Movimento e respiração: a prática da respiração vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Storolli, Wania Mara Agostini
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-06072018-110952/
Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão sobre como a prática da Profa. Ilse Middendorf, denominada \"Respiração Vivenciada\", pode ser incorporada ao ensino de canto, avaliando-se questões diretamente relacionadas à utilização da voz e ao aprendizado do canto, assim como aponta para a importância dos aspectos movimento e respiração em relação ao uso da voz. Os fundamentos básicos da prática e sua relevância para o canto são objeto principal do trabalho. Primeiramente destaca-se a necessidade de novas estratégias na didática musical e em especial na do canto, procedendo-se a uma breve contextualização com o relato de trabalhos pioneiros de antecessores e contemporâneos de Ilse Middendorf e trabalhos correlatos, ainda que provenientes de outras áreas do conhecimento. Após uma breve biografia sobre Ilse Middendorf são então apresentados os fundamentos de sua prática, assim como uma reflexão sobre sua possível utilização no ensino de canto, finalizando-se com um relato sobre a experiência prática. O estudo pretende trazer uma nova perspectiva na forma de se trabalhar respiração e voz, supondo que a prática desenvolvida por Ilse Middendorf, por conter em si uma possibilidade de re-educação do indivíduo, possa assim contribuir como um trabalho de base para o desenvolvimento vocal. Insere-se numa tendência atual de reconsideração da importância da consciência sensorial, divulgando informações sobre um trabalho ainda pouco acessível no país.
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