Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carlos Weiner Mariano de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17092012-143024/
Resumo: Esta pesquisa partiu do princípio de que a fusão entre arte e vida é capaz de fortalecer e reinventar nossa relação estética com o mundo. O objeto de análise está vinculado à experiência do Projeto Vila Educação e Arte, realizado entre os anos de 2008 e 2010, na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná. Foram investigadas as mudanças significativas nos processos de perceber e simbolizar, bem como no desenvolvimento da sociabilidade dos estudantes, a partir da experiência vivida ao longo do projeto. O objetivo central da pesquisa consistiu na análise da articulação entre a experiência poética e a fruição estética como dimensões educativas da arte. Encontramos nas abordagens fenomenológicas de Gaston Bachelard e Michel Maffesoli fundamentos para o aprofundamento das potencialidades das ações educativas em arte. Para ambos faz-se necessária uma nova epistemologia, que deve se revelar antipositivista, antiformalista e antirrealista, na qual o mundo ficcional, bem como o mundo vivido, possam ser incorporados como elementos fundamentais do processo humano de produção do conhecimento e da vida. Acreditamos que se quisermos de fato aproximar arte e vida, as situações de aprendizagem em arte devem primar pela diversidade das experiências espelhadas no lugar e nos sujeitos. Esse processo deve contribuir para valorizar a produção artística como uma dimensão viva da rede simbólica, que dá sentido às experiências e à existência humana. O reconhecimento e a valorização da diversidade no processo educativo possibilitam criar condições para que as singularidades possam brotar diante da pluralidade, expressa nas várias formas de compreender e dar significado ao mundo.
id USP_35149a0e04f1266058c3b5bc4e8408ad
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17092012-143024
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e ArtePHOTOGRAPHS OF THE IMAGINATION: Experiences of learning to look beyond the Village Education Project and Art.Aesthetic experienceArtArteEducaçãoEducationExperiência estéticaExperiência poéticaFotografiaPhotographyPoetic experienceEsta pesquisa partiu do princípio de que a fusão entre arte e vida é capaz de fortalecer e reinventar nossa relação estética com o mundo. O objeto de análise está vinculado à experiência do Projeto Vila Educação e Arte, realizado entre os anos de 2008 e 2010, na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná. Foram investigadas as mudanças significativas nos processos de perceber e simbolizar, bem como no desenvolvimento da sociabilidade dos estudantes, a partir da experiência vivida ao longo do projeto. O objetivo central da pesquisa consistiu na análise da articulação entre a experiência poética e a fruição estética como dimensões educativas da arte. Encontramos nas abordagens fenomenológicas de Gaston Bachelard e Michel Maffesoli fundamentos para o aprofundamento das potencialidades das ações educativas em arte. Para ambos faz-se necessária uma nova epistemologia, que deve se revelar antipositivista, antiformalista e antirrealista, na qual o mundo ficcional, bem como o mundo vivido, possam ser incorporados como elementos fundamentais do processo humano de produção do conhecimento e da vida. Acreditamos que se quisermos de fato aproximar arte e vida, as situações de aprendizagem em arte devem primar pela diversidade das experiências espelhadas no lugar e nos sujeitos. Esse processo deve contribuir para valorizar a produção artística como uma dimensão viva da rede simbólica, que dá sentido às experiências e à existência humana. O reconhecimento e a valorização da diversidade no processo educativo possibilitam criar condições para que as singularidades possam brotar diante da pluralidade, expressa nas várias formas de compreender e dar significado ao mundo.This research assumed that the fusion between art and life is able to strengthen and reinvent our aesthetic relationship with the world. The object of analysis is linked to the experience of Education and Art Village Project, conducted between 2008 and 2010 in the city of Paranagua, in Parana state. Significant changes were investigated in the processes of perceiving and symbolizing, as well as the development of social skills of students, from the experience throughout the project. The central objective of the research consisted in analyzing the relationship between the poetic experience and aesthetic enjoyment of art and educational dimensions. We found in the phenomenological approaches of Gaston Bachelard and Michel Maffesoli fundamentals for the deepening of the potential of educational actions in art. For both it is necessary a new epistemology, which should prove to be anti-positivist, antiformalista and antirrealista, in which the fictional world and the lived world, can be incorporated as key elements of the human process of knowledge production and life. We believe that if we are indeed approaching art and life, their learning experiences in art should strive for diversity of experiences mirrored in place and subjects. This process should help to enhance the artistic production as a living dimension symbolic network which gives meaning to human existence and experience. The recognition and appreciating of diversity in the educational process make it possible to create conditions for which the singularities can spring forth from the plurality expressed in various ways to understand and give meaning to the world.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattar, SumayaSouza, Carlos Weiner Mariano de2012-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17092012-143024/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-17092012-143024Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte
PHOTOGRAPHS OF THE IMAGINATION: Experiences of learning to look beyond the Village Education Project and Art.
title Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte
spellingShingle Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte
Souza, Carlos Weiner Mariano de
Aesthetic experience
Art
Arte
Educação
Education
Experiência estética
Experiência poética
Fotografia
Photography
Poetic experience
title_short Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte
title_full Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte
title_fullStr Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte
title_full_unstemmed Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte
title_sort Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte
author Souza, Carlos Weiner Mariano de
author_facet Souza, Carlos Weiner Mariano de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattar, Sumaya
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carlos Weiner Mariano de
dc.subject.por.fl_str_mv Aesthetic experience
Art
Arte
Educação
Education
Experiência estética
Experiência poética
Fotografia
Photography
Poetic experience
topic Aesthetic experience
Art
Arte
Educação
Education
Experiência estética
Experiência poética
Fotografia
Photography
Poetic experience
description Esta pesquisa partiu do princípio de que a fusão entre arte e vida é capaz de fortalecer e reinventar nossa relação estética com o mundo. O objeto de análise está vinculado à experiência do Projeto Vila Educação e Arte, realizado entre os anos de 2008 e 2010, na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná. Foram investigadas as mudanças significativas nos processos de perceber e simbolizar, bem como no desenvolvimento da sociabilidade dos estudantes, a partir da experiência vivida ao longo do projeto. O objetivo central da pesquisa consistiu na análise da articulação entre a experiência poética e a fruição estética como dimensões educativas da arte. Encontramos nas abordagens fenomenológicas de Gaston Bachelard e Michel Maffesoli fundamentos para o aprofundamento das potencialidades das ações educativas em arte. Para ambos faz-se necessária uma nova epistemologia, que deve se revelar antipositivista, antiformalista e antirrealista, na qual o mundo ficcional, bem como o mundo vivido, possam ser incorporados como elementos fundamentais do processo humano de produção do conhecimento e da vida. Acreditamos que se quisermos de fato aproximar arte e vida, as situações de aprendizagem em arte devem primar pela diversidade das experiências espelhadas no lugar e nos sujeitos. Esse processo deve contribuir para valorizar a produção artística como uma dimensão viva da rede simbólica, que dá sentido às experiências e à existência humana. O reconhecimento e a valorização da diversidade no processo educativo possibilitam criar condições para que as singularidades possam brotar diante da pluralidade, expressa nas várias formas de compreender e dar significado ao mundo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17092012-143024/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17092012-143024/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257048375361536