participation as regular. We discuss limitations of the program as well as the implications for the development of future studies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Lucy Leal MeloLeal, Mara de Souza2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-07112019-114445/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-06T12:56:33Zoai:teses.usp.br:tde-07112019-114445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-11-06T12:56:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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