Fatores de risco psicossociais e tecnoestresse em psicólogos clínicos que realizam atendimentos on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salla, Thaís Granato Riscifina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-22112023-084200/
Resumo: Verificou-se, com a pandemia da Covid-19, um aumento do número de psicólogos no regime de teletrabalho no Brasil. As pesquisas nacionais em relação aos impactos do teletrabalho para a saúde e tecnoestresse dos trabalhadores são incipientes. O presente trabalho tem como objetivo identificar o poder preditivo dos fatores psicossociais no trabalho sobre as dimensões do tecnoestresse (descrença, fadiga, ansiedade, ineficácia) existentes no teletrabalho de psicólogos clínicos que realizam atendimentos online. O trabalho será composto por dois artigos. No artigo 1 foi feita uma revisão de literatura, buscando sistematizar o que foi produzido nacional e internacionalmente acerca dos impactos do tecnoestresse no trabalho para a saúde dos trabalhadores. No artigo 2 foi realizado um estudo quantitativo para identificar os fatores de risco e tecnoestresse presentes no trabalho dos psicólogos clínicos brasileiros que estão realizando atendimentos clínicos mediados por tecnologias da informação. Foi aplicada a versão média do Copenhagen Psychosocial Questionnaire II (COPSOQ II), a Escala de Tecnoestresse - RED/TIC, ambas adaptadas e validadas para o Brasil, e um questionário para o levantamento de variáveis demográficas, laborais e psicossociais. Foram realizadas análises estatísticas utilizando o software SPSS. As dimensões do Tecnoestresse foram explicadas pelas variáveis Demandas (quantitativas, cognitivas e afetivas), Estresse (comportamental, somático e cognitivo), Vitalidade, Desenvolvimento no trabalho, e Satisfação no trabalho. Verificou-se também que as quatro dimensões do Tecnoestresse diminuem na medida em que aumenta a Satisfação no trabalho. Os resultados confirmam a literatura que indica a Satisfação no trabalho como um importante fator protetivo do Tecnoestresse. Os resultados deste trabalho podem ser utilizados no desenvolvimento de ações voltadas para o redesenho das características do trabalho remoto destes profissionais, buscando a prevenção e promoção da saúde mental e física no ambiente de trabalho, e de ações voltadas para a formação de psicólogos, visando a utilização das TICs nos atendimentos realizados de forma remota.
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No artigo 1 foi feita uma revisão de literatura, buscando sistematizar o que foi produzido nacional e internacionalmente acerca dos impactos do tecnoestresse no trabalho para a saúde dos trabalhadores. No artigo 2 foi realizado um estudo quantitativo para identificar os fatores de risco e tecnoestresse presentes no trabalho dos psicólogos clínicos brasileiros que estão realizando atendimentos clínicos mediados por tecnologias da informação. Foi aplicada a versão média do Copenhagen Psychosocial Questionnaire II (COPSOQ II), a Escala de Tecnoestresse - RED/TIC, ambas adaptadas e validadas para o Brasil, e um questionário para o levantamento de variáveis demográficas, laborais e psicossociais. Foram realizadas análises estatísticas utilizando o software SPSS. As dimensões do Tecnoestresse foram explicadas pelas variáveis Demandas (quantitativas, cognitivas e afetivas), Estresse (comportamental, somático e cognitivo), Vitalidade, Desenvolvimento no trabalho, e Satisfação no trabalho. Verificou-se também que as quatro dimensões do Tecnoestresse diminuem na medida em que aumenta a Satisfação no trabalho. Os resultados confirmam a literatura que indica a Satisfação no trabalho como um importante fator protetivo do Tecnoestresse. Os resultados deste trabalho podem ser utilizados no desenvolvimento de ações voltadas para o redesenho das características do trabalho remoto destes profissionais, buscando a prevenção e promoção da saúde mental e física no ambiente de trabalho, e de ações voltadas para a formação de psicólogos, visando a utilização das TICs nos atendimentos realizados de forma remota.With the Covid-19 pandemic, there was an increase in the number of psychologists working from home in Brazil. National research regarding the effects of telework on workers\' health and technostress is incipient. The present study aims to identify the predictive power of psychosocial factors at work on the dimensions of technostress (disbelief, fatigue, anxiety, inefficacy) existing in the telework of clinical psychologists who referred online consultations. The work will consist of two articles. In article 1, a literature review was carried out, seeking to systematize what was produced nationally and internationally about the effects of techno-stress at work on workers\' health. In article 2, a quantitative study was carried out to identify the risk factors and technostress present in the work of Brazilian clinical psychologists who are carrying out clinical care mediated by information technologies. The average version of the Copenhagen Psychosocial Questionnaire II (COPSOQ II), the Tecnostress Scale - RED/TIC, both adapted and validated for Brazil, and a control for surveying demographic, laboratory and psychosocial variables were applied. Statistical analyzes were performed using the SPSS statistical analysis software. The dimensions of Technostress were explained by the variables Demands (quantitative, cognitive and affective), Stress (behavioral, somatic and cognitive), Vitality, Development at work, and Satisfaction at work. It was also verified that the four dimensions of Tecnostress decrease as Job Satisfaction increases. The results confirm the literature that indicates job satisfaction as an important protective factor for Tecnostress. The results of this work can be used in the development of experienced actions for the redesign of the characteristics of these professionals\' remote work, seeking the prevention and promotion of mental and physical health in the work environment, and of actions experienced for the training of psychologists, aiming at use of ICTs in remote assistance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSticca, Marina GreghiSalla, Thaís Granato Riscifina2023-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-22112023-084200/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T15:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-22112023-084200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T15:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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