Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Annunciato, Angela
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-144431/
Resumo: Por meio da análise de dez relatos, este trabalho procura entender os motivos pelos quais pequenos proprietários de terras e moradores de zonas rurais, no interior ou no entorno de Unidades de Conservação (UCs), apresentam dificuldade em conviver com a legislação ambiental. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Aiuruoca (MG), onde existem duas UCs: a APA (Área de Proteção Ambiental) Serra da Mantiqueira e o Parque Estadual Serra do Papagaio. A realização da pesquisa justifica-se por motivos que vão além de oferecer às populações rurais condições de permanência em seus locais de origem, levantando questões a respeito do tema preservação ambiental, que interessa a toda a sociedade. As opções teóricas e metodológicas utilizadas para captação e análise dos relatos centram-se na história oral e em conceitos como memória, identidade, experiência e estereótipos. O entendimento da problemática analisada pretende ser uma contribuição para a elaboração de linguagens alternativas em educação ambiental de adultos residentes em zonas rurais brasileiras. As conclusões apontam para a utilização de formas narrativas na elaboração dessas possíveis alternativas como uma maneira de amenizar a resistência dessas populações ao que não faz parte das formas tradicionais de produção agropecuária e manejo de suas propriedades.
id USP_323c424e35c84f3ab9fc9905c446f7d0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15092009-144431
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oralExperience and resistance: a contribution for the search of alternatives in environment education of living adults in agricultural zones through verbal historyestereótiposexperienceexperiênciahistória oralidentidadeidentitymemóriamemorynarrativasnarrativesoral historystereotypesPor meio da análise de dez relatos, este trabalho procura entender os motivos pelos quais pequenos proprietários de terras e moradores de zonas rurais, no interior ou no entorno de Unidades de Conservação (UCs), apresentam dificuldade em conviver com a legislação ambiental. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Aiuruoca (MG), onde existem duas UCs: a APA (Área de Proteção Ambiental) Serra da Mantiqueira e o Parque Estadual Serra do Papagaio. A realização da pesquisa justifica-se por motivos que vão além de oferecer às populações rurais condições de permanência em seus locais de origem, levantando questões a respeito do tema preservação ambiental, que interessa a toda a sociedade. As opções teóricas e metodológicas utilizadas para captação e análise dos relatos centram-se na história oral e em conceitos como memória, identidade, experiência e estereótipos. O entendimento da problemática analisada pretende ser uma contribuição para a elaboração de linguagens alternativas em educação ambiental de adultos residentes em zonas rurais brasileiras. As conclusões apontam para a utilização de formas narrativas na elaboração dessas possíveis alternativas como uma maneira de amenizar a resistência dessas populações ao que não faz parte das formas tradicionais de produção agropecuária e manejo de suas propriedades.Through the analysis of 10 stories, this work looks for to understand why small land proprietors located in agricultural zones, countryside regions or around of UCs (Units of Conservation), present difficulty in coexisting the environment legislation. The field research was in the city of Aiuruoca, Minas Gerais, where there are two UCs: the APA (Area of Ambient Protection) Serra da Mantiqueira and the Parque Estadual Serra do Papagaio. The accomplishment of the research was for reasons that go beyond offering to the agricultural populations conditions of permanence in its places of origin, raising questions regarding the subject environment preservation, that it interests all society. The theoretical and methodology options used for captation and analysis of the stories are centered in verbal history and concepts as memory, identity, experience and stereotypes. The analyzed agreement of the problematic intends to be a contribution for the elaboration of alternative languages in environment education of resident adults in Brazilian agricultural zones. The conclusions point with respect to the use of forms narratives in the elaboration of these possible alternatives, as a way to minimize the resistance of these populations what it is not part of the traditional forms of farming production and handling of its properties.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVieira, AliceAnnunciato, Angela2009-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-144431/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-15092009-144431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oral
Experience and resistance: a contribution for the search of alternatives in environment education of living adults in agricultural zones through verbal history
title Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oral
spellingShingle Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oral
Annunciato, Angela
estereótipos
experience
experiência
história oral
identidade
identity
memória
memory
narrativas
narratives
oral history
stereotypes
title_short Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oral
title_full Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oral
title_fullStr Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oral
title_full_unstemmed Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oral
title_sort Experiência e resistência: uma contribuição para a busca de alternativas em educação ambiental de adultos moradores de zonas rurais por meio da história oral
author Annunciato, Angela
author_facet Annunciato, Angela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Alice
dc.contributor.author.fl_str_mv Annunciato, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv estereótipos
experience
experiência
história oral
identidade
identity
memória
memory
narrativas
narratives
oral history
stereotypes
topic estereótipos
experience
experiência
história oral
identidade
identity
memória
memory
narrativas
narratives
oral history
stereotypes
description Por meio da análise de dez relatos, este trabalho procura entender os motivos pelos quais pequenos proprietários de terras e moradores de zonas rurais, no interior ou no entorno de Unidades de Conservação (UCs), apresentam dificuldade em conviver com a legislação ambiental. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Aiuruoca (MG), onde existem duas UCs: a APA (Área de Proteção Ambiental) Serra da Mantiqueira e o Parque Estadual Serra do Papagaio. A realização da pesquisa justifica-se por motivos que vão além de oferecer às populações rurais condições de permanência em seus locais de origem, levantando questões a respeito do tema preservação ambiental, que interessa a toda a sociedade. As opções teóricas e metodológicas utilizadas para captação e análise dos relatos centram-se na história oral e em conceitos como memória, identidade, experiência e estereótipos. O entendimento da problemática analisada pretende ser uma contribuição para a elaboração de linguagens alternativas em educação ambiental de adultos residentes em zonas rurais brasileiras. As conclusões apontam para a utilização de formas narrativas na elaboração dessas possíveis alternativas como uma maneira de amenizar a resistência dessas populações ao que não faz parte das formas tradicionais de produção agropecuária e manejo de suas propriedades.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-144431/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-144431/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257029862752256