Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Eliana da Costa Pereira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kraemer, Graciele Marjana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270977
Resumo: Como os regimes discursivos do campo clínico, presentes em políticas educacionais, operam práticas de constituição de sujeitos que, em suas formas de vida, escapam à centralidade da norma? Mobilizadas por esse tensionamento e pelos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, propomos uma discussão a partir de políticas educacionais inclusivas no Brasil. Compreendemos que a prevalência da matriz clínica no enquadramento dos sujeitos com deficiência tem sido, nas últimas décadas, condição de possibilidade para a intensificação da produção de critérios diagnósticos, classificações e prescrições que incidem sobre as práticas escolares e operam a ampliação da busca pelos anormais a identificar. Na contramão dessa matriz, defendemos a escola como instituição capaz de resistir àquilo que fragiliza a vida no que possa ser potência inventiva, e perguntamos como criar em seu interior espaços para que o sujeito experiencie sua singularidade.
id UFRGS-2_5084118c51451daa46cf00c399babe5b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270977
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Eliana da Costa Pereira deKraemer, Graciele Marjana2024-01-13T03:42:06Z20231519-387Xhttp://hdl.handle.net/10183/270977001193847Como os regimes discursivos do campo clínico, presentes em políticas educacionais, operam práticas de constituição de sujeitos que, em suas formas de vida, escapam à centralidade da norma? Mobilizadas por esse tensionamento e pelos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, propomos uma discussão a partir de políticas educacionais inclusivas no Brasil. Compreendemos que a prevalência da matriz clínica no enquadramento dos sujeitos com deficiência tem sido, nas últimas décadas, condição de possibilidade para a intensificação da produção de critérios diagnósticos, classificações e prescrições que incidem sobre as práticas escolares e operam a ampliação da busca pelos anormais a identificar. Na contramão dessa matriz, defendemos a escola como instituição capaz de resistir àquilo que fragiliza a vida no que possa ser potência inventiva, e perguntamos como criar em seu interior espaços para que o sujeito experiencie sua singularidade.How do the discursive regimes of the clinical field, present in educational policies, maintain up-to-date practices for the constitution of subjects who, in their ways of life, escape the centrality of the norm? Mobilized by this tension and the studies developed by Michel Foucault we propose a discussion based on policies that present principles for school integration in Brazil. We understand that the prevalence of the clinical matrix in the framing of subjects with disabilities has been updated in recent decades through the invention of new diagnostic criteria, classifications and prescriptions that affect school practices. In opposition to this matrix, we defend the school as an institution capable of resisting that which weakens life in what can be an inventive power, and we ask how spaces can be created within it for the subject to experience its singularity.application/pdfporEducação UNISINOS. Vol. 27 (2023), 16 p.Educação inclusivaInclusão escolarSchoolSingularityInclusionEntre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escolaBetween educational policies and discursive regimes of the clinical field, the creation of other possibilities to inhabit the school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193847.pdf.txt001193847.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270977/2/001193847.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001193847.pdfTexto completoapplication/pdf4598944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270977/1/001193847.pdf6b7a55d5773d3f10c0d38ceb397a0b5eMD5110183/2709772024-01-14 04:24:22.111058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-14T06:24:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between educational policies and discursive regimes of the clinical field, the creation of other possibilities to inhabit the school
title Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
spellingShingle Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
Menezes, Eliana da Costa Pereira de
Educação inclusiva
Inclusão escolar
School
Singularity
Inclusion
title_short Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
title_full Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
title_fullStr Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
title_full_unstemmed Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
title_sort Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
author Menezes, Eliana da Costa Pereira de
author_facet Menezes, Eliana da Costa Pereira de
Kraemer, Graciele Marjana
author_role author
author2 Kraemer, Graciele Marjana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Eliana da Costa Pereira de
Kraemer, Graciele Marjana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Inclusão escolar
topic Educação inclusiva
Inclusão escolar
School
Singularity
Inclusion
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Singularity
Inclusion
description Como os regimes discursivos do campo clínico, presentes em políticas educacionais, operam práticas de constituição de sujeitos que, em suas formas de vida, escapam à centralidade da norma? Mobilizadas por esse tensionamento e pelos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, propomos uma discussão a partir de políticas educacionais inclusivas no Brasil. Compreendemos que a prevalência da matriz clínica no enquadramento dos sujeitos com deficiência tem sido, nas últimas décadas, condição de possibilidade para a intensificação da produção de critérios diagnósticos, classificações e prescrições que incidem sobre as práticas escolares e operam a ampliação da busca pelos anormais a identificar. Na contramão dessa matriz, defendemos a escola como instituição capaz de resistir àquilo que fragiliza a vida no que possa ser potência inventiva, e perguntamos como criar em seu interior espaços para que o sujeito experiencie sua singularidade.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-13T03:42:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270977
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-387X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193847
identifier_str_mv 1519-387X
001193847
url http://hdl.handle.net/10183/270977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação UNISINOS. Vol. 27 (2023), 16 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270977/2/001193847.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270977/1/001193847.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
6b7a55d5773d3f10c0d38ceb397a0b5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225109580546048