Recebendo notícias difíceis em unidade de terapia intensiva neonatal: expectativas e realidade dos pais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-10112022-161545/ |
Resumo: | Introdução: Os diversos eventos que circundam a internação de neonatos sob cuidados intensivos são estressores que, por si só, configuram em notícias difíceis para os familiares. Nesses momentos delicados, a carência de conhecimento de instrumentos para apoio aos profissionais ou de recomendações específicas para a comunicação de notícias difíceis no contexto retratado, pode gerar um quadro de ansiedade nos profissionais de saúde, além de ser prejudicial à criação de vínculo entre equipe e familiares. Objetivo: Compreender como ocorre o processo de comunicação de notícias difíceis na perspectiva dos receptores, os pais de neonatos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado através de entrevistas semiestruturadas a pais de recém-nascidos internados em UTIN, com posterior análise temática dos dados obtidos. Foi realizada também, anteriormente às entrevistas, a aplicação da escala PSS:NICU, objetivando aproximar os participantes do objeto de pesquisa, além de observar a relação entre o estresse proveniente de fatores intrínsecos à UTIN e a concepção de notícias difíceis. Resultados: Das 21 entrevistas, emergiram sete temas, sendo: a. O que são notícias difíceis; b. Quando ocorre a comunicação de notícias difíceis; c. Como os familiares percebem a comunicação de notícias difíceis; d. O que são boas notícias para os pais e o que gostariam de ouvir; e. Qual a maneira ideal de comunicar uma notícia difícil; f. Sentimentos despertados pela comunicação de notícias difíceis; g. O papel da equipe multiprofissional na comunicação de notícias difíceis. Foi evidenciado que a sensibilidade quanto a COMO, QUANTO e QUANDO comunicar, são aspectos que humanizam e qualificam a comunicação. A definição, pelos familiares, do que são notícias difíceis e a compreensão pelo profissional do fluxo de informações tolerável para cada caso, são fatores que tornam o momento menos traumático. Também foi evidenciado que, a maioria dos aspectos negativos percebidos, advêm do escasso preparo/ treinamento dos profissionais acerca do tema. Quanto ao instrumento, as análises estatísticas evidenciaram que diversos elementos presentes na UTIN podem representar uma provável gravidade/piora do quadro de saúde do recém-nascido e, assim, podem ser considerados potenciais notícias difíceis devido ao impacto causado nos acompanhantes. Considerações Finais: Pelo relato dos pais, foi possível observar que ainda há uma carência no preparo da equipe para a comunicação, sendo esse despreparo notado, principalmente, no tocante ao acolhimento dos sentimentos derivados da interação. Além disso, a grande carga de estresse vivenciada pode ser prejudicada por uma equipe despreparada para realizar a comunicação das notícias difíceis e o acolhimento aos familiares. Independentemente do contexto em que a notícia é dada, é necessário que o profissional responsável pela comunicação seja capaz de utilizar-se de habilidades comunicacionais e interpessoais para que a mensagem seja recebida de maneira menos traumática, além de ser compreendida em sua totalidade. |
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Recebendo notícias difíceis em unidade de terapia intensiva neonatal: expectativas e realidade dos paisReceiving difficult news in neonatal intensive care unit: parents\' expectations and realityCommunicationComunicaçãoEquipe de assistência ao pacienteFamíliaFamilyHumanização da assistênciaHumanization of assistanceNeonatal intensive care unitsPatient assistance teamUnidades de terapia intensiva neonatalIntrodução: Os diversos eventos que circundam a internação de neonatos sob cuidados intensivos são estressores que, por si só, configuram em notícias difíceis para os familiares. Nesses momentos delicados, a carência de conhecimento de instrumentos para apoio aos profissionais ou de recomendações específicas para a comunicação de notícias difíceis no contexto retratado, pode gerar um quadro de ansiedade nos profissionais de saúde, além de ser prejudicial à criação de vínculo entre equipe e familiares. Objetivo: Compreender como ocorre o processo de comunicação de notícias difíceis na perspectiva dos receptores, os pais de neonatos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado através de entrevistas semiestruturadas a pais de recém-nascidos internados em UTIN, com posterior análise temática dos dados obtidos. Foi realizada também, anteriormente às entrevistas, a aplicação da escala PSS:NICU, objetivando aproximar os participantes do objeto de pesquisa, além de observar a relação entre o estresse proveniente de fatores intrínsecos à UTIN e a concepção de notícias difíceis. Resultados: Das 21 entrevistas, emergiram sete temas, sendo: a. O que são notícias difíceis; b. Quando ocorre a comunicação de notícias difíceis; c. Como os familiares percebem a comunicação de notícias difíceis; d. O que são boas notícias para os pais e o que gostariam de ouvir; e. Qual a maneira ideal de comunicar uma notícia difícil; f. Sentimentos despertados pela comunicação de notícias difíceis; g. O papel da equipe multiprofissional na comunicação de notícias difíceis. Foi evidenciado que a sensibilidade quanto a COMO, QUANTO e QUANDO comunicar, são aspectos que humanizam e qualificam a comunicação. A definição, pelos familiares, do que são notícias difíceis e a compreensão pelo profissional do fluxo de informações tolerável para cada caso, são fatores que tornam o momento menos traumático. Também foi evidenciado que, a maioria dos aspectos negativos percebidos, advêm do escasso preparo/ treinamento dos profissionais acerca do tema. Quanto ao instrumento, as análises estatísticas evidenciaram que diversos elementos presentes na UTIN podem representar uma provável gravidade/piora do quadro de saúde do recém-nascido e, assim, podem ser considerados potenciais notícias difíceis devido ao impacto causado nos acompanhantes. Considerações Finais: Pelo relato dos pais, foi possível observar que ainda há uma carência no preparo da equipe para a comunicação, sendo esse despreparo notado, principalmente, no tocante ao acolhimento dos sentimentos derivados da interação. Além disso, a grande carga de estresse vivenciada pode ser prejudicada por uma equipe despreparada para realizar a comunicação das notícias difíceis e o acolhimento aos familiares. Independentemente do contexto em que a notícia é dada, é necessário que o profissional responsável pela comunicação seja capaz de utilizar-se de habilidades comunicacionais e interpessoais para que a mensagem seja recebida de maneira menos traumática, além de ser compreendida em sua totalidade.Introduction: The various events surrounding the hospitalization of newborns under intensive care are stressors that, by themselves, constitute difficult news for family members. In these delicate moments, the lack of knowledge of instruments to support professionals or specific recommendations for communicating difficult news in the context portrayed, can generate an anxiety in health professionals, in addition to being harmful to the creation of a bond between the team and relatives. Objective: To understand how the process of communicating difficult news takes place from the perspective of recipients, the parents of newborns admitted to the Neonatal Intensive Care Unit (NICU). Method: Descriptive study, with a qualitative approach, conducted through semi-structured interviews with parents of newborns admitted to the NICU, with subsequent thematic analysis of the data obtained. The application of the PSS:NICU scale was also carried out, aiming to observe the relationship between the stress arising from factors intrinsic to the NICU and the conception of difficult news. Results: From the 21 interviews, seven themes emerged, namely: a. What is difficult news; b. When difficult news communication occurs; c. How family members perceive difficult news communication; d. What is good news for parents and what they would like to hear; d. What is the ideal way to communicate difficult news; f. Feelings aroused by the communication of difficult news; g. The role of the multidisciplinary team in communicating difficult news. It was evidenced that sensitivity regarding HOW, HOW MUCH and WHEN to communicate are aspects that humanize and qualify communication. The definition, by family members, of what is difficult news and the professional\'s understanding of the tolerable flow of information for each case, are factors that make the moment less traumatic. It was also evidenced that most of the negative aspects perceived come from the lack of preparation/training of professionals on the subject. As for the instrument, the statistical analyzes showed that different aspects of the NICU may highlight the severity/worsening of the newborn\'s health condition, and could be considered as potential difficult news due to the impact caused on the caregivers. Final Considerations: From the parents\' report, it was possible to observe that there is still a lack in the team\'s preparation for communication, and this lack of preparation was noticed, mainly, regarding the acceptance of the feelings derived from the interaction. In addition, the great load of stress experienced can be impaired by a team that is unprepared to communicate difficult news and welcome family members. Regardless of the context in which the news is given, the professional responsible for communication must be able to use communication and interpersonal skills so that the message is received in a less traumatic way, in addition to being understood in its entirety.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, Adriana MoraesMachado, Giovanna Cristina Conti2022-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-10112022-161545/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-21T15:48:07Zoai:teses.usp.br:tde-10112022-161545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-21T15:48:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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