As feiras de arte impressa no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-105135/ |
Resumo: | O fenômeno recente do surgimento de feiras de arte impressa, em especial após a 2009, no Brasil e em outros países ocidentais, criou um mercado de arte que possui características diferentes do mercado da arte contemporânea composto por galerias, feiras e leilões. A arte impressa possui características próprias: é uma mídia reproduzível, de menor custo e com características de exibição próprias, principalmente quando se trata de publicações de artistas. Assim, este trabalho busca identificar as posições dos agentes e instituições que atuam nos processos de legitimação dentro do mundo das artes impressas, nomenclatura que desenvolvo com base no conceito de mundo da arte desenvolvido por Becker (2010), sendo, portanto, uma análise a partir da abordagem da sociologia da arte. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre o setor, levantando dados para o mapeamento da arte impressa no Brasil e pesquisa qualitativa através do levantamento bibliográfico sobre o tema e entrevistas com agente do setor: Nara Milioli, da Observatório Móvel; Ricardo Rodrigues, do selo Experimentos Impressos; e, Cecilia Arbolave e João Varella, idealizadores da Feira Miolo(s), Banca Tatuí e Editora Lote 42. |
id |
USP_36e0e365dc0da53f4b6d40ee0b452f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22052023-105135 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
As feiras de arte impressa no BrasilPrinted art fairs in BrazilArt marketArte contemporâneaArte impressaContemporary artFeira de arte impressaGraphic artsMercado de artePrinted art fairSociologia da arteSociology of artO fenômeno recente do surgimento de feiras de arte impressa, em especial após a 2009, no Brasil e em outros países ocidentais, criou um mercado de arte que possui características diferentes do mercado da arte contemporânea composto por galerias, feiras e leilões. A arte impressa possui características próprias: é uma mídia reproduzível, de menor custo e com características de exibição próprias, principalmente quando se trata de publicações de artistas. Assim, este trabalho busca identificar as posições dos agentes e instituições que atuam nos processos de legitimação dentro do mundo das artes impressas, nomenclatura que desenvolvo com base no conceito de mundo da arte desenvolvido por Becker (2010), sendo, portanto, uma análise a partir da abordagem da sociologia da arte. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre o setor, levantando dados para o mapeamento da arte impressa no Brasil e pesquisa qualitativa através do levantamento bibliográfico sobre o tema e entrevistas com agente do setor: Nara Milioli, da Observatório Móvel; Ricardo Rodrigues, do selo Experimentos Impressos; e, Cecilia Arbolave e João Varella, idealizadores da Feira Miolo(s), Banca Tatuí e Editora Lote 42.The recent phenomenon of the emergence of printed art fairs, especially after the 2010s, in Brazil and in other western countries, created an art market that has different characteristics from the contemporary art market composed of galleries, fairs and auctions. Printed art has its own characteristics: it is a reproducible, lower-cost medium with its own exhibition characteristics, especially when it comes to artist publications. Thus, this work seeks to identify the positions of the agents and institutions that act in the legitimation processes within the world of printed arts, a nomenclature that I develop based on the concept of the art world developed by Becker (2010), being, therefore, an analysis to from the approach of the sociology of art. For this, a quantitative research was carried out on the sector, raising data for the mapping of printed art in Brazil and qualitative research through the bibliographic survey on the subject and interviews with an agent of the sector: Nara Milioli, from Observatório Móvel; Ricardo Rodrigues, from the Experimentos Impressos label; and Cecilia Arbolave and João Varella, founders of Feira Miolo(s), Banca Tatuí and Editora Lote 42.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoncalves, Lisbeth Ruth RebolloFerrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine2023-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-105135/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-22T14:05:49Zoai:teses.usp.br:tde-22052023-105135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-22T14:05:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As feiras de arte impressa no Brasil Printed art fairs in Brazil |
title |
As feiras de arte impressa no Brasil |
spellingShingle |
As feiras de arte impressa no Brasil Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine Art market Arte contemporânea Arte impressa Contemporary art Feira de arte impressa Graphic arts Mercado de arte Printed art fair Sociologia da arte Sociology of art |
title_short |
As feiras de arte impressa no Brasil |
title_full |
As feiras de arte impressa no Brasil |
title_fullStr |
As feiras de arte impressa no Brasil |
title_full_unstemmed |
As feiras de arte impressa no Brasil |
title_sort |
As feiras de arte impressa no Brasil |
author |
Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine |
author_facet |
Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Art market Arte contemporânea Arte impressa Contemporary art Feira de arte impressa Graphic arts Mercado de arte Printed art fair Sociologia da arte Sociology of art |
topic |
Art market Arte contemporânea Arte impressa Contemporary art Feira de arte impressa Graphic arts Mercado de arte Printed art fair Sociologia da arte Sociology of art |
description |
O fenômeno recente do surgimento de feiras de arte impressa, em especial após a 2009, no Brasil e em outros países ocidentais, criou um mercado de arte que possui características diferentes do mercado da arte contemporânea composto por galerias, feiras e leilões. A arte impressa possui características próprias: é uma mídia reproduzível, de menor custo e com características de exibição próprias, principalmente quando se trata de publicações de artistas. Assim, este trabalho busca identificar as posições dos agentes e instituições que atuam nos processos de legitimação dentro do mundo das artes impressas, nomenclatura que desenvolvo com base no conceito de mundo da arte desenvolvido por Becker (2010), sendo, portanto, uma análise a partir da abordagem da sociologia da arte. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre o setor, levantando dados para o mapeamento da arte impressa no Brasil e pesquisa qualitativa através do levantamento bibliográfico sobre o tema e entrevistas com agente do setor: Nara Milioli, da Observatório Móvel; Ricardo Rodrigues, do selo Experimentos Impressos; e, Cecilia Arbolave e João Varella, idealizadores da Feira Miolo(s), Banca Tatuí e Editora Lote 42. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-105135/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-105135/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257270242508800 |