MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATHEUS FILIPE ALVES M DRUMOND
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@2
Resumo: Se imagem, por sua anfibologia, pode ser tomada como uma proposição dada à contemplação tanto quanto uma operação da consciência, a pintura parece ser um locus privilegiado para observar a intensificação de seus desafios ao pensamento, assim como arena apoteótica de sua neutralização. Este trabalho se empenha em deslindar alguns aspectos do problema das imagens, visando contudo, aclarar a possibilidade de uma reflexão sobre a mímesis na pintura moderna. O trabalho do pintor Édouard Manet (1832-1883) é assim analisado como contra-exemplo da reiteração de uma premência imitativa nas artes visuais – sem que com isso deixe de se enfatizar as profundas conexões estabelecidas entre obra e mundo. Nossa especulação incidirá sobre a formulação do lugar das imagens no pensamento ocidental, a fim de aclarar se algumas proposições iniciais não se apresentam ainda como entraves na reflexão contemporânea. Por não ser de todo corriqueiro, o empreendimento teórico sobre a mímesis, juntado aí a ênfase das imagens como um modo de relação sui generis, permite refletir sobre a ênfase poiética na pintura de Manet, distanciando-a da sombra de ser ela uma mera crônica reiterativa. Esta investigação, portanto, pretende oferecer uma objeção ao mecanicismo imitativo de alguns dos discursos sobre artes visuais.
id PUC_RIO-1_0995c2508d33f011778e353a59cf7286
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:60045
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGESMÍMESIS E PINTURA MODERNA: MANET E O PROBLEMA DAS IMAGENS2022-05-06LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO02776065787lattes.cnpq.br/3475085618680340LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHOPEDRO SUSSEKIND VIVEIROS DE CASTROVERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRAGUILHERME DA SILVA BUENOMARIA FLORA SUSSEKIND05381685106lattes.cnpq.br/4281860810186155MATHEUS FILIPE ALVES M DRUMONDPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRSe imagem, por sua anfibologia, pode ser tomada como uma proposição dada à contemplação tanto quanto uma operação da consciência, a pintura parece ser um locus privilegiado para observar a intensificação de seus desafios ao pensamento, assim como arena apoteótica de sua neutralização. Este trabalho se empenha em deslindar alguns aspectos do problema das imagens, visando contudo, aclarar a possibilidade de uma reflexão sobre a mímesis na pintura moderna. O trabalho do pintor Édouard Manet (1832-1883) é assim analisado como contra-exemplo da reiteração de uma premência imitativa nas artes visuais – sem que com isso deixe de se enfatizar as profundas conexões estabelecidas entre obra e mundo. Nossa especulação incidirá sobre a formulação do lugar das imagens no pensamento ocidental, a fim de aclarar se algumas proposições iniciais não se apresentam ainda como entraves na reflexão contemporânea. Por não ser de todo corriqueiro, o empreendimento teórico sobre a mímesis, juntado aí a ênfase das imagens como um modo de relação sui generis, permite refletir sobre a ênfase poiética na pintura de Manet, distanciando-a da sombra de ser ela uma mera crônica reiterativa. Esta investigação, portanto, pretende oferecer uma objeção ao mecanicismo imitativo de alguns dos discursos sobre artes visuais.If image, due to its amphibology, can be taken as a proposition given to contemplation as much as an operation of consciousness, the realm of painting seems to be a privileged locus to observe the intensification of its challenges to thought, as well as an apotheotic arena of its neutralization. This paper endeavors to unravel some aspects of image s surrounding issues, aiming, however, to clarify the possibility of a reflection on mimesis in modern painting. The work of painter Édouard Manet (1832-1883) is thus analyzed as a counter-example of the reiteration of an imitative urge in the visual arts – without neglecting to emphasize the deep connections established between the work and the world. Our speculation will focus on the formulation of images locus in Western thought, in order to clarify whether some initial propositions do not yet present themselves as obstacles in contemporary reflection. As it is not commonplace, the theoretical enterprise on mimesis, along with the emphasis on images as a unique mode of relationship, allows us to reflect on the poietic emphasis in Manet s painting, distancing it from the shadow of being a mere scandalous and repetitive chronicle. This investigation, therefore, intends to offer an objection to the imitative mechanism of some established discourses on visual arts.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:36Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60045Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv MÍMESIS E PINTURA MODERNA: MANET E O PROBLEMA DAS IMAGENS
title MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES
spellingShingle MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES
MATHEUS FILIPE ALVES M DRUMOND
title_short MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES
title_full MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES
title_fullStr MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES
title_full_unstemmed MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES
title_sort MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES
author MATHEUS FILIPE ALVES M DRUMOND
author_facet MATHEUS FILIPE ALVES M DRUMOND
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02776065787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3475085618680340
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PEDRO SUSSEKIND VIVEIROS DE CASTRO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv VERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv GUILHERME DA SILVA BUENO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARIA FLORA SUSSEKIND
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05381685106
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4281860810186155
dc.contributor.author.fl_str_mv MATHEUS FILIPE ALVES M DRUMOND
contributor_str_mv LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
PEDRO SUSSEKIND VIVEIROS DE CASTRO
VERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRA
GUILHERME DA SILVA BUENO
MARIA FLORA SUSSEKIND
description Se imagem, por sua anfibologia, pode ser tomada como uma proposição dada à contemplação tanto quanto uma operação da consciência, a pintura parece ser um locus privilegiado para observar a intensificação de seus desafios ao pensamento, assim como arena apoteótica de sua neutralização. Este trabalho se empenha em deslindar alguns aspectos do problema das imagens, visando contudo, aclarar a possibilidade de uma reflexão sobre a mímesis na pintura moderna. O trabalho do pintor Édouard Manet (1832-1883) é assim analisado como contra-exemplo da reiteração de uma premência imitativa nas artes visuais – sem que com isso deixe de se enfatizar as profundas conexões estabelecidas entre obra e mundo. Nossa especulação incidirá sobre a formulação do lugar das imagens no pensamento ocidental, a fim de aclarar se algumas proposições iniciais não se apresentam ainda como entraves na reflexão contemporânea. Por não ser de todo corriqueiro, o empreendimento teórico sobre a mímesis, juntado aí a ênfase das imagens como um modo de relação sui generis, permite refletir sobre a ênfase poiética na pintura de Manet, distanciando-a da sombra de ser ela uma mera crônica reiterativa. Esta investigação, portanto, pretende oferecer uma objeção ao mecanicismo imitativo de alguns dos discursos sobre artes visuais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324964875894784