Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-14022013-085048/ |
Resumo: | presente trabalho objetiva analisar a influência da inserção de conteúdos conceituais e procedimentais, em um programa de condicionamento físico, sobre a prática autônoma de exercícios físicos. A metodologia foi o estudo de dois grupos: um realizou apenas exercícios e outro também recebeu orientação conceitual. Foi aplicado um questionário de conhecimentos e realizada autoaferição da frequência cardíaca, pré e pós-intervenção. Utilizou-se ANOVA não paramétrica para medidas repetidas com nível de significância de 5%. Foram realizadas entrevistas através de grupo focal e individualmente. Como resultado, tem-se que os grupos eram semelhantes inicialmente, após o programa foi observado aumento significante no número de acertos no questionário de conhecimentos no grupo intervenção. Conclui-se que o programa se mostrou adequado para a aquisição de conteúdos sobre exercícios físicos. Contudo, é importante que estratégias de adesão e superação de barreiras sejam incluídas em programas que visem à prática de exercícios físicos de maneira autônoma |
id |
USP_3434a6fb72a10dcbc2c934f5b9b2c03c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14022013-085048 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicasKnowledge related to Physical Exercise for participants of a Physical Education program: the role of contents in maintaining regular physical activitiesAutonomiaConhecimentoExercício físicoKnowledgePhysical exerciseSelf-efficacypresente trabalho objetiva analisar a influência da inserção de conteúdos conceituais e procedimentais, em um programa de condicionamento físico, sobre a prática autônoma de exercícios físicos. A metodologia foi o estudo de dois grupos: um realizou apenas exercícios e outro também recebeu orientação conceitual. Foi aplicado um questionário de conhecimentos e realizada autoaferição da frequência cardíaca, pré e pós-intervenção. Utilizou-se ANOVA não paramétrica para medidas repetidas com nível de significância de 5%. Foram realizadas entrevistas através de grupo focal e individualmente. Como resultado, tem-se que os grupos eram semelhantes inicialmente, após o programa foi observado aumento significante no número de acertos no questionário de conhecimentos no grupo intervenção. Conclui-se que o programa se mostrou adequado para a aquisição de conteúdos sobre exercícios físicos. Contudo, é importante que estratégias de adesão e superação de barreiras sejam incluídas em programas que visem à prática de exercícios físicos de maneira autônomaThe autonomous practice of physical exercises requires knowledge related to the topic. Objective: To analyze the influence of the inclusion of conceptual and procedural contents in a fitness program on independent practice of physical exercises. Methods: Two groups were studied: one performed only physical exercises and the other also received conceptual orientation. A knowledge questionnaire was applied and the subjects were asked to measure heart rate before and after the intervention. Nonparametric ANOVA for repeated measures was applied with significance level of 5%. Focus group and individual interviews were conducted. Results: The groups were similar initially. After the program, the intervention group significantly increased the number of correct answers on the questionnaire. Conclusion: The program proved to be suitable for the acquisition of contents related to physical exercises. However, overcoming barriers and adherence strategies have to be considered in programs that aim to promote self-efficacy and regular physical exercise practicesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTakito, Monica YuriRocha, Camilla Spach2012-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-14022013-085048/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-14022013-085048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas Knowledge related to Physical Exercise for participants of a Physical Education program: the role of contents in maintaining regular physical activities |
title |
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas |
spellingShingle |
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas Rocha, Camilla Spach Autonomia Conhecimento Exercício físico Knowledge Physical exercise Self-efficacy |
title_short |
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas |
title_full |
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas |
title_fullStr |
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas |
title_full_unstemmed |
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas |
title_sort |
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas |
author |
Rocha, Camilla Spach |
author_facet |
Rocha, Camilla Spach |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Takito, Monica Yuri |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Camilla Spach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Conhecimento Exercício físico Knowledge Physical exercise Self-efficacy |
topic |
Autonomia Conhecimento Exercício físico Knowledge Physical exercise Self-efficacy |
description |
presente trabalho objetiva analisar a influência da inserção de conteúdos conceituais e procedimentais, em um programa de condicionamento físico, sobre a prática autônoma de exercícios físicos. A metodologia foi o estudo de dois grupos: um realizou apenas exercícios e outro também recebeu orientação conceitual. Foi aplicado um questionário de conhecimentos e realizada autoaferição da frequência cardíaca, pré e pós-intervenção. Utilizou-se ANOVA não paramétrica para medidas repetidas com nível de significância de 5%. Foram realizadas entrevistas através de grupo focal e individualmente. Como resultado, tem-se que os grupos eram semelhantes inicialmente, após o programa foi observado aumento significante no número de acertos no questionário de conhecimentos no grupo intervenção. Conclui-se que o programa se mostrou adequado para a aquisição de conteúdos sobre exercícios físicos. Contudo, é importante que estratégias de adesão e superação de barreiras sejam incluídas em programas que visem à prática de exercícios físicos de maneira autônoma |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-14022013-085048/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-14022013-085048/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256956519055360 |