Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270977 |
Resumo: | Como os regimes discursivos do campo clínico, presentes em políticas educacionais, operam práticas de constituição de sujeitos que, em suas formas de vida, escapam à centralidade da norma? Mobilizadas por esse tensionamento e pelos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, propomos uma discussão a partir de políticas educacionais inclusivas no Brasil. Compreendemos que a prevalência da matriz clínica no enquadramento dos sujeitos com deficiência tem sido, nas últimas décadas, condição de possibilidade para a intensificação da produção de critérios diagnósticos, classificações e prescrições que incidem sobre as práticas escolares e operam a ampliação da busca pelos anormais a identificar. Na contramão dessa matriz, defendemos a escola como instituição capaz de resistir àquilo que fragiliza a vida no que possa ser potência inventiva, e perguntamos como criar em seu interior espaços para que o sujeito experiencie sua singularidade. |
id |
UFRGS-2_5084118c51451daa46cf00c399babe5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270977 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Eliana da Costa Pereira deKraemer, Graciele Marjana2024-01-13T03:42:06Z20231519-387Xhttp://hdl.handle.net/10183/270977001193847Como os regimes discursivos do campo clínico, presentes em políticas educacionais, operam práticas de constituição de sujeitos que, em suas formas de vida, escapam à centralidade da norma? Mobilizadas por esse tensionamento e pelos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, propomos uma discussão a partir de políticas educacionais inclusivas no Brasil. Compreendemos que a prevalência da matriz clínica no enquadramento dos sujeitos com deficiência tem sido, nas últimas décadas, condição de possibilidade para a intensificação da produção de critérios diagnósticos, classificações e prescrições que incidem sobre as práticas escolares e operam a ampliação da busca pelos anormais a identificar. Na contramão dessa matriz, defendemos a escola como instituição capaz de resistir àquilo que fragiliza a vida no que possa ser potência inventiva, e perguntamos como criar em seu interior espaços para que o sujeito experiencie sua singularidade.How do the discursive regimes of the clinical field, present in educational policies, maintain up-to-date practices for the constitution of subjects who, in their ways of life, escape the centrality of the norm? Mobilized by this tension and the studies developed by Michel Foucault we propose a discussion based on policies that present principles for school integration in Brazil. We understand that the prevalence of the clinical matrix in the framing of subjects with disabilities has been updated in recent decades through the invention of new diagnostic criteria, classifications and prescriptions that affect school practices. In opposition to this matrix, we defend the school as an institution capable of resisting that which weakens life in what can be an inventive power, and we ask how spaces can be created within it for the subject to experience its singularity.application/pdfporEducação UNISINOS. Vol. 27 (2023), 16 p.Educação inclusivaInclusão escolarSchoolSingularityInclusionEntre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escolaBetween educational policies and discursive regimes of the clinical field, the creation of other possibilities to inhabit the school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193847.pdf.txt001193847.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270977/2/001193847.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001193847.pdfTexto completoapplication/pdf4598944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270977/1/001193847.pdf6b7a55d5773d3f10c0d38ceb397a0b5eMD5110183/2709772024-01-14 04:24:22.111058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-14T06:24:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Between educational policies and discursive regimes of the clinical field, the creation of other possibilities to inhabit the school |
title |
Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola |
spellingShingle |
Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola Menezes, Eliana da Costa Pereira de Educação inclusiva Inclusão escolar School Singularity Inclusion |
title_short |
Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola |
title_full |
Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola |
title_fullStr |
Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola |
title_full_unstemmed |
Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola |
title_sort |
Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola |
author |
Menezes, Eliana da Costa Pereira de |
author_facet |
Menezes, Eliana da Costa Pereira de Kraemer, Graciele Marjana |
author_role |
author |
author2 |
Kraemer, Graciele Marjana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Eliana da Costa Pereira de Kraemer, Graciele Marjana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Inclusão escolar |
topic |
Educação inclusiva Inclusão escolar School Singularity Inclusion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Singularity Inclusion |
description |
Como os regimes discursivos do campo clínico, presentes em políticas educacionais, operam práticas de constituição de sujeitos que, em suas formas de vida, escapam à centralidade da norma? Mobilizadas por esse tensionamento e pelos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, propomos uma discussão a partir de políticas educacionais inclusivas no Brasil. Compreendemos que a prevalência da matriz clínica no enquadramento dos sujeitos com deficiência tem sido, nas últimas décadas, condição de possibilidade para a intensificação da produção de critérios diagnósticos, classificações e prescrições que incidem sobre as práticas escolares e operam a ampliação da busca pelos anormais a identificar. Na contramão dessa matriz, defendemos a escola como instituição capaz de resistir àquilo que fragiliza a vida no que possa ser potência inventiva, e perguntamos como criar em seu interior espaços para que o sujeito experiencie sua singularidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-13T03:42:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270977 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-387X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001193847 |
identifier_str_mv |
1519-387X 001193847 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação UNISINOS. Vol. 27 (2023), 16 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270977/2/001193847.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270977/1/001193847.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 6b7a55d5773d3f10c0d38ceb397a0b5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225109580546048 |