Letramento midiático-científico na formação docente: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sheila Freitas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11052023-094712/
Resumo: O filme de ficção científica Eles vivem (1988) apresenta um personagem chamado John Nada. Ele encontra um par de óculos escuros que lhe permite ver, entre outras coisas, a realidade por trás de mensagens. Analogamente, a escola carece de espaços para promover a leitura da realidade para além dos conteúdos científicos e das ferramentas midiáticas. Em outras palavras, é de grande interesse favorecer os letramentos midiático e científico. Dessa forma, é possível oportunizar aos sujeitos em sociedade desvelar a realidade com autonomia, não a partir de óculos especiais, como faz o personagem do filme, mas sim a partir do letramento midiático-científico. Para tal intento, esta tese tem como objetivo geral analisar como os docentes em formação inicial exploram e desenvolvem o letramento midiático-científico em suas práticas de ensino no contexto de uma escola pública no estado de São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como método de pesquisa o estudo de caso. Os instrumentos que compuseram a pesquisa foram: (a) questionário semiestruturado, (b) entrevistas semiestruturadas, (c) diário de campo, (d) relatos de aula dos bolsistas e (e) produtos audiovisuais produzidos pelos alunos participantes sob orientação dos pibidianos. O estudo sugere que os futuros docentes já utilizam as mídias em seu cotidiano e sentem-se motivados a incorporar discussões sobre o letramento midiático-científico em sua formação, embora ainda não haja essa discussão de forma declarada na formação inicial.
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spelling Letramento midiático-científico na formação docente: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental no estado de São PauloMedia-scientific literacy in teacher education: a case study with PIBID in an elementary school in the state of São PauloEducação científicaEducação midiáticaEscola públicaFormação docenteMedia educationPIBIDPIBIDPublic schoolScience educationTeacher trainingO filme de ficção científica Eles vivem (1988) apresenta um personagem chamado John Nada. Ele encontra um par de óculos escuros que lhe permite ver, entre outras coisas, a realidade por trás de mensagens. Analogamente, a escola carece de espaços para promover a leitura da realidade para além dos conteúdos científicos e das ferramentas midiáticas. Em outras palavras, é de grande interesse favorecer os letramentos midiático e científico. Dessa forma, é possível oportunizar aos sujeitos em sociedade desvelar a realidade com autonomia, não a partir de óculos especiais, como faz o personagem do filme, mas sim a partir do letramento midiático-científico. Para tal intento, esta tese tem como objetivo geral analisar como os docentes em formação inicial exploram e desenvolvem o letramento midiático-científico em suas práticas de ensino no contexto de uma escola pública no estado de São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como método de pesquisa o estudo de caso. Os instrumentos que compuseram a pesquisa foram: (a) questionário semiestruturado, (b) entrevistas semiestruturadas, (c) diário de campo, (d) relatos de aula dos bolsistas e (e) produtos audiovisuais produzidos pelos alunos participantes sob orientação dos pibidianos. O estudo sugere que os futuros docentes já utilizam as mídias em seu cotidiano e sentem-se motivados a incorporar discussões sobre o letramento midiático-científico em sua formação, embora ainda não haja essa discussão de forma declarada na formação inicial.The science fiction film They Live (1988) features a character named John Nada who finds a pair of glasses and manages to see, among other things, the reality behind messages. To the same extent, the school lacks spaces to promote the reading of reality beyond scientific content and media tools. In other words, it is of great interest to overcome media and science literacy and favor media and science literacy. Thus, providing opportunities for subjects in society to unveil reality autonomously, not from the glasses like the character in the film, but from media-scientific literacies. For this purpose, the general objective of the thesis is to analyze how teachers in initial training explore and develop media-scientific literacy in their teaching practices in the context of a public school in the state of São Paulo. The research is of a qualitative nature, using the case study as a research method. The instruments that made up the research were: (a) semi-structured questionnaire, (b) semi-structured interviews, (c) field diary, (d) scholarship holders\' class reports, and (e) audiovisual products produced by participating students, under guidance of the pibidians. The study suggests that future teachers already use the media in their daily lives and feel motivated to incorporate discussions about media-scientific literacy in their training, but that there is still no such discussion openly in initial training.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoGomes, Sheila Freitas2023-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11052023-094712/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-11T19:48:57Zoai:teses.usp.br:tde-11052023-094712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-11T19:48:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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