Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radziuk, Eduardo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5431
Resumo: O uso da Internet, de forma comercial, começou no início dos anos 90 do século passado, de tal forma que já se passaram em torno de 10 anos de atividades desta nova forma de comércio. Também é de conhecimento no mundo dos negócios que os varejistas são considerados os principais responsáveis pela distribuição dos produtos e serviços gerados pela economia de um país. Isto decorre, principalmente, de sua alta capilaridade. Como o objetivo principal deste trabalho é apresentar como estão posicionados na Internet os maiores varejistas no Brasil, após uma década de introdução do Comércio Eletrônico via Internet, realizamos uma pesquisa com os varejistas presentes na publicação EXAME MAIORES E MELHORES (2003). Os resultados obtidos através de um estudo de casos múltiplos e exploratórios demonstram claramente que mesmo entre os maiores existe uma diversidade muito grande na forma de utilização da Internet em seus negócios. Encontramos tanto empresas que ainda não estão nem presentes na Internet bem como outras que chegaram a criar uma empresa específica para operar no Comércio Eletrônico. Também é possível verificar que um processo de total desintermediação, que levaria a eliminação dos varejistas, parece estar longe de ser a realidade nas próximas décadas e acreditamos que deveremos assistir nos próximos anos a ascensão de uma categoria de varejistas aos quais denominamos de e-varejistas.
id URGS_ad2b2ab58957131c1c0ddaa379ff2d67
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5431
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Radziuk, EduardoFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2007-06-06T18:46:51Z2003http://hdl.handle.net/10183/5431000426210O uso da Internet, de forma comercial, começou no início dos anos 90 do século passado, de tal forma que já se passaram em torno de 10 anos de atividades desta nova forma de comércio. Também é de conhecimento no mundo dos negócios que os varejistas são considerados os principais responsáveis pela distribuição dos produtos e serviços gerados pela economia de um país. Isto decorre, principalmente, de sua alta capilaridade. Como o objetivo principal deste trabalho é apresentar como estão posicionados na Internet os maiores varejistas no Brasil, após uma década de introdução do Comércio Eletrônico via Internet, realizamos uma pesquisa com os varejistas presentes na publicação EXAME MAIORES E MELHORES (2003). Os resultados obtidos através de um estudo de casos múltiplos e exploratórios demonstram claramente que mesmo entre os maiores existe uma diversidade muito grande na forma de utilização da Internet em seus negócios. Encontramos tanto empresas que ainda não estão nem presentes na Internet bem como outras que chegaram a criar uma empresa específica para operar no Comércio Eletrônico. Também é possível verificar que um processo de total desintermediação, que levaria a eliminação dos varejistas, parece estar longe de ser a realidade nas próximas décadas e acreditamos que deveremos assistir nos próximos anos a ascensão de uma categoria de varejistas aos quais denominamos de e-varejistas.application/pdfporComércio eletrônicoMarketing eletrônicoMarketing : InternetE-marketingComércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000426210.pdf000426210.pdfTexto completoapplication/pdf395946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/1/000426210.pdf8086d14b130dcf2efd1e97ce4a46693aMD51TEXT000426210.pdf.txt000426210.pdf.txtExtracted Texttext/plain132786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/2/000426210.pdf.txt11e6859e71c6089fcb9b6a0e058cc4e0MD52THUMBNAIL000426210.pdf.jpg000426210.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/3/000426210.pdf.jpg7d75c6ac4bb93179c8a4712021c78177MD5310183/54312018-10-17 08:01:03.954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil
title Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil
spellingShingle Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil
Radziuk, Eduardo
Comércio eletrônico
Marketing eletrônico
Marketing : Internet
E-marketing
title_short Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil
title_full Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil
title_fullStr Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil
title_full_unstemmed Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil
title_sort Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil
author Radziuk, Eduardo
author_facet Radziuk, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Radziuk, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
contributor_str_mv Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Marketing eletrônico
Marketing : Internet
E-marketing
topic Comércio eletrônico
Marketing eletrônico
Marketing : Internet
E-marketing
description O uso da Internet, de forma comercial, começou no início dos anos 90 do século passado, de tal forma que já se passaram em torno de 10 anos de atividades desta nova forma de comércio. Também é de conhecimento no mundo dos negócios que os varejistas são considerados os principais responsáveis pela distribuição dos produtos e serviços gerados pela economia de um país. Isto decorre, principalmente, de sua alta capilaridade. Como o objetivo principal deste trabalho é apresentar como estão posicionados na Internet os maiores varejistas no Brasil, após uma década de introdução do Comércio Eletrônico via Internet, realizamos uma pesquisa com os varejistas presentes na publicação EXAME MAIORES E MELHORES (2003). Os resultados obtidos através de um estudo de casos múltiplos e exploratórios demonstram claramente que mesmo entre os maiores existe uma diversidade muito grande na forma de utilização da Internet em seus negócios. Encontramos tanto empresas que ainda não estão nem presentes na Internet bem como outras que chegaram a criar uma empresa específica para operar no Comércio Eletrônico. Também é possível verificar que um processo de total desintermediação, que levaria a eliminação dos varejistas, parece estar longe de ser a realidade nas próximas décadas e acreditamos que deveremos assistir nos próximos anos a ascensão de uma categoria de varejistas aos quais denominamos de e-varejistas.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:46:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5431
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000426210
url http://hdl.handle.net/10183/5431
identifier_str_mv 000426210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/1/000426210.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/2/000426210.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/3/000426210.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8086d14b130dcf2efd1e97ce4a46693a
11e6859e71c6089fcb9b6a0e058cc4e0
7d75c6ac4bb93179c8a4712021c78177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085053057728512