A concepção de enfermeiros sobre deficiência e o cuidado integral do escolar com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-09082023-155606/ |
Resumo: | Viabilizar o cuidado integral do público infantil com deficiência requer atuar na qualificação de profissionais de saúde, como a enfermeira, e promover meios para facilitar a articulação entre os serviços de reabilitação, a atenção básica e a escola. Com relação a esta formação, evidenciamos as concepções de deficiência como fenômeno que impacta atitudes sociais favorecendo ou impedindo a participação plena de pessoas com deficiência na sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a concepção de deficiência de enfermeiras que atuam com crianças e adolescentes com deficiência em fase escolar e o cuidado realizado por elas. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na abordagem histórico-cultural. Para a produção dos dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas que foram audiogravadas e transcritas de forma literal. A análise temática indutiva foi utilizada para o processo de análise dos dados. Ao todo, 15 enfermeiras de quatro diferentes municípios aceitaram participar da investigação. Seis enfermeiras atuavam na atenção básica; outras cinco, na atenção secundária, em serviços especializados; quatro, na atenção terciária. A partir da análise, três unidades temáticas foram produzidas, a saber: \"1) Contradições das concepções de deficiência e a materialidade no cuidado de enfermagem\", \"2) Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD): (des)cobrindo barreiras\" e \"3) O papel da formação de enfermagem para a constituição do ser enfermeira que cuida de crianças com deficiência: reflexões sobre a promoção da saúde como tema transversal\". O conceito de deficiência das enfermeiras foi percebido como predominantemente alinhado ao modelo médico da deficiência; no entanto, a prática de cuidados com a população infanto-juvenil com deficiência provoca tensionamentos dialéticos que ressignificam a deficiência, a pessoa com deficiência e o próprio cuidado de enfermagem. As significações de deficiência foram identificadas como elemento mediador do cuidado de enfermagem com a população com deficiência e, por isso, estiveram presentes em todas as unidades temáticas. A lógica que pensa o cuidado em saúde do público infanto-juvenil com deficiência como exclusivamente dos serviços especializados, a assistência em saúde fragmentada e médico-centrada foram aspectos levantados como barreiras que impedem o ideal funcionamento da RCPCD. A enfermeira sente-se despreparada para lidar com crianças e adolescentes com deficiência e significa o cuidado junto a eles como \"aprendido na prática\", o que pode dificultar o alargamento das possibilidades de intervenção que a enfermeira pode empregar. Por fim, os conceitos que envolvem o processo saúde e doença foram identificados nesta investigação como fio condutor das significações de deficiência e das ações direcionadas às crianças e aos adolescentes relatadas nos discursos das enfermeiras. Portanto, a enfermeira beneficiar-se-ia de uma formação inicial ou permanente que possibilitasse a significação da saúde sob a perspectiva da promoção da saúde e dos determinantes sociais da saúde. |
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A concepção de enfermeiros sobre deficiência e o cuidado integral do escolar com deficiênciaNurses conception about disability and the comprehensive care for students with disabilitiesConcepção de deficiênciaConception of disabilityCrianças com deficiênciaCuidado de enfermagemDisabled childrenHistorical-cultural psychologyNursing carePsicologia histórico-culturalSaúde do escolarSchool healthViabilizar o cuidado integral do público infantil com deficiência requer atuar na qualificação de profissionais de saúde, como a enfermeira, e promover meios para facilitar a articulação entre os serviços de reabilitação, a atenção básica e a escola. Com relação a esta formação, evidenciamos as concepções de deficiência como fenômeno que impacta atitudes sociais favorecendo ou impedindo a participação plena de pessoas com deficiência na sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a concepção de deficiência de enfermeiras que atuam com crianças e adolescentes com deficiência em fase escolar e o cuidado realizado por elas. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na abordagem histórico-cultural. Para a produção dos dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas que foram audiogravadas e transcritas de forma literal. A análise temática indutiva foi utilizada para o processo de análise dos dados. Ao todo, 15 enfermeiras de quatro diferentes municípios aceitaram participar da investigação. Seis enfermeiras atuavam na atenção básica; outras cinco, na atenção secundária, em serviços especializados; quatro, na atenção terciária. A partir da análise, três unidades temáticas foram produzidas, a saber: \"1) Contradições das concepções de deficiência e a materialidade no cuidado de enfermagem\", \"2) Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD): (des)cobrindo barreiras\" e \"3) O papel da formação de enfermagem para a constituição do ser enfermeira que cuida de crianças com deficiência: reflexões sobre a promoção da saúde como tema transversal\". O conceito de deficiência das enfermeiras foi percebido como predominantemente alinhado ao modelo médico da deficiência; no entanto, a prática de cuidados com a população infanto-juvenil com deficiência provoca tensionamentos dialéticos que ressignificam a deficiência, a pessoa com deficiência e o próprio cuidado de enfermagem. As significações de deficiência foram identificadas como elemento mediador do cuidado de enfermagem com a população com deficiência e, por isso, estiveram presentes em todas as unidades temáticas. A lógica que pensa o cuidado em saúde do público infanto-juvenil com deficiência como exclusivamente dos serviços especializados, a assistência em saúde fragmentada e médico-centrada foram aspectos levantados como barreiras que impedem o ideal funcionamento da RCPCD. A enfermeira sente-se despreparada para lidar com crianças e adolescentes com deficiência e significa o cuidado junto a eles como \"aprendido na prática\", o que pode dificultar o alargamento das possibilidades de intervenção que a enfermeira pode empregar. Por fim, os conceitos que envolvem o processo saúde e doença foram identificados nesta investigação como fio condutor das significações de deficiência e das ações direcionadas às crianças e aos adolescentes relatadas nos discursos das enfermeiras. Portanto, a enfermeira beneficiar-se-ia de uma formação inicial ou permanente que possibilitasse a significação da saúde sob a perspectiva da promoção da saúde e dos determinantes sociais da saúde.Enabling and developing the integral, wholesome care for disabled children requires an efficient program of health care workers\' qualification, such as nurses. It also demands a promotion of means to facilitate communication between rehabilitation services, basic attention as well as the school system. Regarding this development, the deficiency conceptions have been described as a phenomenon which impacts social attitudes, by promoting or hindering the full participation of people with disability in society. Therefore, the purpose of this work is to analyze the relation between the conception of deficiency of nurses who work with disabled children and teenagers during school year and the care work performed by them. It is a qualitative study, based on the cultural-historical approach. To obtain all data, semi-structured interviews have been applied, through literal audio and written transcriptions. Inductive thematic analysis has been utilized in the process of data analysis. Altogether, 15 nurses from different towns agreed to participate in the research. Six nurses worked in basic attention; five worked in secondary attention, in specialized services; four worked in tertiary attention. From this analysis, three thematical units have been produced: \"1) Contradictions of the conceptions of deficiency and the materiality of nursing care\", 2) Care network to the disabled person (RCPCD in Portuguese): (dis) covering barriers\" and \"3) The role of nursing for the formation of professionals who care for disabled children: thoughts about health promotion as a transversal theme\". The concept of nurses\' deficiency has been predominantly linked to the medical model of deficiency; however, the practical care work with the disabled young population raises dialectic tension, which gives a new meaning to the disability itself, the disabled person and ultimately the nursing care work. The deficiency significances were identified as a mediator element in nursing care with the population with disability, and were, therefore, present in all thematic units. Barriers to the ideal functioning of the RCPCD (care network of the disabled person) were risen, such as: the erroneous thought in the care of the young population with disability, considering it to be the exclusive responsibility of specialized services, as well as the fragmented health assistance, centered only on the physicians. The nurse feels unprepared to deal with young people with disabilities, and usually describes their work as \"learned on a daily basis of practice\". This may prevent the widening of intervention possibilities applied by the nurse. Finally, the concepts that involve the health and ailment process were identified as the main cause of deficiency significations, also responsible for the flawed actions towards children and teens, as described by nurses in this study. Thus, nurses would benefit from the initial and continuous formation of practice to enable health significance under the perspective of health promotion as well as its social determinants.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Luciane Sá deSantos, Bruna Domingos dos2023-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-09082023-155606/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-21T14:01:45Zoai:teses.usp.br:tde-09082023-155606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-21T14:01:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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