O comércio eletrônico como instrumento no processo de marketing de relacionamento: um estudo de multicaso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopez, Santiago Fernando Maya
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-31102023-123924/
Resumo: O comércio eletrônico veio revolucionar a maneira de se fazer negócios, ocasionando um ambiente digital onde vendedores, compradores, fornecedores e intermediários relacionam-se de maneira interativa. A evolução do marketing baseado em transações discretas para o marketing com base em trocas relacionais, constitui-se no novo paradigma de marketing de relacionamento. A filosofia das empresas também evoluiu, passando a priorizar a orientação para o relacionamento como estratégia, em detrimento da orientação para produtos e processos. Os elementos de interatividade permitem que o comércio eletrônico seja utilizado como instrumento para ampliar as estratégias de marketing de relacionamento nas empresas, produzindo interação entre ambas as áreas. Este estudo analisa a extensão dos elementos do comércio eletrônico, que permitem sua utilização como instrumento de relacionamento, e identifica os fatores inibidores e facilitadores à eficácia das estratégias de marketing de relacionamento.
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