Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Camilla Spach
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-14022013-085048/
Resumo: presente trabalho objetiva analisar a influência da inserção de conteúdos conceituais e procedimentais, em um programa de condicionamento físico, sobre a prática autônoma de exercícios físicos. A metodologia foi o estudo de dois grupos: um realizou apenas exercícios e outro também recebeu orientação conceitual. Foi aplicado um questionário de conhecimentos e realizada autoaferição da frequência cardíaca, pré e pós-intervenção. Utilizou-se ANOVA não paramétrica para medidas repetidas com nível de significância de 5%. Foram realizadas entrevistas através de grupo focal e individualmente. Como resultado, tem-se que os grupos eram semelhantes inicialmente, após o programa foi observado aumento significante no número de acertos no questionário de conhecimentos no grupo intervenção. Conclui-se que o programa se mostrou adequado para a aquisição de conteúdos sobre exercícios físicos. Contudo, é importante que estratégias de adesão e superação de barreiras sejam incluídas em programas que visem à prática de exercícios físicos de maneira autônoma
id USP_3434a6fb72a10dcbc2c934f5b9b2c03c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14022013-085048
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicasKnowledge related to Physical Exercise for participants of a Physical Education program: the role of contents in maintaining regular physical activitiesAutonomiaConhecimentoExercício físicoKnowledgePhysical exerciseSelf-efficacypresente trabalho objetiva analisar a influência da inserção de conteúdos conceituais e procedimentais, em um programa de condicionamento físico, sobre a prática autônoma de exercícios físicos. A metodologia foi o estudo de dois grupos: um realizou apenas exercícios e outro também recebeu orientação conceitual. Foi aplicado um questionário de conhecimentos e realizada autoaferição da frequência cardíaca, pré e pós-intervenção. Utilizou-se ANOVA não paramétrica para medidas repetidas com nível de significância de 5%. Foram realizadas entrevistas através de grupo focal e individualmente. Como resultado, tem-se que os grupos eram semelhantes inicialmente, após o programa foi observado aumento significante no número de acertos no questionário de conhecimentos no grupo intervenção. Conclui-se que o programa se mostrou adequado para a aquisição de conteúdos sobre exercícios físicos. Contudo, é importante que estratégias de adesão e superação de barreiras sejam incluídas em programas que visem à prática de exercícios físicos de maneira autônomaThe autonomous practice of physical exercises requires knowledge related to the topic. Objective: To analyze the influence of the inclusion of conceptual and procedural contents in a fitness program on independent practice of physical exercises. Methods: Two groups were studied: one performed only physical exercises and the other also received conceptual orientation. A knowledge questionnaire was applied and the subjects were asked to measure heart rate before and after the intervention. Nonparametric ANOVA for repeated measures was applied with significance level of 5%. Focus group and individual interviews were conducted. Results: The groups were similar initially. After the program, the intervention group significantly increased the number of correct answers on the questionnaire. Conclusion: The program proved to be suitable for the acquisition of contents related to physical exercises. However, overcoming barriers and adherence strategies have to be considered in programs that aim to promote self-efficacy and regular physical exercise practicesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTakito, Monica YuriRocha, Camilla Spach2012-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-14022013-085048/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-14022013-085048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
Knowledge related to Physical Exercise for participants of a Physical Education program: the role of contents in maintaining regular physical activities
title Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
spellingShingle Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
Rocha, Camilla Spach
Autonomia
Conhecimento
Exercício físico
Knowledge
Physical exercise
Self-efficacy
title_short Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
title_full Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
title_fullStr Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
title_full_unstemmed Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
title_sort Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
author Rocha, Camilla Spach
author_facet Rocha, Camilla Spach
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takito, Monica Yuri
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Camilla Spach
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Conhecimento
Exercício físico
Knowledge
Physical exercise
Self-efficacy
topic Autonomia
Conhecimento
Exercício físico
Knowledge
Physical exercise
Self-efficacy
description presente trabalho objetiva analisar a influência da inserção de conteúdos conceituais e procedimentais, em um programa de condicionamento físico, sobre a prática autônoma de exercícios físicos. A metodologia foi o estudo de dois grupos: um realizou apenas exercícios e outro também recebeu orientação conceitual. Foi aplicado um questionário de conhecimentos e realizada autoaferição da frequência cardíaca, pré e pós-intervenção. Utilizou-se ANOVA não paramétrica para medidas repetidas com nível de significância de 5%. Foram realizadas entrevistas através de grupo focal e individualmente. Como resultado, tem-se que os grupos eram semelhantes inicialmente, após o programa foi observado aumento significante no número de acertos no questionário de conhecimentos no grupo intervenção. Conclui-se que o programa se mostrou adequado para a aquisição de conteúdos sobre exercícios físicos. Contudo, é importante que estratégias de adesão e superação de barreiras sejam incluídas em programas que visem à prática de exercícios físicos de maneira autônoma
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-14022013-085048/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-14022013-085048/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256956519055360