Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31104 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a qualidade da assistência prestada a portadores de HIV/AIDS, no centro de referência de tratamento da AIDS em Natal/RN, na perspectiva de profissionais de saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa e quantitativa realizada em um hospital público de Natal/RN, de agosto de 2010 a julho de 2011, por meio de entrevista estruturada com os profissionais que atendem os portadores de HIV. Resultados: A avaliação do serviço foi considerada satisfatória por 58,8% dos entrevistados, destacando-se em nove indicadores: apoio oferecido pelo serviço, conveniência dos horários de atendimento, acolhimento, orientações fornecidas sobre o tratamento, pontualidade dos profissionais de saúde, disponibilidade de antirretrovirais, disponibilidade de exames laboratoriais, relacionamento profissional/usuário e facilidade de acesso ao serviço. Conclusão: Não houve diferença significativa quanto à satisfação em relação aos indicadores: pontualidade dos profissionais, conveniência dos horários e disponibilidade de exames laboratoriais. |
id |
UFRN_05bf04622a37037a6a49c514d7d4d752 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31104 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Richardson Augusto Rosendo daSilva, Ilisdayne Thallita Soares daCosta, Danyella Augusto Rosendo da SilvaHolanda, José Rebberty RodrigoDantas, Sueleide CristinaTorres, Gilson de Vasconcelos2020-12-22T17:54:45Z2020-12-22T17:54:45Z2016-10-04SILVA, Richardson Augusto Rosendo da; SILVA, Ilisdayne Thallita Soares da; COSTA, Danyella Augusto Rosendo da Silva; HOLANDA, Jose Rebberty Rodrigo; DANTAS, Sueleide Cristina; TORRES, Gilson de Vasconcelos. Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 5068-5073, 4 out. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3797/pdf_1. Acesso em: 01 out. 2020. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5068-5073.1809-6107 (online)2175-5361 (print)https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31104Objetivo: Avaliar a qualidade da assistência prestada a portadores de HIV/AIDS, no centro de referência de tratamento da AIDS em Natal/RN, na perspectiva de profissionais de saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa e quantitativa realizada em um hospital público de Natal/RN, de agosto de 2010 a julho de 2011, por meio de entrevista estruturada com os profissionais que atendem os portadores de HIV. Resultados: A avaliação do serviço foi considerada satisfatória por 58,8% dos entrevistados, destacando-se em nove indicadores: apoio oferecido pelo serviço, conveniência dos horários de atendimento, acolhimento, orientações fornecidas sobre o tratamento, pontualidade dos profissionais de saúde, disponibilidade de antirretrovirais, disponibilidade de exames laboratoriais, relacionamento profissional/usuário e facilidade de acesso ao serviço. Conclusão: Não houve diferença significativa quanto à satisfação em relação aos indicadores: pontualidade dos profissionais, conveniência dos horários e disponibilidade de exames laboratoriais.Objective: To evaluate the quality of care provided for people with HIV/AIDS at the Reference Center for the treatment of AIDS in Natal-RN, in the health professionals’ perspective. Methods: Evaluative and quantitative research conducted in a public hospital in Natal/RN, from August 2010 to July 2011, through structured interviews with professionals who provide care for people with HIV. Results: The evaluation of the service was considered satisfactory by 58.8% of respondents, standing on nine indicators: support offered by the service, convenience of service hours, host, provided guidance on treatment, timeliness of health professionals, availability of antiretroviral drugs, availability of laboratory tests, professional/user relationship and ease of access to service. Conclusion: There was no significant difference in satisfaction with the indicators: punctuality of professionals, convenience of service timetables and availability of laboratory tests.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHIVSíndrome de imunodeficiência adquiridaAvaliação de serviços de saúdeSatisfação do pacienteQualidade da assistência à saúdeAcquired immune deficiency syndromeAssessment of health servicesPatient satisfactionQuality of health careQualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúdeQuality of health care for HIV patients: health professionals’ viewCalidad de la atención a la salud de portadores de VIH: opinión de profesionales de saludinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQualidadeAtencaoSaude_Holanda_2016.pdfQualidadeAtencaoSaude_Holanda_2016.pdfapplication/pdf315002https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/1/QualidadeAtencaoSaude_Holanda_2016.pdfb8eba2e6875255439ab876f431796573MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/2/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTQualidadeAtençãoSaúde_Holanda_2016.pdf.txtQualidadeAtençãoSaúde_Holanda_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain32904https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/4/QualidadeAten%c3%a7%c3%a3oSa%c3%bade_Holanda_2016.pdf.txt6d3521f721e1780b43577cfd3d1c6899MD54THUMBNAILQualidadeAtençãoSaúde_Holanda_2016.pdf.jpgQualidadeAtençãoSaúde_Holanda_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1780https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/5/QualidadeAten%c3%a7%c3%a3oSa%c3%bade_Holanda_2016.pdf.jpg99593e9beebd2cfd061d1ce1b938f320MD55123456789/311042021-11-25 15:13:56.163oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-11-25T18:13:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Quality of health care for HIV patients: health professionals’ view Calidad de la atención a la salud de portadores de VIH: opinión de profesionales de salud |
title |
Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde |
spellingShingle |
Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde Silva, Richardson Augusto Rosendo da HIV Síndrome de imunodeficiência adquirida Avaliação de serviços de saúde Satisfação do paciente Qualidade da assistência à saúde Acquired immune deficiency syndrome Assessment of health services Patient satisfaction Quality of health care |
title_short |
Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde |
title_full |
Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde |
title_fullStr |
Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde |
title_full_unstemmed |
Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde |
title_sort |
Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde |
author |
Silva, Richardson Augusto Rosendo da |
author_facet |
Silva, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Ilisdayne Thallita Soares da Costa, Danyella Augusto Rosendo da Silva Holanda, José Rebberty Rodrigo Dantas, Sueleide Cristina Torres, Gilson de Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ilisdayne Thallita Soares da Costa, Danyella Augusto Rosendo da Silva Holanda, José Rebberty Rodrigo Dantas, Sueleide Cristina Torres, Gilson de Vasconcelos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Ilisdayne Thallita Soares da Costa, Danyella Augusto Rosendo da Silva Holanda, José Rebberty Rodrigo Dantas, Sueleide Cristina Torres, Gilson de Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HIV Síndrome de imunodeficiência adquirida Avaliação de serviços de saúde Satisfação do paciente Qualidade da assistência à saúde Acquired immune deficiency syndrome Assessment of health services Patient satisfaction Quality of health care |
topic |
HIV Síndrome de imunodeficiência adquirida Avaliação de serviços de saúde Satisfação do paciente Qualidade da assistência à saúde Acquired immune deficiency syndrome Assessment of health services Patient satisfaction Quality of health care |
description |
Objetivo: Avaliar a qualidade da assistência prestada a portadores de HIV/AIDS, no centro de referência de tratamento da AIDS em Natal/RN, na perspectiva de profissionais de saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa e quantitativa realizada em um hospital público de Natal/RN, de agosto de 2010 a julho de 2011, por meio de entrevista estruturada com os profissionais que atendem os portadores de HIV. Resultados: A avaliação do serviço foi considerada satisfatória por 58,8% dos entrevistados, destacando-se em nove indicadores: apoio oferecido pelo serviço, conveniência dos horários de atendimento, acolhimento, orientações fornecidas sobre o tratamento, pontualidade dos profissionais de saúde, disponibilidade de antirretrovirais, disponibilidade de exames laboratoriais, relacionamento profissional/usuário e facilidade de acesso ao serviço. Conclusão: Não houve diferença significativa quanto à satisfação em relação aos indicadores: pontualidade dos profissionais, conveniência dos horários e disponibilidade de exames laboratoriais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-22T17:54:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-22T17:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Richardson Augusto Rosendo da; SILVA, Ilisdayne Thallita Soares da; COSTA, Danyella Augusto Rosendo da Silva; HOLANDA, Jose Rebberty Rodrigo; DANTAS, Sueleide Cristina; TORRES, Gilson de Vasconcelos. Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 5068-5073, 4 out. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3797/pdf_1. Acesso em: 01 out. 2020. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5068-5073. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31104 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1809-6107 (online) 2175-5361 (print) |
identifier_str_mv |
SILVA, Richardson Augusto Rosendo da; SILVA, Ilisdayne Thallita Soares da; COSTA, Danyella Augusto Rosendo da Silva; HOLANDA, Jose Rebberty Rodrigo; DANTAS, Sueleide Cristina; TORRES, Gilson de Vasconcelos. Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 5068-5073, 4 out. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3797/pdf_1. Acesso em: 01 out. 2020. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5068-5073. 1809-6107 (online) 2175-5361 (print) |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/1/QualidadeAtencaoSaude_Holanda_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/4/QualidadeAten%c3%a7%c3%a3oSa%c3%bade_Holanda_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/5/QualidadeAten%c3%a7%c3%a3oSa%c3%bade_Holanda_2016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8eba2e6875255439ab876f431796573 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 6d3521f721e1780b43577cfd3d1c6899 99593e9beebd2cfd061d1ce1b938f320 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832938506780672 |