Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003
Resumo: Esta pesquisa voltada para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. Neste sentindo, o PIBID, visa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo para o meio profissional docente. Nessa perspectiva, a pesquisa intitulada, “Contribuições do PIBID para a Formação Docente: a perspectiva das bolsistas de licenciatura em educação do campo” tem por objetivo geral de verificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa sobre as contribuições do PIBID para a formação docente diante da perspectiva das bolsistas de licenciatura em Educação do Campo, verificou-se que o PIBID proporciona a possibilidade de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, oportunizando a implementação de metodologias inovadoras, nas diferentes áreas do conhecimento de maneira a possibilitar a construção de conhecimentos a partir da experiência contextual mais próxima ao mundo vivido pelos alunos da educação básica.
id UFCG_8fb8bc8a7c098663d4d3b85929e8d340
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6003
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.PIBID contributions to teacher education: the perspective of undergraduate scholarship holders in Rural Education.Educação do Campo - PIBIDFormação DocenteIniciação à docênciaRural Education - PIBIDTeacher TrainingTeaching InitiationEsta pesquisa voltada para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. Neste sentindo, o PIBID, visa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo para o meio profissional docente. Nessa perspectiva, a pesquisa intitulada, “Contribuições do PIBID para a Formação Docente: a perspectiva das bolsistas de licenciatura em educação do campo” tem por objetivo geral de verificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa sobre as contribuições do PIBID para a formação docente diante da perspectiva das bolsistas de licenciatura em Educação do Campo, verificou-se que o PIBID proporciona a possibilidade de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, oportunizando a implementação de metodologias inovadoras, nas diferentes áreas do conhecimento de maneira a possibilitar a construção de conhecimentos a partir da experiência contextual mais próxima ao mundo vivido pelos alunos da educação básica.This research aimed at the educational scope focuses on the contribution of PIBID to the Degree Course in Countryside Education in the perspective of the scholarship holders. In this sense, PIBID aims to foster the initiation to teaching of students from CDSA-UFCG and prepare the students of the Degree Course in Countryside Education for the teaching professional environment. In this perspective, the research entitled “Contributions of PIBID to Teacher Training: the perspective of scholarship holders of the Degree Course in Countryside Education” has as its main goal to verify the contributions of PIBID in the process of students’ formation in the Degree Course in Countryside Education, in the conception of the scholarship holders. In this research, we have made use of qualitative research premises. This way, in the first stage of the research we have made a bibliographical review and in the second stage we have realized the field research. Through the exposed during this study about the contributions of PIBID to teacher training at the prospect of the scholarship holders from Countryside Education Degree, we have verified that PIBID provides the possibility of anticipating the link between the future teachers and the classrooms of public schools, providing opportunities for the implementation of innovative methodologies, in the different areas of knowledge in order to enable knowledge construction from the contextual experience closest to the world lived by the basic education students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399SILVA, Maria do Socorro.MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.RAMOS, Andréa Augusta de Morais.2013-09-202019-08-19T20:59:47Z2019-08-192019-08-19T20:59:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramoshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003RAMOS, Andréa Augusta de Morais. Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. 2013. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T16:03:38Zoai:localhost:riufcg/6003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T16:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.
PIBID contributions to teacher education: the perspective of undergraduate scholarship holders in Rural Education.
title Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.
spellingShingle Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.
RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
Educação do Campo - PIBID
Formação Docente
Iniciação à docência
Rural Education - PIBID
Teacher Training
Teaching Initiation
title_short Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.
title_full Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.
title_fullStr Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.
title_full_unstemmed Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.
title_sort Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.
author RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
author_facet RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
SILVA, Maria do Socorro.
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo - PIBID
Formação Docente
Iniciação à docência
Rural Education - PIBID
Teacher Training
Teaching Initiation
topic Educação do Campo - PIBID
Formação Docente
Iniciação à docência
Rural Education - PIBID
Teacher Training
Teaching Initiation
description Esta pesquisa voltada para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. Neste sentindo, o PIBID, visa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo para o meio profissional docente. Nessa perspectiva, a pesquisa intitulada, “Contribuições do PIBID para a Formação Docente: a perspectiva das bolsistas de licenciatura em educação do campo” tem por objetivo geral de verificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa sobre as contribuições do PIBID para a formação docente diante da perspectiva das bolsistas de licenciatura em Educação do Campo, verificou-se que o PIBID proporciona a possibilidade de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, oportunizando a implementação de metodologias inovadoras, nas diferentes áreas do conhecimento de maneira a possibilitar a construção de conhecimentos a partir da experiência contextual mais próxima ao mundo vivido pelos alunos da educação básica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
2019-08-19T20:59:47Z
2019-08-19
2019-08-19T20:59:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003
RAMOS, Andréa Augusta de Morais. Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. 2013. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003
identifier_str_mv RAMOS, Andréa Augusta de Morais. Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. 2013. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387634102272