Ma e corpo erodido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-12092024-150915/ |
Resumo: | Nesta tese de doutorado, a artista da Dança e do Teatro Patrícia de Azevedo Noronha apresenta sua proposta de Corpo Erodido. Essa sua abordagem do corpo foi consequência de seus anseios artísticos e das influências dos mestres da dança Maria Duschenes, Patrícia Stokoe e Takao Kusuno. Desenvolve os temas centrais Corpo Erodido e espacialidade Ma, a partir do desenrolar de sua vida de artífice nas Artes Cênicas, de seus trabalhos artísticos e pedagógicos. Dedica-se a abordar sua trajetória artística, dando ênfase para o cruzamento de seu caminho com os caminhos de outros profissionais das Artes, seus contemporâneos. Sua trajetória está inserida na cena da dança de São Paulo, desde final de 1960, até este ano de 2017. O relato abarca, portanto, o período de 50 anos, o que o caracteriza como um recorte da história da dança em São Paulo. Não se trata de uma autobiografia, mas sim de uma reflexão a respeito da trajetória da artista, das inquietações e indagações artísticas que a levaram a engendrar essa concepção de trabalho de criação e de construção do corpo cênico. Fala particularmente do trabalho e da convivência com o diretor Takao Kusuno e sua parceira artística e esposa Felícia Ogawa. Discute o conceito japonês Ma e faz uma reflexão sobre a Arte Butoh. Ao final deste trabalho, Patrícia compartilha o processo de criação da cena A Última Mulher do Mundo, construída a partir da espacialidade Ma. |
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Nesta tese de doutorado, a artista da Dança e do Teatro Patrícia de Azevedo Noronha apresenta sua proposta de Corpo Erodido. Essa sua abordagem do corpo foi consequência de seus anseios artísticos e das influências dos mestres da dança Maria Duschenes, Patrícia Stokoe e Takao Kusuno. Desenvolve os temas centrais Corpo Erodido e espacialidade Ma, a partir do desenrolar de sua vida de artífice nas Artes Cênicas, de seus trabalhos artísticos e pedagógicos. Dedica-se a abordar sua trajetória artística, dando ênfase para o cruzamento de seu caminho com os caminhos de outros profissionais das Artes, seus contemporâneos. Sua trajetória está inserida na cena da dança de São Paulo, desde final de 1960, até este ano de 2017. O relato abarca, portanto, o período de 50 anos, o que o caracteriza como um recorte da história da dança em São Paulo. Não se trata de uma autobiografia, mas sim de uma reflexão a respeito da trajetória da artista, das inquietações e indagações artísticas que a levaram a engendrar essa concepção de trabalho de criação e de construção do corpo cênico. Fala particularmente do trabalho e da convivência com o diretor Takao Kusuno e sua parceira artística e esposa Felícia Ogawa. Discute o conceito japonês Ma e faz uma reflexão sobre a Arte Butoh. Ao final deste trabalho, Patrícia compartilha o processo de criação da cena A Última Mulher do Mundo, construída a partir da espacialidade Ma. |
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