O alinhamento estratégico entre a área de TI e a área de Shopper Marketing de empresas de bens de consumo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pignanelli, Felipe Canella Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-12092019-144743/
Resumo: O mercado consumidor enseja acirrada competição entre as empresas de bens de consumo nos dias atuais. O grande número de fabricantes inserido no mercado, somado ao grande número de marcas, categorias e subcategorias de produtos faz com que cresça a necessidade da área de Trade Marketing em desenvolver estratégias cada vez mais focadas e específicas para cada canal de distribuição (lojas/varejo). Dessa forma, surge a área de Shopper Marketing com o intuito de proporcionar entendimento do comprador (shopper) de cada canal, compreendendo e desenvolvendo estratégias, por intermédio das pesquisas de shopper, associadas à experiência de compra. Nesse sentido, são considerados os aspectos emocionais relacionados ao momento da compra, e à Jornada de Compra (Path to Purchase) desse shopper. A criação de Conhecimento Organizacional e as inovações provenientes da Tecnologia da Informação são posicionadas como pilares importantes para a difusão do conhecimento desenvolvido na área de Shopper Marketing para toda a organização, potencializado pelo devido alinhamento estratégico entre as áreas e a alta gestão das empresas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as áreas de Shopper Marketing das organizações estão alinhadas estrategicamente com a área de TI e alta gestão do negócio para a criação de conhecimento organizacional estratégico.
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