A formação do profissional além dos muros da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Margarete de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10112014-142304/
Resumo: Nos últimos anos, as universidades corporativas têm emergido no complexo sistema de ensino do nosso país, como uma alternativa à falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Algumas iniciativas não utilizam a denominação \"universidade corporativa\", uma vez que não existe nenhuma forma de reconhecimento oficial. O uso do termo \"universidade\" é, além de uma metáfora dos objetivos que se pretende alcançar, uma estratégia de marketing que, por vezes, pode causar certa polêmica nos meios acadêmicos. Mas, na prática, o que se vê nas universidades corporativas é uma aproximação entre empresa e academia, uma vez que as parcerias com universidades e instituições de ensino de renome acrescentam qualidade e credibilidade ao trabalho proposto. O que parece ser mais importante neste cenário é a procura por alternativas que revertam um quadro de profissionais mal qualificados, o que diminui a produtividade e inibe a inovação, fatores que afetam diretamente o desenvolvimento de todo o país. Este trabalho traz um levantamento do cenário da educação brasileira e a emergência das universidades corporativas. Propõe-se, portanto, essa aproximação entre escola, empresa e academia para um único objetivo: cidadãos formados e informados, com capacidade crítica e criativa.
id USP_32c086b0d56829fc13365793d75a50f1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10112014-142304
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A formação do profissional além dos muros da escolaProfessional education beyond school wallsapagão de mão de obracorporate universityeducaçãoeducationlack of qualified manpowerprofessional educationqualificação profissionaluniversidade corporativaNos últimos anos, as universidades corporativas têm emergido no complexo sistema de ensino do nosso país, como uma alternativa à falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Algumas iniciativas não utilizam a denominação \"universidade corporativa\", uma vez que não existe nenhuma forma de reconhecimento oficial. O uso do termo \"universidade\" é, além de uma metáfora dos objetivos que se pretende alcançar, uma estratégia de marketing que, por vezes, pode causar certa polêmica nos meios acadêmicos. Mas, na prática, o que se vê nas universidades corporativas é uma aproximação entre empresa e academia, uma vez que as parcerias com universidades e instituições de ensino de renome acrescentam qualidade e credibilidade ao trabalho proposto. O que parece ser mais importante neste cenário é a procura por alternativas que revertam um quadro de profissionais mal qualificados, o que diminui a produtividade e inibe a inovação, fatores que afetam diretamente o desenvolvimento de todo o país. Este trabalho traz um levantamento do cenário da educação brasileira e a emergência das universidades corporativas. Propõe-se, portanto, essa aproximação entre escola, empresa e academia para um único objetivo: cidadãos formados e informados, com capacidade crítica e criativa.In recent years, corporate universities have emerged in the complex Brazilian educational system as an alternative to the lack of qualified manpower in the labor market. Some initiatives do not make use of the \"corporate university\" title, as there is no officially recognized nomenclature. The use of the term \"university\" is, besides a metaphor for the goals to be reached, a marketing strategy which, at times, may bring about some sort of debate in academic environments. But, in practice, what is seen in corporate universities is convergence between company and academy, as partnerships with universities and well-known educational institutions add quality and credibility to the proposed work. What seems most important in this scenario is the search for alternatives to reverse the current state of underqualified professionals, which decreases productivity and inhibits innovation, factors that directly impact the development of the whole country. This work raises data on the educational scenario in Brazil and the emergence of corporate universities. It is proposed, therefore, the intersection of schools, companies, and academy towards a single goal: educated and informed citizens who are critically and creatively skilled.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCury, LucileneMoraes, Margarete de2014-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10112014-142304/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-10112014-142304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do profissional além dos muros da escola
Professional education beyond school walls
title A formação do profissional além dos muros da escola
spellingShingle A formação do profissional além dos muros da escola
Moraes, Margarete de
apagão de mão de obra
corporate university
educação
education
lack of qualified manpower
professional education
qualificação profissional
universidade corporativa
title_short A formação do profissional além dos muros da escola
title_full A formação do profissional além dos muros da escola
title_fullStr A formação do profissional além dos muros da escola
title_full_unstemmed A formação do profissional além dos muros da escola
title_sort A formação do profissional além dos muros da escola
author Moraes, Margarete de
author_facet Moraes, Margarete de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cury, Lucilene
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Margarete de
dc.subject.por.fl_str_mv apagão de mão de obra
corporate university
educação
education
lack of qualified manpower
professional education
qualificação profissional
universidade corporativa
topic apagão de mão de obra
corporate university
educação
education
lack of qualified manpower
professional education
qualificação profissional
universidade corporativa
description Nos últimos anos, as universidades corporativas têm emergido no complexo sistema de ensino do nosso país, como uma alternativa à falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Algumas iniciativas não utilizam a denominação \"universidade corporativa\", uma vez que não existe nenhuma forma de reconhecimento oficial. O uso do termo \"universidade\" é, além de uma metáfora dos objetivos que se pretende alcançar, uma estratégia de marketing que, por vezes, pode causar certa polêmica nos meios acadêmicos. Mas, na prática, o que se vê nas universidades corporativas é uma aproximação entre empresa e academia, uma vez que as parcerias com universidades e instituições de ensino de renome acrescentam qualidade e credibilidade ao trabalho proposto. O que parece ser mais importante neste cenário é a procura por alternativas que revertam um quadro de profissionais mal qualificados, o que diminui a produtividade e inibe a inovação, fatores que afetam diretamente o desenvolvimento de todo o país. Este trabalho traz um levantamento do cenário da educação brasileira e a emergência das universidades corporativas. Propõe-se, portanto, essa aproximação entre escola, empresa e academia para um único objetivo: cidadãos formados e informados, com capacidade crítica e criativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10112014-142304/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10112014-142304/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256926085185536