As feiras de arte impressa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-105135/
Resumo: O fenômeno recente do surgimento de feiras de arte impressa, em especial após a 2009, no Brasil e em outros países ocidentais, criou um mercado de arte que possui características diferentes do mercado da arte contemporânea composto por galerias, feiras e leilões. A arte impressa possui características próprias: é uma mídia reproduzível, de menor custo e com características de exibição próprias, principalmente quando se trata de publicações de artistas. Assim, este trabalho busca identificar as posições dos agentes e instituições que atuam nos processos de legitimação dentro do mundo das artes impressas, nomenclatura que desenvolvo com base no conceito de mundo da arte desenvolvido por Becker (2010), sendo, portanto, uma análise a partir da abordagem da sociologia da arte. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre o setor, levantando dados para o mapeamento da arte impressa no Brasil e pesquisa qualitativa através do levantamento bibliográfico sobre o tema e entrevistas com agente do setor: Nara Milioli, da Observatório Móvel; Ricardo Rodrigues, do selo Experimentos Impressos; e, Cecilia Arbolave e João Varella, idealizadores da Feira Miolo(s), Banca Tatuí e Editora Lote 42.
id USP_36e0e365dc0da53f4b6d40ee0b452f4c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22052023-105135
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As feiras de arte impressa no BrasilPrinted art fairs in BrazilArt marketArte contemporâneaArte impressaContemporary artFeira de arte impressaGraphic artsMercado de artePrinted art fairSociologia da arteSociology of artO fenômeno recente do surgimento de feiras de arte impressa, em especial após a 2009, no Brasil e em outros países ocidentais, criou um mercado de arte que possui características diferentes do mercado da arte contemporânea composto por galerias, feiras e leilões. A arte impressa possui características próprias: é uma mídia reproduzível, de menor custo e com características de exibição próprias, principalmente quando se trata de publicações de artistas. Assim, este trabalho busca identificar as posições dos agentes e instituições que atuam nos processos de legitimação dentro do mundo das artes impressas, nomenclatura que desenvolvo com base no conceito de mundo da arte desenvolvido por Becker (2010), sendo, portanto, uma análise a partir da abordagem da sociologia da arte. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre o setor, levantando dados para o mapeamento da arte impressa no Brasil e pesquisa qualitativa através do levantamento bibliográfico sobre o tema e entrevistas com agente do setor: Nara Milioli, da Observatório Móvel; Ricardo Rodrigues, do selo Experimentos Impressos; e, Cecilia Arbolave e João Varella, idealizadores da Feira Miolo(s), Banca Tatuí e Editora Lote 42.The recent phenomenon of the emergence of printed art fairs, especially after the 2010s, in Brazil and in other western countries, created an art market that has different characteristics from the contemporary art market composed of galleries, fairs and auctions. Printed art has its own characteristics: it is a reproducible, lower-cost medium with its own exhibition characteristics, especially when it comes to artist publications. Thus, this work seeks to identify the positions of the agents and institutions that act in the legitimation processes within the world of printed arts, a nomenclature that I develop based on the concept of the art world developed by Becker (2010), being, therefore, an analysis to from the approach of the sociology of art. For this, a quantitative research was carried out on the sector, raising data for the mapping of printed art in Brazil and qualitative research through the bibliographic survey on the subject and interviews with an agent of the sector: Nara Milioli, from Observatório Móvel; Ricardo Rodrigues, from the Experimentos Impressos label; and Cecilia Arbolave and João Varella, founders of Feira Miolo(s), Banca Tatuí and Editora Lote 42.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoncalves, Lisbeth Ruth RebolloFerrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine2023-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-105135/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-22T14:05:49Zoai:teses.usp.br:tde-22052023-105135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-22T14:05:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As feiras de arte impressa no Brasil
Printed art fairs in Brazil
title As feiras de arte impressa no Brasil
spellingShingle As feiras de arte impressa no Brasil
Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine
Art market
Arte contemporânea
Arte impressa
Contemporary art
Feira de arte impressa
Graphic arts
Mercado de arte
Printed art fair
Sociologia da arte
Sociology of art
title_short As feiras de arte impressa no Brasil
title_full As feiras de arte impressa no Brasil
title_fullStr As feiras de arte impressa no Brasil
title_full_unstemmed As feiras de arte impressa no Brasil
title_sort As feiras de arte impressa no Brasil
author Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine
author_facet Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine
dc.subject.por.fl_str_mv Art market
Arte contemporânea
Arte impressa
Contemporary art
Feira de arte impressa
Graphic arts
Mercado de arte
Printed art fair
Sociologia da arte
Sociology of art
topic Art market
Arte contemporânea
Arte impressa
Contemporary art
Feira de arte impressa
Graphic arts
Mercado de arte
Printed art fair
Sociologia da arte
Sociology of art
description O fenômeno recente do surgimento de feiras de arte impressa, em especial após a 2009, no Brasil e em outros países ocidentais, criou um mercado de arte que possui características diferentes do mercado da arte contemporânea composto por galerias, feiras e leilões. A arte impressa possui características próprias: é uma mídia reproduzível, de menor custo e com características de exibição próprias, principalmente quando se trata de publicações de artistas. Assim, este trabalho busca identificar as posições dos agentes e instituições que atuam nos processos de legitimação dentro do mundo das artes impressas, nomenclatura que desenvolvo com base no conceito de mundo da arte desenvolvido por Becker (2010), sendo, portanto, uma análise a partir da abordagem da sociologia da arte. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre o setor, levantando dados para o mapeamento da arte impressa no Brasil e pesquisa qualitativa através do levantamento bibliográfico sobre o tema e entrevistas com agente do setor: Nara Milioli, da Observatório Móvel; Ricardo Rodrigues, do selo Experimentos Impressos; e, Cecilia Arbolave e João Varella, idealizadores da Feira Miolo(s), Banca Tatuí e Editora Lote 42.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-105135/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-105135/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257270242508800