Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Karline Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-20042021-155950/
Resumo: A origem dos elementos químicos é um tema que praticamente não é abordado no ensino da química. Por ser um assunto de grande relevância, deveria ser melhor explorado, facilitando assim a compreensão da tabela periódica. Com base nisso, confeccionamos e aplicamos um jogo envolvendo Química e Astronomia para alunos iniciantes do ensino médio da rede estadual de São Paulo, mostrando como surgiram os elementos organizados na tabela periódica por Mendeleev. É de extrema importância que os alunos tenham conhecimento dos elementos químicos e de onde eles foram formados para que alcancem um entendimento mais amplo dentro do estudo de química. A existência e as propriedades dos elementos químicos já constituem parte corrente do currículo da educação básica, mas questionamentos sobre a origem dos elementos químicos onde surgiram e como foram formados em geral não estão presentes no ambiente escolar. A proposta desse projeto é trabalhar transdisciplinarmente com Química e Astronomia, enfatizando a origem dos elementos químicos. Para que o objetivo seja alcançado, utilizamos como ferramenta pedagógica os jogos didáticos, que constituem um instrumento facilitador de aprendizagem permitindo que os alunos desenvolvam não só conhecimentos, mas também habilidades e atitudes. O uso do jogo como ferramenta permite alcançar um aprendizado mais significativo. Assim, os jogos didáticos são fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem dentro de uma perspectiva de educação necessária para o mundo atual, altamente conectado e em rápida transformação, resumida nos Quatro Pilares da Educação de Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.
id USP_371a01faedcddf7860b9746c6ef240f0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20042021-155950
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didáticaLEARNING PROPOSAL FOR TEACHING ASTRONOMY AND CHEMISTRY USING THE GAME AS A TEACHING TOOLAstronomy teachingChemistry teachingDidactic gamesEnsino de astronomiaEnsino de CiênciasEnsino de químicaFerramentas de aprendizagemJogos didáticosLearning toolsScience teachingTransdisciplinaridade.Transdisciplinarity.A origem dos elementos químicos é um tema que praticamente não é abordado no ensino da química. Por ser um assunto de grande relevância, deveria ser melhor explorado, facilitando assim a compreensão da tabela periódica. Com base nisso, confeccionamos e aplicamos um jogo envolvendo Química e Astronomia para alunos iniciantes do ensino médio da rede estadual de São Paulo, mostrando como surgiram os elementos organizados na tabela periódica por Mendeleev. É de extrema importância que os alunos tenham conhecimento dos elementos químicos e de onde eles foram formados para que alcancem um entendimento mais amplo dentro do estudo de química. A existência e as propriedades dos elementos químicos já constituem parte corrente do currículo da educação básica, mas questionamentos sobre a origem dos elementos químicos onde surgiram e como foram formados em geral não estão presentes no ambiente escolar. A proposta desse projeto é trabalhar transdisciplinarmente com Química e Astronomia, enfatizando a origem dos elementos químicos. Para que o objetivo seja alcançado, utilizamos como ferramenta pedagógica os jogos didáticos, que constituem um instrumento facilitador de aprendizagem permitindo que os alunos desenvolvam não só conhecimentos, mas também habilidades e atitudes. O uso do jogo como ferramenta permite alcançar um aprendizado mais significativo. Assim, os jogos didáticos são fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem dentro de uma perspectiva de educação necessária para o mundo atual, altamente conectado e em rápida transformação, resumida nos Quatro Pilares da Educação de Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.The origin of chemical elements is a topic that is hardly addressed in teaching of chemistry. As it is a very relevant subject, it should be better explored, thus facilitating the understanding of the periodic table. Based on this, we designed and applied a game involving chemistry and astronomy for junior high school students of the state of São Paulo, showing how the elements organized in the periodic table by Mendeleev emerged. It is extremely important that students have knowledge of the chemical elements and where they have been formed in order to reach a broader understanding within the study of chemistry. The existence and properties of chemical elements are already part of the basic education curriculum, but questions about the origin of chemical elements - where they have originated and how they were formed - are not usually present in the school environment. The purpose of this project is to work transdisciplinarily with chemistry and astronomy, emphasizing the origin of the chemical elements. In order that this goal be achieved, we use didactic games as a pedagogical tool, which are a facilitator of learning, allowing students to develop not only knowledge but also skills and attitudes. The use of the game as a didactic tool allows to acquire a more significant learning. Thus, didactic games are strong allies in the teaching and learning process within a perspective of education necessary for the current, highly connected and rapidly changing world, summarized in the Four Pillars of Learning by Jacques Delors: learning to know, learning to do, learning to live together and learning to be.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFriaca, Amancio Cesar SantosBrandão, Karline Alves2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-20042021-155950/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-28T00:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-20042021-155950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-28T00:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didática
LEARNING PROPOSAL FOR TEACHING ASTRONOMY AND CHEMISTRY USING THE GAME AS A TEACHING TOOL
title Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didática
spellingShingle Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didática
Brandão, Karline Alves
Astronomy teaching
Chemistry teaching
Didactic games
Ensino de astronomia
Ensino de Ciências
Ensino de química
Ferramentas de aprendizagem
Jogos didáticos
Learning tools
Science teaching
Transdisciplinaridade.
Transdisciplinarity.
title_short Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didática
title_full Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didática
title_fullStr Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didática
title_full_unstemmed Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didática
title_sort Proposta de aprendizagem para o Ensino de Astronomia e Química utilizando o jogo como ferramenta didática
author Brandão, Karline Alves
author_facet Brandão, Karline Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friaca, Amancio Cesar Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Karline Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomy teaching
Chemistry teaching
Didactic games
Ensino de astronomia
Ensino de Ciências
Ensino de química
Ferramentas de aprendizagem
Jogos didáticos
Learning tools
Science teaching
Transdisciplinaridade.
Transdisciplinarity.
topic Astronomy teaching
Chemistry teaching
Didactic games
Ensino de astronomia
Ensino de Ciências
Ensino de química
Ferramentas de aprendizagem
Jogos didáticos
Learning tools
Science teaching
Transdisciplinaridade.
Transdisciplinarity.
description A origem dos elementos químicos é um tema que praticamente não é abordado no ensino da química. Por ser um assunto de grande relevância, deveria ser melhor explorado, facilitando assim a compreensão da tabela periódica. Com base nisso, confeccionamos e aplicamos um jogo envolvendo Química e Astronomia para alunos iniciantes do ensino médio da rede estadual de São Paulo, mostrando como surgiram os elementos organizados na tabela periódica por Mendeleev. É de extrema importância que os alunos tenham conhecimento dos elementos químicos e de onde eles foram formados para que alcancem um entendimento mais amplo dentro do estudo de química. A existência e as propriedades dos elementos químicos já constituem parte corrente do currículo da educação básica, mas questionamentos sobre a origem dos elementos químicos onde surgiram e como foram formados em geral não estão presentes no ambiente escolar. A proposta desse projeto é trabalhar transdisciplinarmente com Química e Astronomia, enfatizando a origem dos elementos químicos. Para que o objetivo seja alcançado, utilizamos como ferramenta pedagógica os jogos didáticos, que constituem um instrumento facilitador de aprendizagem permitindo que os alunos desenvolvam não só conhecimentos, mas também habilidades e atitudes. O uso do jogo como ferramenta permite alcançar um aprendizado mais significativo. Assim, os jogos didáticos são fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem dentro de uma perspectiva de educação necessária para o mundo atual, altamente conectado e em rápida transformação, resumida nos Quatro Pilares da Educação de Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-20042021-155950/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-20042021-155950/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257153742569472