A experiência dos usuários com o diagnóstico e o tratamento da infecção por HIV em dois serviços do SUS da região metropolitana do estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Renata Tannous Sobral de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-09062021-140814/
Resumo: A boa qualidade da assistência prestada pelos serviços de saúde para pessoas que vivem com HIV está relacionada aos resultados clínicos individuais do tratamento e ao impacto na transmissão do HIV na sociedade. A qualidade é definida por três atributos principais: efetividade, segurança e centralidade nas necessidades e preferências do paciente. A experiência do usuário dos serviços de saúde é um dos principais componentes do atributo de centralidade. O programa brasileiro de HIV/Aids conta com ferramentas que monitoram os resultados clínicos do tratamento. Tem também estimulado inquéritos sobre a dimensão organizacional dos serviços de tratamento. Estas ferramentas, ao lado de diversos tipos de estudos da dimensão técnica da assistência, vêm permitido avaliações que fornecem subsídios para as políticas de melhoria da qualidade. O programa, não conta, porém, com ferramentas para avaliar a experiência dos usuários uma vez que são ainda incipientes os estudos sobre este atributo da qualidade no Brasil. Este estudo se insere na linha de pesquisa Qualiaids que, desde 1998, vem desenvolvendo estudos de avalição dos serviços que tratam pessoas com HIV em colaboração com o programa brasileiro de HIV/Aids. Representa da primeira etapa exploratória do desenvolvimento de um sublinha de avaliação dos serviços do ponto de vista da experiência dos usuários. Esse estudo tem como objetivo analisar a experiencia dos usuários nos serviços especializados no cuidado ao HIV. Estudo qualitativo exploratório que utilizou entrevistas semiestruturadas. O roteiro de entrevista contemplou as etapas do modelo do contínuo do cuidado em HIV desde o diagnóstico até a supressão viral e os aspectos da qualidade valorizados pelos usuários. Os sujeitos da pesquisa foram adultos vinculados aos serviços há pelo menos seis meses. As entrevistas seguiram as normas éticas da pesquisa em saúde e foram realizadas após consentimento. As entrevistas, gravadas e transcritas ipsis litteris foram analisadas segundo a análise de conteúdo. O roteiro permitiu que os entrevistados relatassem sua experiência nos serviços de saúde ao longo de todas as etapas do contínuo do cuidado. Desde o momento do diagnóstico e vinculação ao serviço e a convivência com o tratamento até o momento atual, valorizam o acesso ao tratamento e aos exames laboratoriais específicos, a comunicação, bom trato e atualização técnica dos profissionais. Salientam o primeiro acolhimento no serviço atual como central para o seguimento do tratamento assim como a não discriminação e a confidencialidade ao longo de todo o tratamento. A forte valorização destes aspectos revela a vivência do estigma na expectativa constante que portam sobre a discriminação por parte dos \"outros\" serviços de saúde, nos quais, quando vão, não revelam sua condição. Têm grande apreço pelos médicos e demais profissionais que os acompanham e reputam positivamente ambos os serviços. Têm, entretanto, opiniões claras acerca de problemas em ambos os serviços, mais frequentes no serviço 2, no qual chama a atenção a restrição de horas-médico e horário de coleta de exames. Apontam características do serviço que sintetizam dois dos principais atributos da qualidade: o acesso ao tratamento efetivo e o cuidado centrado em suas necessidades. Mostram saber muito bem o que é a boa qualidade, contrariando a ideia ainda bastante difundida que desvaloriza a opinião do usuário pelo seu caráter subjetivo e tecnicamente incapaz
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spelling A experiência dos usuários com o diagnóstico e o tratamento da infecção por HIV em dois serviços do SUS da região metropolitana do estado da BahiaUsers\' experience with the diagnosis and treatment of HIV infection in two SUS services in the metropolitan region of the state of BahiaAvaliação da assistência à saúdeAvaliação dos serviços de saúdeEvaluation of health servicesHealth care assessmentHIVHIVMelhoria da qualidadePatient preferencePatient satisfactionPreferência do pacienteQuality improvementSatisfação do pacienteA boa qualidade da assistência prestada pelos serviços de saúde para pessoas que vivem com HIV está relacionada aos resultados clínicos individuais do tratamento e ao impacto na transmissão do HIV na sociedade. A qualidade é definida por três atributos principais: efetividade, segurança e centralidade nas necessidades e preferências do paciente. A experiência do usuário dos serviços de saúde é um dos principais componentes do atributo de centralidade. O programa brasileiro de HIV/Aids conta com ferramentas que monitoram os resultados clínicos do tratamento. Tem também estimulado inquéritos sobre a dimensão organizacional dos serviços de tratamento. Estas ferramentas, ao lado de diversos tipos de estudos da dimensão técnica da assistência, vêm permitido avaliações que fornecem subsídios para as políticas de melhoria da qualidade. O programa, não conta, porém, com ferramentas para avaliar a experiência dos usuários uma vez que são ainda incipientes os estudos sobre este atributo da qualidade no Brasil. Este estudo se insere na linha de pesquisa Qualiaids que, desde 1998, vem desenvolvendo estudos de avalição dos serviços que tratam pessoas com HIV em colaboração com o programa brasileiro de HIV/Aids. Representa da primeira etapa exploratória do desenvolvimento de um sublinha de avaliação dos serviços do ponto de vista da experiência dos usuários. Esse estudo tem como objetivo analisar a experiencia dos usuários nos serviços especializados no cuidado ao HIV. Estudo qualitativo exploratório que utilizou entrevistas semiestruturadas. O roteiro de entrevista contemplou as etapas do modelo do contínuo do cuidado em HIV desde o diagnóstico até a supressão viral e os aspectos da qualidade valorizados pelos usuários. Os sujeitos da pesquisa foram adultos vinculados aos serviços há pelo menos seis meses. As entrevistas seguiram as normas éticas da pesquisa em saúde e foram realizadas após consentimento. As entrevistas, gravadas e transcritas ipsis litteris foram analisadas segundo a análise de conteúdo. O roteiro permitiu que os entrevistados relatassem sua experiência nos serviços de saúde ao longo de todas as etapas do contínuo do cuidado. Desde o momento do diagnóstico e vinculação ao serviço e a convivência com o tratamento até o momento atual, valorizam o acesso ao tratamento e aos exames laboratoriais específicos, a comunicação, bom trato e atualização técnica dos profissionais. Salientam o primeiro acolhimento no serviço atual como central para o seguimento do tratamento assim como a não discriminação e a confidencialidade ao longo de todo o tratamento. A forte valorização destes aspectos revela a vivência do estigma na expectativa constante que portam sobre a discriminação por parte dos \"outros\" serviços de saúde, nos quais, quando vão, não revelam sua condição. Têm grande apreço pelos médicos e demais profissionais que os acompanham e reputam positivamente ambos os serviços. Têm, entretanto, opiniões claras acerca de problemas em ambos os serviços, mais frequentes no serviço 2, no qual chama a atenção a restrição de horas-médico e horário de coleta de exames. Apontam características do serviço que sintetizam dois dos principais atributos da qualidade: o acesso ao tratamento efetivo e o cuidado centrado em suas necessidades. Mostram saber muito bem o que é a boa qualidade, contrariando a ideia ainda bastante difundida que desvaloriza a opinião do usuário pelo seu caráter subjetivo e tecnicamente incapazThe good quality of care provided by health services for people living with HIV is related to the individual clinical results of treatment and the impact on HIV transmission in society. Quality is defined by three main attributes: effectiveness, safety and centrality in the patient\'s needs and preferences. The user experience of health services is one of the main components of the centrality attribute. The Brazilian HIV / AIDS program has tools that monitor the clinical results of treatment. It has also stimulated inquiries about the organizational dimension of treatment services. These tools, along with several types of studies of the technical dimension of assistance, have allowed evaluations that provide support for quality improvement policies. The program, however, does not have tools to assess the users\' experience since studies on this quality attribute in Brazil are still incipient. This study is part of the Qualiaids research line, which, since 1998, has been conducting studies to evaluate services that treat people with HIV in collaboration with the Brazilian HIV / AIDS program. It represents the first exploratory stage of the development of a service evaluation line from the point of view of the users\' experience. This study aims to analyze the users\' experience in specialized HIV care services. Qualitative exploratory study that used semi-structured interviews. The interview script covered the stages of the HIV care continuum model from diagnosis to viral suppression and quality aspects valued by users. The research subjects were adults linked to the services for at least six months. The interviews followed the ethical norms of health research and were carried out after consent. The interviews, recorded and transcribed ipsis litteris were analyzed according to the content analysis. The script allowed interviewees to report their experience in health services throughout all stages of the care continuum. From the moment of diagnosis and attachment to the service and living with treatment to the present, they value access to treatment and specific laboratory tests, communication, good treatment and technical updating of professionals. They emphasize the first reception in the current service as central to the treatment\'s follow-up as well as non-discrimination and confidentiality throughout the treatment. The strong appreciation of these aspects reveals the experience of stigma in the constant expectation that they have of discrimination on the part of \"other\" health services, in which, when they go, they do not reveal their condition. They have great appreciation for doctors and other professionals who accompany them and have a positive reputation for both services. However, they have clear opinions about problems in both services, more frequent in service 2, which calls attention to the restriction of doctor hours and exam collection hours. They point out characteristics of the service that summarize two of the main attributes of quality: access to effective treatment and care focused on your needs. They show to know very well what good quality is, contradicting the still widespread idea that devalues the user\'s opinion due to its subjective and technically incapable characterBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNemes, Maria Ines BaptistellaAndrade, Renata Tannous Sobral de2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-09062021-140814/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-02T23:46:03Zoai:teses.usp.br:tde-09062021-140814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-02T23:46:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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