Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramos http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003 |
Resumo: | Esta pesquisa voltada para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. Neste sentindo, o PIBID, visa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo para o meio profissional docente. Nessa perspectiva, a pesquisa intitulada, “Contribuições do PIBID para a Formação Docente: a perspectiva das bolsistas de licenciatura em educação do campo” tem por objetivo geral de verificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa sobre as contribuições do PIBID para a formação docente diante da perspectiva das bolsistas de licenciatura em Educação do Campo, verificou-se que o PIBID proporciona a possibilidade de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, oportunizando a implementação de metodologias inovadoras, nas diferentes áreas do conhecimento de maneira a possibilitar a construção de conhecimentos a partir da experiência contextual mais próxima ao mundo vivido pelos alunos da educação básica. |
id |
UFCG_8fb8bc8a7c098663d4d3b85929e8d340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6003 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.PIBID contributions to teacher education: the perspective of undergraduate scholarship holders in Rural Education.Educação do Campo - PIBIDFormação DocenteIniciação à docênciaRural Education - PIBIDTeacher TrainingTeaching InitiationEsta pesquisa voltada para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. Neste sentindo, o PIBID, visa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo para o meio profissional docente. Nessa perspectiva, a pesquisa intitulada, “Contribuições do PIBID para a Formação Docente: a perspectiva das bolsistas de licenciatura em educação do campo” tem por objetivo geral de verificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa sobre as contribuições do PIBID para a formação docente diante da perspectiva das bolsistas de licenciatura em Educação do Campo, verificou-se que o PIBID proporciona a possibilidade de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, oportunizando a implementação de metodologias inovadoras, nas diferentes áreas do conhecimento de maneira a possibilitar a construção de conhecimentos a partir da experiência contextual mais próxima ao mundo vivido pelos alunos da educação básica.This research aimed at the educational scope focuses on the contribution of PIBID to the Degree Course in Countryside Education in the perspective of the scholarship holders. In this sense, PIBID aims to foster the initiation to teaching of students from CDSA-UFCG and prepare the students of the Degree Course in Countryside Education for the teaching professional environment. In this perspective, the research entitled “Contributions of PIBID to Teacher Training: the perspective of scholarship holders of the Degree Course in Countryside Education” has as its main goal to verify the contributions of PIBID in the process of students’ formation in the Degree Course in Countryside Education, in the conception of the scholarship holders. In this research, we have made use of qualitative research premises. This way, in the first stage of the research we have made a bibliographical review and in the second stage we have realized the field research. Through the exposed during this study about the contributions of PIBID to teacher training at the prospect of the scholarship holders from Countryside Education Degree, we have verified that PIBID provides the possibility of anticipating the link between the future teachers and the classrooms of public schools, providing opportunities for the implementation of innovative methodologies, in the different areas of knowledge in order to enable knowledge construction from the contextual experience closest to the world lived by the basic education students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399SILVA, Maria do Socorro.MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.RAMOS, Andréa Augusta de Morais.2013-09-202019-08-19T20:59:47Z2019-08-192019-08-19T20:59:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramoshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003RAMOS, Andréa Augusta de Morais. Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. 2013. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T16:03:38Zoai:localhost:riufcg/6003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T16:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. PIBID contributions to teacher education: the perspective of undergraduate scholarship holders in Rural Education. |
title |
Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. |
spellingShingle |
Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. RAMOS, Andréa Augusta de Morais. Educação do Campo - PIBID Formação Docente Iniciação à docência Rural Education - PIBID Teacher Training Teaching Initiation |
title_short |
Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. |
title_full |
Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. |
title_fullStr |
Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. |
title_full_unstemmed |
Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. |
title_sort |
Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. |
author |
RAMOS, Andréa Augusta de Morais. |
author_facet |
RAMOS, Andréa Augusta de Morais. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. OLIVEIRA, F. C. http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 SILVA, Maria do Socorro. MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, Andréa Augusta de Morais. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo - PIBID Formação Docente Iniciação à docência Rural Education - PIBID Teacher Training Teaching Initiation |
topic |
Educação do Campo - PIBID Formação Docente Iniciação à docência Rural Education - PIBID Teacher Training Teaching Initiation |
description |
Esta pesquisa voltada para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. Neste sentindo, o PIBID, visa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo para o meio profissional docente. Nessa perspectiva, a pesquisa intitulada, “Contribuições do PIBID para a Formação Docente: a perspectiva das bolsistas de licenciatura em educação do campo” tem por objetivo geral de verificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa sobre as contribuições do PIBID para a formação docente diante da perspectiva das bolsistas de licenciatura em Educação do Campo, verificou-se que o PIBID proporciona a possibilidade de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, oportunizando a implementação de metodologias inovadoras, nas diferentes áreas do conhecimento de maneira a possibilitar a construção de conhecimentos a partir da experiência contextual mais próxima ao mundo vivido pelos alunos da educação básica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-20 2019-08-19T20:59:47Z 2019-08-19 2019-08-19T20:59:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramos http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003 RAMOS, Andréa Augusta de Morais. Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. 2013. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramos http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Andréa Augusta de Morais. Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. 2013. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744387634102272 |