Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUIRINO, T. R.
Data de Publicação: 1977
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/95104
Resumo: Os estudos de recursos humanos têm se deparado com dificuldades especiais para encontrar meios efetivos à classificação das pessoas envolvidas nos processos de produção e distribuição dos bens econômicos. A multiplicidade de diferentes situações de trabalho faz com que cada caso particular apresente características únicas que potencialmente seriam interessantes para o estudo dos recursos humanos . Contudo, embora se possa aprender muito com o estudo de casos, é necessário atingir generalizações mais globais, onde as características específicas devem ser desprezadas em proveito de outras, de modo que a diversidade seja reduzida a uma estrutura compreensiva e compreensível. Portanto, é necessário que se determine um arcabouço de distinções a ser adotado como relevante e ordenador . Este artigo examina a utilidade da classificação ocupacional conhecida como " nível de qualificação e, usando análise qualitativa de dados provenientes de entrevistas, determina seu conteúdo empírico. Deste modo, identifica quatro variáveis não educacionais que se distinguem entre seus diversos níveis.
id EMBR_8a5a411a45a0ea69d87135af94b243ce
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/95104
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.QualificacaoManpowerQualificationMão-de-ObraOs estudos de recursos humanos têm se deparado com dificuldades especiais para encontrar meios efetivos à classificação das pessoas envolvidas nos processos de produção e distribuição dos bens econômicos. A multiplicidade de diferentes situações de trabalho faz com que cada caso particular apresente características únicas que potencialmente seriam interessantes para o estudo dos recursos humanos . Contudo, embora se possa aprender muito com o estudo de casos, é necessário atingir generalizações mais globais, onde as características específicas devem ser desprezadas em proveito de outras, de modo que a diversidade seja reduzida a uma estrutura compreensiva e compreensível. Portanto, é necessário que se determine um arcabouço de distinções a ser adotado como relevante e ordenador . Este artigo examina a utilidade da classificação ocupacional conhecida como " nível de qualificação e, usando análise qualitativa de dados provenientes de entrevistas, determina seu conteúdo empírico. Deste modo, identifica quatro variáveis não educacionais que se distinguem entre seus diversos níveis.EMBRAPA-DRH.QUIRINO, T. R.2018-04-10T00:33:55Z2018-04-10T00:33:55Z1993-07-0619772018-04-10T00:33:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFundação João Pinheiro, Belo Horizonte, v.7, n. 8, p. 8-13, ago. 1977.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/95104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-04-10T00:34:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/95104Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-04-10T00:34:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.
title Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.
spellingShingle Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.
QUIRINO, T. R.
Qualificacao
Manpower
Qualification
Mão-de-Obra
title_short Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.
title_full Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.
title_fullStr Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.
title_full_unstemmed Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.
title_sort Os níveis de qualificação da mão-de-obra: teoria e prática.
author QUIRINO, T. R.
author_facet QUIRINO, T. R.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-DRH.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUIRINO, T. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Qualificacao
Manpower
Qualification
Mão-de-Obra
topic Qualificacao
Manpower
Qualification
Mão-de-Obra
description Os estudos de recursos humanos têm se deparado com dificuldades especiais para encontrar meios efetivos à classificação das pessoas envolvidas nos processos de produção e distribuição dos bens econômicos. A multiplicidade de diferentes situações de trabalho faz com que cada caso particular apresente características únicas que potencialmente seriam interessantes para o estudo dos recursos humanos . Contudo, embora se possa aprender muito com o estudo de casos, é necessário atingir generalizações mais globais, onde as características específicas devem ser desprezadas em proveito de outras, de modo que a diversidade seja reduzida a uma estrutura compreensiva e compreensível. Portanto, é necessário que se determine um arcabouço de distinções a ser adotado como relevante e ordenador . Este artigo examina a utilidade da classificação ocupacional conhecida como " nível de qualificação e, usando análise qualitativa de dados provenientes de entrevistas, determina seu conteúdo empírico. Deste modo, identifica quatro variáveis não educacionais que se distinguem entre seus diversos níveis.
publishDate 1977
dc.date.none.fl_str_mv 1977
1993-07-06
2018-04-10T00:33:55Z
2018-04-10T00:33:55Z
2018-04-10T00:33:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, v.7, n. 8, p. 8-13, ago. 1977.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/95104
identifier_str_mv Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, v.7, n. 8, p. 8-13, ago. 1977.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/95104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695507854655488