Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franconeti, Marina Mastrangelo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-01072021-125739/
Resumo: O presente trabalho busca interpretar o conjunto da obra do pintor impressionista Édouard Manet a partir do recorte da figuração feminina. Considerando a relevância do artista para o movimento impressionista e a geração à qual pertenceu em 1863, essa dissertação tem como objetivo tratar da frontalidade do olhar das personagens femininas, relacionada à fatura da obra e sua recepção. A referência teórica se constitui pelas leituras de A pintura da vida moderna, de T.J.Clark, Le modernisme de Manet, de Michael Fried; a conferência de Michel Foucault, La peinture de Manet; Manet - Biographical and Critical study, de Georges Bataille; Manet - une révolution symbolique, de Pierre Bourdieu, Suspensões da percepção, de Jonathan Crary, entre outras. Como método de análise, são estudadas as obras principais de Manet, assim como as de outros artistas, com a finalidade de pensá-las a partir de sua recepção e quais proximidades e diferenças existem entre si. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é demonstrar a relevância da configuração pictórica promovida por Manet por meio da frontalidade do olhar das personagens femininas e a materialidade da tela, como elementos participantes do \"efeito Manet\" e daquilo que caracterizou a sua dita \"revolução simbólica\", potencializada especificamente pela figuração feminina, distanciando-se das normas acadêmicas.
id USP_384d92a64e7598c70b2c43a33545e2c3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01072021-125739
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard ManetConfrontations of the gaze: painting and female figuration by Édouard ManetAestheticsÉdouard ManetÉdouard ManetEstéticaFilosofiaGenderGêneroPaintingPhilosophyPinturaO presente trabalho busca interpretar o conjunto da obra do pintor impressionista Édouard Manet a partir do recorte da figuração feminina. Considerando a relevância do artista para o movimento impressionista e a geração à qual pertenceu em 1863, essa dissertação tem como objetivo tratar da frontalidade do olhar das personagens femininas, relacionada à fatura da obra e sua recepção. A referência teórica se constitui pelas leituras de A pintura da vida moderna, de T.J.Clark, Le modernisme de Manet, de Michael Fried; a conferência de Michel Foucault, La peinture de Manet; Manet - Biographical and Critical study, de Georges Bataille; Manet - une révolution symbolique, de Pierre Bourdieu, Suspensões da percepção, de Jonathan Crary, entre outras. Como método de análise, são estudadas as obras principais de Manet, assim como as de outros artistas, com a finalidade de pensá-las a partir de sua recepção e quais proximidades e diferenças existem entre si. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é demonstrar a relevância da configuração pictórica promovida por Manet por meio da frontalidade do olhar das personagens femininas e a materialidade da tela, como elementos participantes do \"efeito Manet\" e daquilo que caracterizou a sua dita \"revolução simbólica\", potencializada especificamente pela figuração feminina, distanciando-se das normas acadêmicas.The present research seeks to interpret the whole of the work of impressionist painter Édouard Manet from the perspective of female figuration. Considering the artist\'s relevance to the impressionist movement and the generation to which he belonged in 1863, this dissertation aims to address the frontality of the gaze of the female characters, related to the composition of the work and its reception. The theoretical reference is constituted by the readings of The Painting of Modern Life, by T.J.Clark ; Manet\'s Modernism, by Michael Fried; Michel Foucault\'s conference, Manet and the Object of Painting; Manet - Biographical and Critical Study, by Georges Bataille; Manet : A Symbolic Revolution, by Pierre Bourdieu, Suspensions of perception, by Jonathan Crary, among others. As a method of analysis, Manet\'s main works are studied, as well as those of other artists, with the purpose of thinking about them from their reception and what similarities and differences exist among them. Therefore, the objective of this research is to demonstrate the relevance of the pictorial configuration promoted by Manet through the frontality of the gaze of the female characters and the materiality of the canvas, as elements participating in the \"Manet effect\" and in what characterized his so-called \"symbolic revolution\", specifically enhanced by female figuration, distancing itself from academic norms.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKnoll, VictorFranconeti, Marina Mastrangelo2021-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-01072021-125739/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-01T21:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-01072021-125739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-01T21:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet
Confrontations of the gaze: painting and female figuration by Édouard Manet
title Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet
spellingShingle Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet
Franconeti, Marina Mastrangelo
Aesthetics
Édouard Manet
Édouard Manet
Estética
Filosofia
Gender
Gênero
Painting
Philosophy
Pintura
title_short Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet
title_full Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet
title_fullStr Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet
title_full_unstemmed Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet
title_sort Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet
author Franconeti, Marina Mastrangelo
author_facet Franconeti, Marina Mastrangelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Knoll, Victor
dc.contributor.author.fl_str_mv Franconeti, Marina Mastrangelo
dc.subject.por.fl_str_mv Aesthetics
Édouard Manet
Édouard Manet
Estética
Filosofia
Gender
Gênero
Painting
Philosophy
Pintura
topic Aesthetics
Édouard Manet
Édouard Manet
Estética
Filosofia
Gender
Gênero
Painting
Philosophy
Pintura
description O presente trabalho busca interpretar o conjunto da obra do pintor impressionista Édouard Manet a partir do recorte da figuração feminina. Considerando a relevância do artista para o movimento impressionista e a geração à qual pertenceu em 1863, essa dissertação tem como objetivo tratar da frontalidade do olhar das personagens femininas, relacionada à fatura da obra e sua recepção. A referência teórica se constitui pelas leituras de A pintura da vida moderna, de T.J.Clark, Le modernisme de Manet, de Michael Fried; a conferência de Michel Foucault, La peinture de Manet; Manet - Biographical and Critical study, de Georges Bataille; Manet - une révolution symbolique, de Pierre Bourdieu, Suspensões da percepção, de Jonathan Crary, entre outras. Como método de análise, são estudadas as obras principais de Manet, assim como as de outros artistas, com a finalidade de pensá-las a partir de sua recepção e quais proximidades e diferenças existem entre si. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é demonstrar a relevância da configuração pictórica promovida por Manet por meio da frontalidade do olhar das personagens femininas e a materialidade da tela, como elementos participantes do \"efeito Manet\" e daquilo que caracterizou a sua dita \"revolução simbólica\", potencializada especificamente pela figuração feminina, distanciando-se das normas acadêmicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-01072021-125739/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-01072021-125739/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256580744019968