Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luana Pires
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-17052022-142232/
Resumo: A presente dissertação expõe resultados de pesquisa que teve por objetivo identificar desafios, dificuldades e motivações decorrentes da inserção da temática de gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo, que desenvolve um programa estruturado e de longa duração denominado Programa de Gênero e Sexualidade. O estudo de caso foi desenvolvido utilizando-se a técnica de observação participante, realizada na disciplina eletiva \"Desvendando o armário: o movimento LGBT+ brasileiro através de jogos\", oferecida pelo programa. Acompanhou-se um grupo de estudantes de Ensino Médio ao longo das aulas desta eletiva e, na sequência, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um professor e uma professora integrantes e responsáveis pelo programa \"Gênero e Sexualidade\", bem como uma roda de conversa com os/as estudantes. Ainda que os resultados da pesquisa estejam diretamente relacionados à escola-campo, foi possível perceber que a disciplina e a discussão de educação em sexualidade por ela abordada suscitaram o envolvimento de professores/a e jovens na eletiva. Apesar de essa discussão no interior da escola ainda ser um tabu e dividir opiniões entre famílias, alunos/as e professores/as, para os/as participantes da disciplina, esta oportunidade foi vista como um privilégio, entendendo-a com um espaço de resistência e de diálogo. Há também uma forte reflexão por parte dos/as docentes sobre a importância do trabalho pedagógico, que visa proporcionar diferentes vivências aos/às alunos/as e tornar a aprendizagem e o diálogo mais significativos. A heterogeneidade intrínseca à sala de aula aparece latente durante essas discussões, e equilibrar as diferentes vivências e níveis de conhecimentos nas aulas sobre o tema mostrou-se um desafio para os/as docentes do programa. Ressalta-se a importância do debate de gênero para a problematização das desigualdades e das violências direcionadas às mulheres e à população LGBT+, bem como para a valorização das diferenças na sala de aula e na escola, além de uma preocupação dos/as docentes entrevistados/as para que as discussões que ocorrem na sala de aula transcendam aquele espaço, gerando mudanças efetivas na sociedade. A persistência do programa e as ações sistemáticas proporcionadas por ele demonstram que o combate à violência de gênero deve ter lugar na escola.
id USP_31e1c11e815d4d0e6ec56785cbf18789
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17052022-142232
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivaçõesGender and sexuality in a public school in the city of São Paulo: between challenges, difficulties and motivationsEducação em sexualidadeEscolaGenderGêneroJuventudeSchoolSexualidadeSexualitySexuality EducationYouthA presente dissertação expõe resultados de pesquisa que teve por objetivo identificar desafios, dificuldades e motivações decorrentes da inserção da temática de gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo, que desenvolve um programa estruturado e de longa duração denominado Programa de Gênero e Sexualidade. O estudo de caso foi desenvolvido utilizando-se a técnica de observação participante, realizada na disciplina eletiva \"Desvendando o armário: o movimento LGBT+ brasileiro através de jogos\", oferecida pelo programa. Acompanhou-se um grupo de estudantes de Ensino Médio ao longo das aulas desta eletiva e, na sequência, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um professor e uma professora integrantes e responsáveis pelo programa \"Gênero e Sexualidade\", bem como uma roda de conversa com os/as estudantes. Ainda que os resultados da pesquisa estejam diretamente relacionados à escola-campo, foi possível perceber que a disciplina e a discussão de educação em sexualidade por ela abordada suscitaram o envolvimento de professores/a e jovens na eletiva. Apesar de essa discussão no interior da escola ainda ser um tabu e dividir opiniões entre famílias, alunos/as e professores/as, para os/as participantes da disciplina, esta oportunidade foi vista como um privilégio, entendendo-a com um espaço de resistência e de diálogo. Há também uma forte reflexão por parte dos/as docentes sobre a importância do trabalho pedagógico, que visa proporcionar diferentes vivências aos/às alunos/as e tornar a aprendizagem e o diálogo mais significativos. A heterogeneidade intrínseca à sala de aula aparece latente durante essas discussões, e equilibrar as diferentes vivências e níveis de conhecimentos nas aulas sobre o tema mostrou-se um desafio para os/as docentes do programa. Ressalta-se a importância do debate de gênero para a problematização das desigualdades e das violências direcionadas às mulheres e à população LGBT+, bem como para a valorização das diferenças na sala de aula e na escola, além de uma preocupação dos/as docentes entrevistados/as para que as discussões que ocorrem na sala de aula transcendam aquele espaço, gerando mudanças efetivas na sociedade. A persistência do programa e as ações sistemáticas proporcionadas por ele demonstram que o combate à violência de gênero deve ter lugar na escola.This dissertation presents research results that aimed to identify challenges, difficulties and motivations arising from the insertion of the theme of gender and sexuality in a public school in the city of São Paulo, which develops a structured and long-term program called \"Gender and Sexuality. The case study was developed using the participant observation technique, carried out in the elective course \"Unveiling the closet: the Brazilian LGBT+ movement through games\", offered by the program. A group of high school students was accompanied throughout the classes of this elective and, subsequently, semi-structured interviews were carried out with a teacher who were part of and responsible for the \"Gender and Sexuality\" program, as well as a conversation circle with the students. Although the research results are directly related to the school-field, it was possible to perceive that the discipline and the discussion of sexuality education addressed by it raised the involvement of teachers and young people in the elective. Although the discussion inside the school is still a taboo and divides opinions among families, students and teachers, for the participants of the discipline, this opportunity was seen as a privilege, understanding it as a space of resistance and of dialogue. There is also a strong reflection on the part of teachers about the importance of pedagogical work, which seeks to provide different experiences to students and make learning and dialogue more meaningful. The heterogeneity intrinsic to the classroom appears latent during these discussions and balancing the different experiences and levels of knowledge in the classes on the subject proved to be a challenge for the teachers of the program. The importance of the gender debate is highlighted for the problematization of inequalities and violence aimed at women and the LGBT+ population, as well as for valuing differences in the classroom and at school, in addition to a concern of the interviewed teachers the discussions that take place in the classroom transcend that space, generating effective changes in society. The persistence of the program and the systematic actions provided by it demonstrate that the fight against gender violence must take place at school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVianna, Claudia PereiraBarbosa, Luana Pires2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-17052022-142232/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-19T17:54:33Zoai:teses.usp.br:tde-17052022-142232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-19T17:54:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
Gender and sexuality in a public school in the city of São Paulo: between challenges, difficulties and motivations
title Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
spellingShingle Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
Barbosa, Luana Pires
Educação em sexualidade
Escola
Gender
Gênero
Juventude
School
Sexualidade
Sexuality
Sexuality Education
Youth
title_short Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
title_full Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
title_fullStr Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
title_full_unstemmed Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
title_sort Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
author Barbosa, Luana Pires
author_facet Barbosa, Luana Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vianna, Claudia Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Luana Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em sexualidade
Escola
Gender
Gênero
Juventude
School
Sexualidade
Sexuality
Sexuality Education
Youth
topic Educação em sexualidade
Escola
Gender
Gênero
Juventude
School
Sexualidade
Sexuality
Sexuality Education
Youth
description A presente dissertação expõe resultados de pesquisa que teve por objetivo identificar desafios, dificuldades e motivações decorrentes da inserção da temática de gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo, que desenvolve um programa estruturado e de longa duração denominado Programa de Gênero e Sexualidade. O estudo de caso foi desenvolvido utilizando-se a técnica de observação participante, realizada na disciplina eletiva \"Desvendando o armário: o movimento LGBT+ brasileiro através de jogos\", oferecida pelo programa. Acompanhou-se um grupo de estudantes de Ensino Médio ao longo das aulas desta eletiva e, na sequência, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um professor e uma professora integrantes e responsáveis pelo programa \"Gênero e Sexualidade\", bem como uma roda de conversa com os/as estudantes. Ainda que os resultados da pesquisa estejam diretamente relacionados à escola-campo, foi possível perceber que a disciplina e a discussão de educação em sexualidade por ela abordada suscitaram o envolvimento de professores/a e jovens na eletiva. Apesar de essa discussão no interior da escola ainda ser um tabu e dividir opiniões entre famílias, alunos/as e professores/as, para os/as participantes da disciplina, esta oportunidade foi vista como um privilégio, entendendo-a com um espaço de resistência e de diálogo. Há também uma forte reflexão por parte dos/as docentes sobre a importância do trabalho pedagógico, que visa proporcionar diferentes vivências aos/às alunos/as e tornar a aprendizagem e o diálogo mais significativos. A heterogeneidade intrínseca à sala de aula aparece latente durante essas discussões, e equilibrar as diferentes vivências e níveis de conhecimentos nas aulas sobre o tema mostrou-se um desafio para os/as docentes do programa. Ressalta-se a importância do debate de gênero para a problematização das desigualdades e das violências direcionadas às mulheres e à população LGBT+, bem como para a valorização das diferenças na sala de aula e na escola, além de uma preocupação dos/as docentes entrevistados/as para que as discussões que ocorrem na sala de aula transcendam aquele espaço, gerando mudanças efetivas na sociedade. A persistência do programa e as ações sistemáticas proporcionadas por ele demonstram que o combate à violência de gênero deve ter lugar na escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-17052022-142232/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-17052022-142232/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257038267088896