Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de Coortes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-25102019-161058/ |
Resumo: | O problema da segmentação de mercado é um tema muito estudado. Procura-se entender como o consumidor se comporta e assim colocá-los em grupos de tal forma que se possam maximizar os retornos sobre as estratégias de marketing. Este é um desafio em qualquer segmento. A indústria automobilística brasileira aparentemente se utiliza sempre das mesmas estratégias de marketing, não se diferenciando entre elas. Neste sentido, a presente tese, procurou avaliar se a segmentação por coortes era conhecida na indústria automobilística e, se era aplicada como ferramenta de segmentação. Além disto, foi avaliado com os entrevistados se eles perceberam o surgimento de novas coortes a partir dos anos 2000 e como eles se preparariam para este novo consumidor. Foi observado através da análise das entrevistas que as empresas automotivas seguem um isomorfismo mimético quando das estratégias de marketing, convergindo assim todas para um mesmo modelo. Estudos de mercado são comprados e muitas vezes vindos da matriz para as filiais, não refletindo exatamente o comportamento do consumidor do Brasil. Segundo os entrevistados existem duas novas coortes após o ano 2000. A coorte dos millenials no Brasil, tem diferenças comportamentais em relação à compra de um automóvel quando comparado com a literatura mundial, porém é uma coorte já existente e dada pela literatura. Assim foram conceituadas duas novas coortes no sentido de comportamento de compra de um automóvel, segundo os entrevistados da indústria automotiva brasileira. |
id |
USP_340f0a0fd5e8cce0a4d5de8169188f9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25102019-161058 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de CoortesSegmentation of brazilian automotive market by cohortsCohortsComportamento do consumidorConsumer behaviorCoortesMarketingMarketingO problema da segmentação de mercado é um tema muito estudado. Procura-se entender como o consumidor se comporta e assim colocá-los em grupos de tal forma que se possam maximizar os retornos sobre as estratégias de marketing. Este é um desafio em qualquer segmento. A indústria automobilística brasileira aparentemente se utiliza sempre das mesmas estratégias de marketing, não se diferenciando entre elas. Neste sentido, a presente tese, procurou avaliar se a segmentação por coortes era conhecida na indústria automobilística e, se era aplicada como ferramenta de segmentação. Além disto, foi avaliado com os entrevistados se eles perceberam o surgimento de novas coortes a partir dos anos 2000 e como eles se preparariam para este novo consumidor. Foi observado através da análise das entrevistas que as empresas automotivas seguem um isomorfismo mimético quando das estratégias de marketing, convergindo assim todas para um mesmo modelo. Estudos de mercado são comprados e muitas vezes vindos da matriz para as filiais, não refletindo exatamente o comportamento do consumidor do Brasil. Segundo os entrevistados existem duas novas coortes após o ano 2000. A coorte dos millenials no Brasil, tem diferenças comportamentais em relação à compra de um automóvel quando comparado com a literatura mundial, porém é uma coorte já existente e dada pela literatura. Assim foram conceituadas duas novas coortes no sentido de comportamento de compra de um automóvel, segundo os entrevistados da indústria automotiva brasileira.The problem of market segmentation is a well-studied topic. It seeks to understand how the consumer behaves and thus put them into groups in such a way that they can maximize the returns on the marketing strategies. This is a challenge in any segment. The Brazilian automobile industry apparently always uses the same marketing strategies, not differentiating between them. In this sense, the present thesis sought to evaluate if the segmentation by cohorts was known in the automobile industry and if it was applied as a segmentation tool. In addition, it was evaluated with the interviewees if they perceived the emergence of new cohorts from the 2000s and how they would prepare for this new consumer. It was observed through the analysis of the interviews that the automotive companies follow a mimetic isomorphism when of the marketing strategies, converging all for the same model. Market studies are bought and often come from the parent company to the subsidiaries, not reflecting exactly the consumer behavior of Brazil. According to the interviewees there are two new cohorts after the year 2000. The cohort of millenials in Brazil, has behavioral differences in relation to the purchase of a car when compared to the world literature, but is an already existing cohort and given in the literature. Thus two new cohorts were conceptualized in the sense of buying behavior of an automobile, according to the interviewees of the Brazilian automotive industry.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampomar, Marcos CortezSantos, Francisco Carlos Barbosa dos2019-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-25102019-161058/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:47:55Zoai:teses.usp.br:tde-25102019-161058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:47:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de Coortes Segmentation of brazilian automotive market by cohorts |
title |
Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de Coortes |
spellingShingle |
Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de Coortes Santos, Francisco Carlos Barbosa dos Cohorts Comportamento do consumidor Consumer behavior Coortes Marketing Marketing |
title_short |
Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de Coortes |
title_full |
Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de Coortes |
title_fullStr |
Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de Coortes |
title_full_unstemmed |
Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de Coortes |
title_sort |
Segmentação do mercado automobilístico brasileiro por meio de Coortes |
author |
Santos, Francisco Carlos Barbosa dos |
author_facet |
Santos, Francisco Carlos Barbosa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campomar, Marcos Cortez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Francisco Carlos Barbosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cohorts Comportamento do consumidor Consumer behavior Coortes Marketing Marketing |
topic |
Cohorts Comportamento do consumidor Consumer behavior Coortes Marketing Marketing |
description |
O problema da segmentação de mercado é um tema muito estudado. Procura-se entender como o consumidor se comporta e assim colocá-los em grupos de tal forma que se possam maximizar os retornos sobre as estratégias de marketing. Este é um desafio em qualquer segmento. A indústria automobilística brasileira aparentemente se utiliza sempre das mesmas estratégias de marketing, não se diferenciando entre elas. Neste sentido, a presente tese, procurou avaliar se a segmentação por coortes era conhecida na indústria automobilística e, se era aplicada como ferramenta de segmentação. Além disto, foi avaliado com os entrevistados se eles perceberam o surgimento de novas coortes a partir dos anos 2000 e como eles se preparariam para este novo consumidor. Foi observado através da análise das entrevistas que as empresas automotivas seguem um isomorfismo mimético quando das estratégias de marketing, convergindo assim todas para um mesmo modelo. Estudos de mercado são comprados e muitas vezes vindos da matriz para as filiais, não refletindo exatamente o comportamento do consumidor do Brasil. Segundo os entrevistados existem duas novas coortes após o ano 2000. A coorte dos millenials no Brasil, tem diferenças comportamentais em relação à compra de um automóvel quando comparado com a literatura mundial, porém é uma coorte já existente e dada pela literatura. Assim foram conceituadas duas novas coortes no sentido de comportamento de compra de um automóvel, segundo os entrevistados da indústria automotiva brasileira. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-25102019-161058/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-25102019-161058/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257343907069952 |