Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitelli, Mariusa Momenti
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-18112008-143740/
Resumo: O objeto de estudo desse trabalho é a identificação de metodologias relacionadas aos testes de preços para a determinação de mercado relevante. A aplicação empírica foi feita ao mercado de compra de bovinos no Brasil, especificamente de boi gordo e vaca gorda. Utilizou-se o método simultâneo apresentado por Haldrup, Mollgaard e Nielsen (2005), bem como o método seqüencial para a identificação das relações de co-integração. No método simultâneo delineia-se conjuntamente o mercado de produto e geográfico, enquanto que no método seqüencial define-se primeiro o mercado de produto e somente depois o mercado geográfico. A partir dos resultados obtidos, constatou-se, que boi gordo e vaca gorda não estavam, simultaneamente, no mesmo mercado de produto e geográfico, para as praças analisadas. Tratando-se do método seqüencial, quanto ao mercado na sua dimensão produto, verificou-se que boi gordo e vaca gorda não estão no mesmo mercado, com exceção da praça de Coxim. Em relação ao mercado relevante geográfico, que foi testado a integração entre as praças num raio de 300 km, pôde-se concluir pela integração entre as praças do Estado de São Paulo bem como a integração entre as praças do Estado de Goiás, salientando que os resultados encontrados para as praças do Estado de São Paulo mostram que algumas praças não são integradas. Houve também integrações entre praças de Estados diferentes. Observou-se a convergência de resultados da metodologia aplicada com estudo qualitativo citado no Relatório do Processo Administrativo referente ao Auto nº. 08012.002493/2005-16, o que indica a validade do método empregado.
id USP_330e6a51a8de329159a256126f530ca6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18112008-143740
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinosPrice analysis to determine geographic relevant market and product: empirical application on the Brazilian cattle marketBovinoscattlecgricutural MarketMercado agrícolasPreço - testes.price - tests.O objeto de estudo desse trabalho é a identificação de metodologias relacionadas aos testes de preços para a determinação de mercado relevante. A aplicação empírica foi feita ao mercado de compra de bovinos no Brasil, especificamente de boi gordo e vaca gorda. Utilizou-se o método simultâneo apresentado por Haldrup, Mollgaard e Nielsen (2005), bem como o método seqüencial para a identificação das relações de co-integração. No método simultâneo delineia-se conjuntamente o mercado de produto e geográfico, enquanto que no método seqüencial define-se primeiro o mercado de produto e somente depois o mercado geográfico. A partir dos resultados obtidos, constatou-se, que boi gordo e vaca gorda não estavam, simultaneamente, no mesmo mercado de produto e geográfico, para as praças analisadas. Tratando-se do método seqüencial, quanto ao mercado na sua dimensão produto, verificou-se que boi gordo e vaca gorda não estão no mesmo mercado, com exceção da praça de Coxim. Em relação ao mercado relevante geográfico, que foi testado a integração entre as praças num raio de 300 km, pôde-se concluir pela integração entre as praças do Estado de São Paulo bem como a integração entre as praças do Estado de Goiás, salientando que os resultados encontrados para as praças do Estado de São Paulo mostram que algumas praças não são integradas. Houve também integrações entre praças de Estados diferentes. Observou-se a convergência de resultados da metodologia aplicada com estudo qualitativo citado no Relatório do Processo Administrativo referente ao Auto nº. 08012.002493/2005-16, o que indica a validade do método empregado.The aim of this study is to identify price-related methodologies to determine relevant market. Empirical application was carried out on the Brazilian fed cattle, especially on fed calf and steer. The simultaneous method presented by Haldrup, Mollgaard and Nielsen (2005) was utilized, as well as the sequential method to identify co-integration relations. Geographic and product markets are concomitantly delineated in the simultaneous method, whereas the market product is delineated first and, then, the geographical market is delineated in the sequential method. Results show that the fed calf and steer are not in the same market, except in the Coxim region. Regarding the relevant geographic market, in which region integration was tested in a range of 300 km, integration among regions in São Paulo state as well as in Goiás state was verified. Results highlight that some regions in São Paulo state are not integrated. There was also integration among regions in other states. It was observed convergence of results of the applied methodology with those reported in the qualitative study cited in the Administrative Process Report nº. 08012.002493/2005-16, which validates the method used.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Márcia Azanha Ferraz Dias dePitelli, Mariusa Momenti2008-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-18112008-143740/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-18112008-143740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinos
Price analysis to determine geographic relevant market and product: empirical application on the Brazilian cattle market
title Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinos
spellingShingle Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinos
Pitelli, Mariusa Momenti
Bovinos
cattle
cgricutural Market
Mercado agrícolas
Preço - testes.
price - tests.
title_short Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinos
title_full Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinos
title_fullStr Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinos
title_full_unstemmed Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinos
title_sort Testes de preços para a determinação do mercado relevante geográfico e de produto: uma aplicação empírica ao mercado brasileiro de compra de bovinos
author Pitelli, Mariusa Momenti
author_facet Pitelli, Mariusa Momenti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Márcia Azanha Ferraz Dias de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitelli, Mariusa Momenti
dc.subject.por.fl_str_mv Bovinos
cattle
cgricutural Market
Mercado agrícolas
Preço - testes.
price - tests.
topic Bovinos
cattle
cgricutural Market
Mercado agrícolas
Preço - testes.
price - tests.
description O objeto de estudo desse trabalho é a identificação de metodologias relacionadas aos testes de preços para a determinação de mercado relevante. A aplicação empírica foi feita ao mercado de compra de bovinos no Brasil, especificamente de boi gordo e vaca gorda. Utilizou-se o método simultâneo apresentado por Haldrup, Mollgaard e Nielsen (2005), bem como o método seqüencial para a identificação das relações de co-integração. No método simultâneo delineia-se conjuntamente o mercado de produto e geográfico, enquanto que no método seqüencial define-se primeiro o mercado de produto e somente depois o mercado geográfico. A partir dos resultados obtidos, constatou-se, que boi gordo e vaca gorda não estavam, simultaneamente, no mesmo mercado de produto e geográfico, para as praças analisadas. Tratando-se do método seqüencial, quanto ao mercado na sua dimensão produto, verificou-se que boi gordo e vaca gorda não estão no mesmo mercado, com exceção da praça de Coxim. Em relação ao mercado relevante geográfico, que foi testado a integração entre as praças num raio de 300 km, pôde-se concluir pela integração entre as praças do Estado de São Paulo bem como a integração entre as praças do Estado de Goiás, salientando que os resultados encontrados para as praças do Estado de São Paulo mostram que algumas praças não são integradas. Houve também integrações entre praças de Estados diferentes. Observou-se a convergência de resultados da metodologia aplicada com estudo qualitativo citado no Relatório do Processo Administrativo referente ao Auto nº. 08012.002493/2005-16, o que indica a validade do método empregado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-18112008-143740/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-18112008-143740/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090843178434560