Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Fernanda Ferrari
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05072013-102522/
Resumo: Esta dissertação é um estudo exploratório que parte de uma proposta de tomar elementos discursivos de entrevistas realizadas com educadoras que trabalham em escolas de educação infantil da cidade de São Paulo, para constituí-los como indicadores de sucesso da educação inclusiva. Parte-se de uma revisão de literatura a respeito das incidências da inclusão escolar e constata-se que, embora noções de sucesso não tenham sido mencionadas nos trabalhos analisados, há uma preocupação latente quanto ao sucesso e ao fracasso dos processos de inclusão escolar. Tomando este cenário como ponto de partida, buscamos abordar a maneira pela qual a educação inclusiva é entendida na atualidade, tecendo problematizações entre algumas das diferentes perspectivas que embasam esse tema, dentre as quais a psicanalítica mostrou-se uma significativa ferramenta para discutir a natureza das diferentes ocorrências da inclusão escolar, entre elas, os indicadores de sucesso. Procuramos situar indicador quanto ao seu conceito e realizamos uma breve apresentação da origem da utilização de indicadores nas pesquisas psicanalíticas. Esse material nos permitiu realizar uma analogia na elaboração dos indicadores de sucesso da inclusão escolar, o objetivo principal deste estudo. A partir do referencial teórico psicanalítico, mais precisamente a teoria lacaniana dos quatro discursos, pesquisamos, a partir de relatos colhidos com educadoras de educação infantil tomados como elementos discursivos os aspectos referentes a situações de sucesso dos processos inclusivos mencionados, para elaborar indicadores de sucesso da inclusão escolar. Os aspectos colhidos nas entrevistas nos mostram que se os educadores encontram-se implicados com o que é possível realizar no dia-a-dia e no aprendizado com a criança no que é possível ser feito , o processo inclusivo é caracterizado como bem sucedido. As entrevistas, portanto, fornecem dados que nos servem para a caracterização do possível como um indicador de sucesso da inclusão escolar
id USP_37aafff84a3563744e1abcbf12c162d3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05072013-102522
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratórioIndicators of success in school inclusion: an exploratory studyEducaçãoEducationInclusão escolarPsicanálisePsychoanalysisSchool inclusionSingularidadeSingularityEsta dissertação é um estudo exploratório que parte de uma proposta de tomar elementos discursivos de entrevistas realizadas com educadoras que trabalham em escolas de educação infantil da cidade de São Paulo, para constituí-los como indicadores de sucesso da educação inclusiva. Parte-se de uma revisão de literatura a respeito das incidências da inclusão escolar e constata-se que, embora noções de sucesso não tenham sido mencionadas nos trabalhos analisados, há uma preocupação latente quanto ao sucesso e ao fracasso dos processos de inclusão escolar. Tomando este cenário como ponto de partida, buscamos abordar a maneira pela qual a educação inclusiva é entendida na atualidade, tecendo problematizações entre algumas das diferentes perspectivas que embasam esse tema, dentre as quais a psicanalítica mostrou-se uma significativa ferramenta para discutir a natureza das diferentes ocorrências da inclusão escolar, entre elas, os indicadores de sucesso. Procuramos situar indicador quanto ao seu conceito e realizamos uma breve apresentação da origem da utilização de indicadores nas pesquisas psicanalíticas. Esse material nos permitiu realizar uma analogia na elaboração dos indicadores de sucesso da inclusão escolar, o objetivo principal deste estudo. A partir do referencial teórico psicanalítico, mais precisamente a teoria lacaniana dos quatro discursos, pesquisamos, a partir de relatos colhidos com educadoras de educação infantil tomados como elementos discursivos os aspectos referentes a situações de sucesso dos processos inclusivos mencionados, para elaborar indicadores de sucesso da inclusão escolar. Os aspectos colhidos nas entrevistas nos mostram que se os educadores encontram-se implicados com o que é possível realizar no dia-a-dia e no aprendizado com a criança no que é possível ser feito , o processo inclusivo é caracterizado como bem sucedido. As entrevistas, portanto, fornecem dados que nos servem para a caracterização do possível como um indicador de sucesso da inclusão escolarThis dissertation is an exploratory study based on a proposal to take discursive elements from interviews conducted with educators who work in children\'s education schools in the city of São Paulo, and to establish them as indicators of success for inclusive education. It begins with a literature review concerning incidences of school inclusion and it ascertains that, although notions of success have not been mentioned in the studies analyzed, there is latent concern regarding success and failure of school inclusion processes. Using this as a starting point, we seek to address how inclusive education is understood today, weaving problems among some of the different perspectives that are the foundation for this theme, among which psychoanalysis proved to be an important tool for discussing the nature of the different occurrences of school inclusion, including, success indicators. We tried to situate the \"indicator in relation to its concept and we conducted a brief presentation of the origin of indicator use in psychoanalytical studies. This material allowed us to make an analogy in the elaboration of success indicators for school inclusion, this studys main objective. Based on the psychoanalytic theoretical reference, more precisely the Lacanian theory of four discourses, we have researched, based on reports gathered from child education educators taken as discoursives elements the aspects that refer to situations of success for the inclusive processes mentioned, in order to develop indicators of success in school inclusion. The aspects collected from the interviews show us that, if educators are concerned with what is possible to do on their daily activities and on what they learn with the children on what is possible to be done the inclusive process is characterized as successful. The interviews, therefore, provide us with data that distinguishes the feasible as a success indicator of school inclusionBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLerner, RogerioArantes, Fernanda Ferrari2013-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05072013-102522/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-05072013-102522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratório
Indicators of success in school inclusion: an exploratory study
title Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratório
spellingShingle Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratório
Arantes, Fernanda Ferrari
Educação
Education
Inclusão escolar
Psicanálise
Psychoanalysis
School inclusion
Singularidade
Singularity
title_short Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratório
title_full Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratório
title_fullStr Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratório
title_sort Indicadores de sucesso na inclusão escolar: um estudo exploratório
author Arantes, Fernanda Ferrari
author_facet Arantes, Fernanda Ferrari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lerner, Rogerio
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Fernanda Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Inclusão escolar
Psicanálise
Psychoanalysis
School inclusion
Singularidade
Singularity
topic Educação
Education
Inclusão escolar
Psicanálise
Psychoanalysis
School inclusion
Singularidade
Singularity
description Esta dissertação é um estudo exploratório que parte de uma proposta de tomar elementos discursivos de entrevistas realizadas com educadoras que trabalham em escolas de educação infantil da cidade de São Paulo, para constituí-los como indicadores de sucesso da educação inclusiva. Parte-se de uma revisão de literatura a respeito das incidências da inclusão escolar e constata-se que, embora noções de sucesso não tenham sido mencionadas nos trabalhos analisados, há uma preocupação latente quanto ao sucesso e ao fracasso dos processos de inclusão escolar. Tomando este cenário como ponto de partida, buscamos abordar a maneira pela qual a educação inclusiva é entendida na atualidade, tecendo problematizações entre algumas das diferentes perspectivas que embasam esse tema, dentre as quais a psicanalítica mostrou-se uma significativa ferramenta para discutir a natureza das diferentes ocorrências da inclusão escolar, entre elas, os indicadores de sucesso. Procuramos situar indicador quanto ao seu conceito e realizamos uma breve apresentação da origem da utilização de indicadores nas pesquisas psicanalíticas. Esse material nos permitiu realizar uma analogia na elaboração dos indicadores de sucesso da inclusão escolar, o objetivo principal deste estudo. A partir do referencial teórico psicanalítico, mais precisamente a teoria lacaniana dos quatro discursos, pesquisamos, a partir de relatos colhidos com educadoras de educação infantil tomados como elementos discursivos os aspectos referentes a situações de sucesso dos processos inclusivos mencionados, para elaborar indicadores de sucesso da inclusão escolar. Os aspectos colhidos nas entrevistas nos mostram que se os educadores encontram-se implicados com o que é possível realizar no dia-a-dia e no aprendizado com a criança no que é possível ser feito , o processo inclusivo é caracterizado como bem sucedido. As entrevistas, portanto, fornecem dados que nos servem para a caracterização do possível como um indicador de sucesso da inclusão escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05072013-102522/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05072013-102522/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256697946505216