Da criação à preservação: um estudo das coleções da moda no ateliê do estilista Reinaldo Lourenço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Bernardo Baia dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-25052023-120420/
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo do acervo particular do estilista brasileiro Reinaldo Lourenço, coleções preservadas em sua fábrica, em São Paulo, ambiente aqui observado como lugar de criação, confecção, comercialização e também de preservação da moda contemporânea. A partir do estudo do processo de desenvolvimento de sua coleção com o tema Miami, lançada em 2019, buscou-se compreender a trajetória das peças nas atividades produtivas da empresa, desde seu ciclo inicial de inspiração, passando pela apresentação aos diferentes públicos para então receber um tratamento museológico, ressignificando estes artefatos em registro histórico e fonte de pesquisa que retroalimenta o processo criativo do estilista. Essa circularidade das peças preservadas em ateliês, diferentemente das coleções sob guarda dos museus, nos levou a refletir sobre os limites e possibilidades de se compreender este acervo de moda enquanto objeto museológico, contrapondo a preservação no ateliê às práticas tradicionais da cadeia operatória da museologia. Ao longo da pesquisa, identificamos as estratégias utilizadas para valorizar e projetar a marca do estilista, especificando uma ampla rede de agentes e instituições envolvidos no desenvolvimento de um produto de moda e diversos usos do patrimônio cultural, cada vez mais articulados aos interesses deste setor. As atividades desenvolvidas como museólogo no ateliê do estilista Reinaldo Lourenço, em 2019 e 2022, bem como as investigações realizadas junto ao Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB FAAP) em 2019, permitiram observar os processos e vivenciar as práticas no interior desses dois lugares de preservação da moda contemporânea, bem como acessar fontes documentais e estabelecer contato direto com os diversos profissionais envolvidos desde a produção das peças que se tornam objeto de interesse museológico. Recorremos também a conceitos que permitissem uma análise multidisciplinar do objeto de estudo, nos campos da História da Moda, Design, Arte, Turismo, Comunicação e Museologia.
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A partir do estudo do processo de desenvolvimento de sua coleção com o tema Miami, lançada em 2019, buscou-se compreender a trajetória das peças nas atividades produtivas da empresa, desde seu ciclo inicial de inspiração, passando pela apresentação aos diferentes públicos para então receber um tratamento museológico, ressignificando estes artefatos em registro histórico e fonte de pesquisa que retroalimenta o processo criativo do estilista. Essa circularidade das peças preservadas em ateliês, diferentemente das coleções sob guarda dos museus, nos levou a refletir sobre os limites e possibilidades de se compreender este acervo de moda enquanto objeto museológico, contrapondo a preservação no ateliê às práticas tradicionais da cadeia operatória da museologia. Ao longo da pesquisa, identificamos as estratégias utilizadas para valorizar e projetar a marca do estilista, especificando uma ampla rede de agentes e instituições envolvidos no desenvolvimento de um produto de moda e diversos usos do patrimônio cultural, cada vez mais articulados aos interesses deste setor. As atividades desenvolvidas como museólogo no ateliê do estilista Reinaldo Lourenço, em 2019 e 2022, bem como as investigações realizadas junto ao Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB FAAP) em 2019, permitiram observar os processos e vivenciar as práticas no interior desses dois lugares de preservação da moda contemporânea, bem como acessar fontes documentais e estabelecer contato direto com os diversos profissionais envolvidos desde a produção das peças que se tornam objeto de interesse museológico. Recorremos também a conceitos que permitissem uma análise multidisciplinar do objeto de estudo, nos campos da História da Moda, Design, Arte, Turismo, Comunicação e Museologia.This dissertation presents a study of the private collection of the brazilian fashion designer Reinaldo Lourenço, collections preserved in his factory, in São Paulo, an environment observed here as a place of creation, confection, commercialization and also of preservation of contemporary fashion. From the study of the development process of the collection with the theme Miami, launched in 2019, an attempt was made to understand the trajectory of the pieces in the company\'s productive activities, since the initial cycle of inspiration, passing through the presentation to different audiences to then receive a museological treatment, re-signifying these artifacts into a historical record and a source of research that feeds back into the fashion designer creative process. This circularity of the pieces preserved in ateliers, unlike the collections under the guard of museums, led us to reflect on the limits and possibilities of understanding this fashion collection as a museological object, opposing the preservation in the atelier to the traditional practices of the operative chain of museology. Throughout the research, we identified the strategies used to value and project the designer\'s brand, specifying a wide network of agents and institutions involved in the development of a fashion product and various uses of cultural heritage, increasingly articulated to the interests of this sector. The activities carried out as a museologist in the studio of fashion designer Reinaldo Lourenço, between 2019 and 2022, as well as the investigations carried out at the Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB FAAP) in 2019, allowed observing the processes and experiencing the practices in the countryside of these two places of preservation of contemporary fashion, as well as accessing documentary sources and establishing direct contact with the various professionals involved since the production of pieces that become objects of museological interest. We also resorted to concepts that would allow a multidisciplinary analysis of the object of study, in the fields of Fashion History, Design, Art, Tourism, Communication and Museology.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGagliardi, Clarissa Maria RosaConceição, Bernardo Baia dos Santos2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-25052023-120420/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-30T20:41:44Zoai:teses.usp.br:tde-25052023-120420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-30T20:41:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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