A joia na poética de Caio Mourão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cattani, Ivete Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-104540/
Resumo: Caio Mourão atuou por mais de cinco décadas no campo das artes, particularmente da joalheria, e deixou um legado repleto de inventividade e irreverência. Mourão procurou devolver à joia o seu sentido de adorno e trouxe para a pauta de discussão o emprego de materiais tidos como menos preciosos. Ele realizou joias com poética inusitada ao transitar entre o ornamento e o objeto, a arqueologia e a modernidade. Sempre calcado em apurado conhecimento sobre a história da arte, visitou com sua obra as antigas civilizações, passou pela literatura, pela mitologia e pela ficção científica, entre outras tantas fontes motivadoras. Inserido na vanguarda dos anos de 1960, o artista intensificou a sua expressão através do convívio das joias com a intimidade das pessoas e, com isso, derrubou fronteiras, inverteu espaços e propôs metáforas com ousadia. Caio Mourão foi um dos protagonistas da inclusão da Exposição de Joias Artísticas no pavilhão da Bienal de São Paulo, em 1963. Este estudo de caso foi realizado por meio de revisão bibliográfica e coleta de dados no acervo pessoal do artista, documentação em arquivos históricos e depoimentos de contemporâneos de Caio Mourão. O resgate da trajetória do artista, iniciada na pintura na década de 1950, aspira contribuir com a construção da memória da nova joalheria feita no Brasil a partir dos anos de 1960 e demonstrar o protagonismo de Caio Mourão.
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spelling A joia na poética de Caio MourãoJewelry in the poetics of Caio MourãoArte contemporâneaBrazilian jewelryCaio MourãoCaio MourãoContemporary artJewelryJoalheriaJoia brasileiraCaio Mourão atuou por mais de cinco décadas no campo das artes, particularmente da joalheria, e deixou um legado repleto de inventividade e irreverência. Mourão procurou devolver à joia o seu sentido de adorno e trouxe para a pauta de discussão o emprego de materiais tidos como menos preciosos. Ele realizou joias com poética inusitada ao transitar entre o ornamento e o objeto, a arqueologia e a modernidade. Sempre calcado em apurado conhecimento sobre a história da arte, visitou com sua obra as antigas civilizações, passou pela literatura, pela mitologia e pela ficção científica, entre outras tantas fontes motivadoras. Inserido na vanguarda dos anos de 1960, o artista intensificou a sua expressão através do convívio das joias com a intimidade das pessoas e, com isso, derrubou fronteiras, inverteu espaços e propôs metáforas com ousadia. Caio Mourão foi um dos protagonistas da inclusão da Exposição de Joias Artísticas no pavilhão da Bienal de São Paulo, em 1963. Este estudo de caso foi realizado por meio de revisão bibliográfica e coleta de dados no acervo pessoal do artista, documentação em arquivos históricos e depoimentos de contemporâneos de Caio Mourão. O resgate da trajetória do artista, iniciada na pintura na década de 1950, aspira contribuir com a construção da memória da nova joalheria feita no Brasil a partir dos anos de 1960 e demonstrar o protagonismo de Caio Mourão.Caio Mourão worked for over five decades in the arts field, particularly in jewelry, leaving an inventive and irreverent legacy. The artist sought to give back to jewelry its sense of adornment, bringing to discussion the use of less precious materials. His poetics in jewelry was uncommon, transiting between ornament and object, archeology and modernity. Grounded on a keen knowledge of art history, Mourão visited with his work ancient civilizations, literature, mythology, and science fiction, besides many other motivating sources. As part of the 1960s avant-garde movement, the artist enhanced his expression by relating jewelry with people\'s intimacy, thus, blurring borders, inverting spaces, and boldly proposing metaphors. Caio Mourão was also responsible for including the Artistic Jewelry Exhibition in the São Paulo Biennial pavilion in 1963. This case study was conducted through a bibliographic review and data gathering from the artist\'s private collection, documents in historical archives, and testimonials from the artist\'s contemporaries. Through the review of Mourão\'s career, which started with painting in the 1950s, we seek to contribute to the consolidation of the memory of the new jewelry made in Brazil from the 1960s onward and demonstrate Caio Mourão\'s protagonism.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, Edson RobertoCattani, Ivete Maria2023-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-104540/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-22T14:00:49Zoai:teses.usp.br:tde-22052023-104540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-22T14:00:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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