A intenção do olhar: percepção e cognição de conceitos e mensagens gráficas e visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-26062017-123234/ |
Resumo: | A maneira como percebemos visualmente o entorno afeta nosso próprio conhecimento do mesmo como um conceito de realidade. Este olhar, no entanto, não é influenciado apenas pelas peculiaridades físicas da visão humana ou por um conceito de subjetividade de um único indivíduo; ele é resultante de um determinado contexto social, cultural e tecnológico. Paralelamente são estes os fatores condicionantes que moldam a linguagem--verbal e visual--de um coletivo. Estas linguagens, por sua vez, delimitam aquilo que sabemos ou percebemos do mundo, pois são codificações que transformam os fênomenos e manifestações em conceitos transmissíveis por seus respectivos mecanismos de sintaxe. Entende-se que toda forma de linguagem criada pelo ser humano é um exercício de analogia da fenomenologia do cosmos. |
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A intenção do olhar: percepção e cognição de conceitos e mensagens gráficas e visuais The intention of the look: perception and cognition of concepts and visual and graphic messagesCogniçãoCognitionGraphic messagingLookingMensagens gráficasOlharPercepçãoPerceptionA maneira como percebemos visualmente o entorno afeta nosso próprio conhecimento do mesmo como um conceito de realidade. Este olhar, no entanto, não é influenciado apenas pelas peculiaridades físicas da visão humana ou por um conceito de subjetividade de um único indivíduo; ele é resultante de um determinado contexto social, cultural e tecnológico. Paralelamente são estes os fatores condicionantes que moldam a linguagem--verbal e visual--de um coletivo. Estas linguagens, por sua vez, delimitam aquilo que sabemos ou percebemos do mundo, pois são codificações que transformam os fênomenos e manifestações em conceitos transmissíveis por seus respectivos mecanismos de sintaxe. Entende-se que toda forma de linguagem criada pelo ser humano é um exercício de analogia da fenomenologia do cosmos.The way we visually perceive the environment affects our own concept of reality. Sigh, however, is not only influenced by physical peculiarities of human\'s vision neither by one\'s concept of subjectivity; It is the result of a particular social, cultural and technological context. At the same time, these are the conditioning aspects that gives shape to a collectivity\'s verbal and visual language. These forms of languages delimit what we know or perceive about the world because they are codefying processes that transform phenomenons and manifestations themselves into concepts capable of being transmited one to another by their respective mechanisms of syntax. It is understood that every form of language created by humans is an analogy of the cosmos\' phenomenology.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGil Filho, VicenteLiu, Fábio Yam Gomes2017-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-26062017-123234/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-26062017-123234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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