Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Junior, Antonio Herci
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15032024-174822/
Resumo: Este trabalho interpreta a trajetória de Willys de Castro, pluriartista -- músico, poeta, artista visual, cenógrafo, figurinista, designer de moda e de produto -- identificando nessa jornada criativa dois princípios fundamentais que trazem novas luzes sobre o processo de formação da contemporaneidade artística brasileira nas artes. O primeiro deles avalia o desenrolar histórico do construtivismo no Brasil, um processo original e tributário das vanguardas europeias do início do século XX. Enfatizando particularmente a assimilação antropofágica que adquire um ritmo próprio e se desenvolve através de acalorada e intensa progressão, teórica e intelectual, derivada das propostas de Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. A tese discerne o papel de mediador e pivô da crise dos movimentos -- concreto e neoconcreto, que Willys de Castro assumiu, como uma figura proeminente. O artista, neste projeto, renova a prática construtivista valendo-se de estratégias criativas na construção dos objetos ativos e dos pluriobjetos. O segundo princípio interpreta duas ferramentas recursivas e construtivas, que ele articula, de forma perene, continuada e obstinada em sua jornada: (i) o transbordamento do meio ou do suporte, que borra os limites entre escultura e pintura e (ii) a apresentação de suas obras como realização de modelos que dão consistência à própria teoria construtiva da qual emanam, isto é, que funcionam segundo o preceito da lógica de que \"uma teoria é consistente se apresentar modelos. O artista, ao desenvolver sua criação a partir de tais pressupostos, cria uma inversão de expectativas de abordagem formal que se deslocam de teorias formais do objeto para teorias da percepção, através do arsenal filosófico de Merleau-Ponty, que o próprio artista introduz em sua reflexão intelectual e construtiva. A interpretação aqui construída das teorias da estética e percepção das obras utiliza, como instrumental, aspectos da teoria dos jogos de linguagem, de Wittgenstein, como elemento disparador.
id USP_36295c64d6fe2139660c97f2e17b07cf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15032024-174822
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de CastroTranscendence of the medium and artistic state of the work: the constructive trajectory of Willys de CastroAbstração geométricaActive objectAesthetic consistencyConsistência estéticaConstrutivismo plásticoFenomenologia da percepçãoGeometric abstractionObjeto ativoPhenomenology of perceptionPlastic constructivismEste trabalho interpreta a trajetória de Willys de Castro, pluriartista -- músico, poeta, artista visual, cenógrafo, figurinista, designer de moda e de produto -- identificando nessa jornada criativa dois princípios fundamentais que trazem novas luzes sobre o processo de formação da contemporaneidade artística brasileira nas artes. O primeiro deles avalia o desenrolar histórico do construtivismo no Brasil, um processo original e tributário das vanguardas europeias do início do século XX. Enfatizando particularmente a assimilação antropofágica que adquire um ritmo próprio e se desenvolve através de acalorada e intensa progressão, teórica e intelectual, derivada das propostas de Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. A tese discerne o papel de mediador e pivô da crise dos movimentos -- concreto e neoconcreto, que Willys de Castro assumiu, como uma figura proeminente. O artista, neste projeto, renova a prática construtivista valendo-se de estratégias criativas na construção dos objetos ativos e dos pluriobjetos. O segundo princípio interpreta duas ferramentas recursivas e construtivas, que ele articula, de forma perene, continuada e obstinada em sua jornada: (i) o transbordamento do meio ou do suporte, que borra os limites entre escultura e pintura e (ii) a apresentação de suas obras como realização de modelos que dão consistência à própria teoria construtiva da qual emanam, isto é, que funcionam segundo o preceito da lógica de que \"uma teoria é consistente se apresentar modelos. O artista, ao desenvolver sua criação a partir de tais pressupostos, cria uma inversão de expectativas de abordagem formal que se deslocam de teorias formais do objeto para teorias da percepção, através do arsenal filosófico de Merleau-Ponty, que o próprio artista introduz em sua reflexão intelectual e construtiva. A interpretação aqui construída das teorias da estética e percepção das obras utiliza, como instrumental, aspectos da teoria dos jogos de linguagem, de Wittgenstein, como elemento disparador.This work interprets the trajectory of Willys de Castro, a pluriartist - musician, poet, visual artist, set designer, costume designer, fashion, and product designer - identifying in his creative journey two fundamental points that bring new light on the process of formation of Brazilian artistic contemporaneity in the arts. The first of them on the historical process of constructivism in Brazil, an original and tributary process of the vanguards of the early twentieth century, emphasizing particularly the anthropophagic assimilation that acquires its rhythm and develops through a heated and intense process of theoretical and intellectual production, from the proposals of Ferreira Gullar and Mário Pedrosa. The thesis attempts to show the role of mediator and pivot of the crisis that Willys de Castro assumed, as a prominent figure in both movements - concrete and neoconcrete. It renews the constructivist practice by making use of creative strategies in the construction of active objects and pluriobjects. The second fundamental point interprets two recursive and constructive tools developed in a perennial, continuous, and obstinate way in their journey: (i) the overflow of the medium or support, which blurs the boundaries between sculpture and painting, and (ii) the presentation of their works as the realization of models that give consistency to the very constructive theory from which they emanate, that is, that they function according to the precept of logic that a theory is consistent if it presents models. The artist, in developing his creation from such assumptions, creates an inversion of expectations of a formal approach that moves from formal theories of the object to theories of perception, through the theoretical arsenal of Merleau-Ponty, which the artist himself introduces in his constructive and theoretical search. The interpretation constructed here of the theories of aesthetics and perception of the works uses, as an instrument, aspects of the theory of language games, by Wittgenstein, as a triggering element.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatuck, ArturFerreira Junior, Antonio Herci2023-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15032024-174822/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-15T20:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-15032024-174822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-15T20:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro
Transcendence of the medium and artistic state of the work: the constructive trajectory of Willys de Castro
title Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro
spellingShingle Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro
Ferreira Junior, Antonio Herci
Abstração geométrica
Active object
Aesthetic consistency
Consistência estética
Construtivismo plástico
Fenomenologia da percepção
Geometric abstraction
Objeto ativo
Phenomenology of perception
Plastic constructivism
title_short Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro
title_full Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro
title_fullStr Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro
title_full_unstemmed Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro
title_sort Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro
author Ferreira Junior, Antonio Herci
author_facet Ferreira Junior, Antonio Herci
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matuck, Artur
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Junior, Antonio Herci
dc.subject.por.fl_str_mv Abstração geométrica
Active object
Aesthetic consistency
Consistência estética
Construtivismo plástico
Fenomenologia da percepção
Geometric abstraction
Objeto ativo
Phenomenology of perception
Plastic constructivism
topic Abstração geométrica
Active object
Aesthetic consistency
Consistência estética
Construtivismo plástico
Fenomenologia da percepção
Geometric abstraction
Objeto ativo
Phenomenology of perception
Plastic constructivism
description Este trabalho interpreta a trajetória de Willys de Castro, pluriartista -- músico, poeta, artista visual, cenógrafo, figurinista, designer de moda e de produto -- identificando nessa jornada criativa dois princípios fundamentais que trazem novas luzes sobre o processo de formação da contemporaneidade artística brasileira nas artes. O primeiro deles avalia o desenrolar histórico do construtivismo no Brasil, um processo original e tributário das vanguardas europeias do início do século XX. Enfatizando particularmente a assimilação antropofágica que adquire um ritmo próprio e se desenvolve através de acalorada e intensa progressão, teórica e intelectual, derivada das propostas de Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. A tese discerne o papel de mediador e pivô da crise dos movimentos -- concreto e neoconcreto, que Willys de Castro assumiu, como uma figura proeminente. O artista, neste projeto, renova a prática construtivista valendo-se de estratégias criativas na construção dos objetos ativos e dos pluriobjetos. O segundo princípio interpreta duas ferramentas recursivas e construtivas, que ele articula, de forma perene, continuada e obstinada em sua jornada: (i) o transbordamento do meio ou do suporte, que borra os limites entre escultura e pintura e (ii) a apresentação de suas obras como realização de modelos que dão consistência à própria teoria construtiva da qual emanam, isto é, que funcionam segundo o preceito da lógica de que \"uma teoria é consistente se apresentar modelos. O artista, ao desenvolver sua criação a partir de tais pressupostos, cria uma inversão de expectativas de abordagem formal que se deslocam de teorias formais do objeto para teorias da percepção, através do arsenal filosófico de Merleau-Ponty, que o próprio artista introduz em sua reflexão intelectual e construtiva. A interpretação aqui construída das teorias da estética e percepção das obras utiliza, como instrumental, aspectos da teoria dos jogos de linguagem, de Wittgenstein, como elemento disparador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15032024-174822/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15032024-174822/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256988412542976