Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biaggi, Vana Bock de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10032021-221536/
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a preparação para a performance musical de violoncelistas profissionais, pesquisando possibilidades de estratégias de estudo que possam gerar maior autonomia e criatividade na solução dos desafios técnicos e musicais que o repertório exige. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica sobre processos criativos na preparação para a performance musical, foram abordados o trabalho literário, pedagógico e acadêmico de violoncelistas que refletem sobre a prática no instrumento de forma inovadora. Neste sentido, discutiu-se a busca da experiência do Fluxo e da plenitude na performance musical. Refletiu-se também sobre a necessidade dos cuidados e manutenção da saúde física, mental e emocional no cotidiano profissional. Para atingir esses objetivos, realizou-se um levantamento de práticas que vêm sendo utilizadas por músicos, paralelamente ao estudo do instrumento. Motivada pela experiência pessoal, aprofundou-se em uma reflexão sobre a prática do Qigong, elaborando-se breve histórico e pesquisa bibliográfica sobre essa arte milenar chinesa, estabelecendo relações e influências no campo da prática instrumental em geral e do violoncelo, especificamente. Finalmente, realizou-se pesquisa de campo que incluiu coleta e análise de dados a partir de um questionário respondido por 42 violoncelistas profissionais, do Brasil e do exterior. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa, como metodologia de análise de dados. Foram abordadas as seguintes temáticas: o estudo do instrumento na vida profissional; estratégias de estudo utilizadas para lidar com dificuldades técnico-musicais de repertórios novos ou desafiadores; estratégias sem o uso do instrumento; principais sintomas de ansiedade de performance e estratégias de enfrentamento dos mesmos; atividades praticadas paralelamente ao estudo do instrumento, em busca de maior bem-estar físico, mental e emocional; e, por fim, influência dessas práticas no processo de preparação da performance musical. Nas considerações finais, estabeleceu-se as relações entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, apontando caminhos que podem inspirar estudantes, professores e outros violoncelistas profissionais.
id USP_35eaaff80eb553947227751ed8960c55
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10032021-221536
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performancesMusical Challenges: paths taken by professional cellists in the construction of their performancesCelloCreative processesInstrumental practiceMusical performanceMusician´s healthPerformance MusicalPrática InstrumentalProcessos criativosQigongQigongSaúde do MúsicoViolonceloEste trabalho teve como objetivo investigar a preparação para a performance musical de violoncelistas profissionais, pesquisando possibilidades de estratégias de estudo que possam gerar maior autonomia e criatividade na solução dos desafios técnicos e musicais que o repertório exige. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica sobre processos criativos na preparação para a performance musical, foram abordados o trabalho literário, pedagógico e acadêmico de violoncelistas que refletem sobre a prática no instrumento de forma inovadora. Neste sentido, discutiu-se a busca da experiência do Fluxo e da plenitude na performance musical. Refletiu-se também sobre a necessidade dos cuidados e manutenção da saúde física, mental e emocional no cotidiano profissional. Para atingir esses objetivos, realizou-se um levantamento de práticas que vêm sendo utilizadas por músicos, paralelamente ao estudo do instrumento. Motivada pela experiência pessoal, aprofundou-se em uma reflexão sobre a prática do Qigong, elaborando-se breve histórico e pesquisa bibliográfica sobre essa arte milenar chinesa, estabelecendo relações e influências no campo da prática instrumental em geral e do violoncelo, especificamente. Finalmente, realizou-se pesquisa de campo que incluiu coleta e análise de dados a partir de um questionário respondido por 42 violoncelistas profissionais, do Brasil e do exterior. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa, como metodologia de análise de dados. Foram abordadas as seguintes temáticas: o estudo do instrumento na vida profissional; estratégias de estudo utilizadas para lidar com dificuldades técnico-musicais de repertórios novos ou desafiadores; estratégias sem o uso do instrumento; principais sintomas de ansiedade de performance e estratégias de enfrentamento dos mesmos; atividades praticadas paralelamente ao estudo do instrumento, em busca de maior bem-estar físico, mental e emocional; e, por fim, influência dessas práticas no processo de preparação da performance musical. Nas considerações finais, estabeleceu-se as relações entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, apontando caminhos que podem inspirar estudantes, professores e outros violoncelistas profissionais.This work aims to investigate the preparation for musical performance of professional cellists, researching possibilities for study strategies that can generate greater autonomy and creativity in solving the technical and musical challenges that the repertoire requires. Therefore, in addition to bibliographical research on creative processes in the preparation of musical performance, the literary, pedagogical and academic work of cellists who reflect on the instrument\'s practice in an innovative way were approached. The search for the experience of Flow and fullness in musical performance was discussed. The author reflected on the need for care and maintenance of physical, mental and emotional health in daily professional life. To achieve these objectives, a panorama of practices that have been used by musicians was looked at, in parallel with the study of the instrument. Motivated by the personal experience of the author, the practice of Qigong was examined, offering a brief history and bibliographic research on this ancient Chinese art, establishing relationships and influences in the field of instrumental practice in general and the cello, specifically. Finally, a field survey included data collection and analysis from a questionnaire answered by 42 professional cellists, from Brazil and abroad. Quali-quantitative research was used as a data analysis methodology. The following topics were addressed: the study of the instrument in professional life; study strategies used to deal with technical-musical difficulties in new or challenging repertoires; strategies without the use of the instrument; main symptoms of performance anxiety and coping strategies; activities carried out in parallel with the study of the instrument, in search of greater physical, mental and emotional well-being; and the influence of these practices in the process of preparing a musical performance. In the final considerations, the author sought to establish relationships between bibliographic research and field research, pointing out ways that may inspire students, teachers and other professional cellists.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSuetholz, Robert JohnBiaggi, Vana Bock de2020-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10032021-221536/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-11T05:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-10032021-221536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-11T05:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances
Musical Challenges: paths taken by professional cellists in the construction of their performances
title Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances
spellingShingle Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances
Biaggi, Vana Bock de
Cello
Creative processes
Instrumental practice
Musical performance
Musician´s health
Performance Musical
Prática Instrumental
Processos criativos
Qigong
Qigong
Saúde do Músico
Violoncelo
title_short Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances
title_full Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances
title_fullStr Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances
title_full_unstemmed Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances
title_sort Desafios musicais: caminhos trilhados por violoncelistas profissionais na construção de suas performances
author Biaggi, Vana Bock de
author_facet Biaggi, Vana Bock de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suetholz, Robert John
dc.contributor.author.fl_str_mv Biaggi, Vana Bock de
dc.subject.por.fl_str_mv Cello
Creative processes
Instrumental practice
Musical performance
Musician´s health
Performance Musical
Prática Instrumental
Processos criativos
Qigong
Qigong
Saúde do Músico
Violoncelo
topic Cello
Creative processes
Instrumental practice
Musical performance
Musician´s health
Performance Musical
Prática Instrumental
Processos criativos
Qigong
Qigong
Saúde do Músico
Violoncelo
description Este trabalho teve como objetivo investigar a preparação para a performance musical de violoncelistas profissionais, pesquisando possibilidades de estratégias de estudo que possam gerar maior autonomia e criatividade na solução dos desafios técnicos e musicais que o repertório exige. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica sobre processos criativos na preparação para a performance musical, foram abordados o trabalho literário, pedagógico e acadêmico de violoncelistas que refletem sobre a prática no instrumento de forma inovadora. Neste sentido, discutiu-se a busca da experiência do Fluxo e da plenitude na performance musical. Refletiu-se também sobre a necessidade dos cuidados e manutenção da saúde física, mental e emocional no cotidiano profissional. Para atingir esses objetivos, realizou-se um levantamento de práticas que vêm sendo utilizadas por músicos, paralelamente ao estudo do instrumento. Motivada pela experiência pessoal, aprofundou-se em uma reflexão sobre a prática do Qigong, elaborando-se breve histórico e pesquisa bibliográfica sobre essa arte milenar chinesa, estabelecendo relações e influências no campo da prática instrumental em geral e do violoncelo, especificamente. Finalmente, realizou-se pesquisa de campo que incluiu coleta e análise de dados a partir de um questionário respondido por 42 violoncelistas profissionais, do Brasil e do exterior. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa, como metodologia de análise de dados. Foram abordadas as seguintes temáticas: o estudo do instrumento na vida profissional; estratégias de estudo utilizadas para lidar com dificuldades técnico-musicais de repertórios novos ou desafiadores; estratégias sem o uso do instrumento; principais sintomas de ansiedade de performance e estratégias de enfrentamento dos mesmos; atividades praticadas paralelamente ao estudo do instrumento, em busca de maior bem-estar físico, mental e emocional; e, por fim, influência dessas práticas no processo de preparação da performance musical. Nas considerações finais, estabeleceu-se as relações entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, apontando caminhos que podem inspirar estudantes, professores e outros violoncelistas profissionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10032021-221536/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10032021-221536/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090573012828160