Apelos estéticos da criação publicitária: o concretismo como tendência criativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-04032021-144356/ |
Resumo: | Nesta dissertação, propomos um encontro entre poesia concreta e publicidade, demonstrando como os textos publicitários brasileiros sofreram influência do movimento Modernista, se apoiando em técnicas típicas da vanguarda poética para aproximar a publicidade da arte por meio de um viés artístico, estético, cultural e estilístico e criando uma identidade própria para o modo brasileiro de se fazer criação publicitária no Brasil. Usamos recursos gráficos, como poemas cartazes, poemas concretistas e peças publicitárias de diferentes campanhas e anunciantes para ilustrar nossos levantamentos. Esta pesquisa é resultado de um estudo que relaciona duas áreas: literatura e publicidade. |
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Apelos estéticos da criação publicitária: o concretismo como tendência criativaAesthetic appeals of advertising creation: concretism as a creative trendAdvertisingAdvertising writingConcrete poetryCriação poéticaLiteratura e comunicaçãoLiterature and communicationLlinguagem poéticaPoesia concretaPoetic creationPoetic languagePublicidadeRedação publicitáriaNesta dissertação, propomos um encontro entre poesia concreta e publicidade, demonstrando como os textos publicitários brasileiros sofreram influência do movimento Modernista, se apoiando em técnicas típicas da vanguarda poética para aproximar a publicidade da arte por meio de um viés artístico, estético, cultural e estilístico e criando uma identidade própria para o modo brasileiro de se fazer criação publicitária no Brasil. Usamos recursos gráficos, como poemas cartazes, poemas concretistas e peças publicitárias de diferentes campanhas e anunciantes para ilustrar nossos levantamentos. Esta pesquisa é resultado de um estudo que relaciona duas áreas: literatura e publicidade.In this dissertation, we propose an encounter between concrete poetry and advertising, demonstrating how brazilian advertising texts were influenced by the modernist movement, relying on techniques typical of the poetic avant-garde to bring advertising closer to art through an artistic, aesthetic, cultural and stylistic bias and creating its own identity for the Brazilian way of creating advertising in Brazil. We use graphic resources, such as poster poems, concretist poems and advertising pieces from different campaigns and advertisers to illustrate our surveys. This research is the result of a study that links two areas: literature and advertising.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Victor Aquino GomesAlves, Déborah Dias2020-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-04032021-144356/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-05T17:34:56Zoai:teses.usp.br:tde-04032021-144356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-05T17:34:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Nesta dissertação, propomos um encontro entre poesia concreta e publicidade, demonstrando como os textos publicitários brasileiros sofreram influência do movimento Modernista, se apoiando em técnicas típicas da vanguarda poética para aproximar a publicidade da arte por meio de um viés artístico, estético, cultural e estilístico e criando uma identidade própria para o modo brasileiro de se fazer criação publicitária no Brasil. Usamos recursos gráficos, como poemas cartazes, poemas concretistas e peças publicitárias de diferentes campanhas e anunciantes para ilustrar nossos levantamentos. Esta pesquisa é resultado de um estudo que relaciona duas áreas: literatura e publicidade. |
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