Análise hidrodinâmica de embarcações fluviais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-29042024-143255/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta alguns procedimentos e métodos para auxiliar o projeto de embarcações fluviais: empurradores, chatas e autopropelidos. Fazendo uma comparação com fórmulas usadas pelos diversos autores - Latorre, Bari e IPT, obteve-sefórmulas e conceitos relevantes para uma imediata aplicação às hidrovias brasileiras. O fenômeno de águas rasas foi considerado através da aplicação de diferentes formulações propostas por diversos autores, que se mostraram insatisfatóriasdevido à não consideração dos efeitos não lineares inerentes ao fenômeno aqui abordado. Propõe-se uma correção das formulações através de um termo semelhante a \"teoria não-linear de consideração do efeito de águas rasas\". Para validação dasdiferentes formulações, foram utilizados os resultados experimentais com modelo reduzido e protótipo do Comboio de Pesquisas do Rio Araguaia. |
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Análise hidrodinâmica de embarcações fluviais.Untitled in englishEmbarcações fluviaisRiver vesselsEste trabalho apresenta alguns procedimentos e métodos para auxiliar o projeto de embarcações fluviais: empurradores, chatas e autopropelidos. Fazendo uma comparação com fórmulas usadas pelos diversos autores - Latorre, Bari e IPT, obteve-sefórmulas e conceitos relevantes para uma imediata aplicação às hidrovias brasileiras. O fenômeno de águas rasas foi considerado através da aplicação de diferentes formulações propostas por diversos autores, que se mostraram insatisfatóriasdevido à não consideração dos efeitos não lineares inerentes ao fenômeno aqui abordado. Propõe-se uma correção das formulações através de um termo semelhante a \"teoria não-linear de consideração do efeito de águas rasas\". Para validação dasdiferentes formulações, foram utilizados os resultados experimentais com modelo reduzido e protótipo do Comboio de Pesquisas do Rio Araguaia.This paper presents a few procedures and methods used tro support the project of inland vessels: tugs, barges and self-propelled ship. Through the comparison of formulas used by the several authors Latorre, Bari and IPT, new relevant formulas and concepts were obtained that can apply immediatly to the Brazilian inland navigation. The shallow water phenomenon was considered through a study of different formulations proposed by different authors, these formulations were not satisfactory to solve the problem due to the fact that they did not take into account non-linear effects inherent to the phenomena described in this paper. It is proposed a correction of these formulations through a similar term to the non-linear theory of shallow Waters effects. In order to validate the different formulations, the experimental results from a reduced model and prototype of the Araguaia Rivers Research Convoy were used.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTachibana, Toshi IchiDario, Giuliana Bonatelli1999-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-29042024-143255/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:46Zoai:teses.usp.br:tde-29042024-143255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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