Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilhena, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-16052019-101526/
Resumo: A pesquisa centra-se no estudo do gerenciamento de impressões no mercado empresarial brasileiro, analisando a relação entre gestores e investidores da empresa, com base na teoria da atribuição. A teoria da atribuição explica que a pessoa, em um ambiente de interação com outras, costuma associar fato positivos a si mesmo e evitar os negativos, garantindo que sua imagem não seja arranhada. Para observar o fenômeno o trabalho adaptou a pesquisa de metodológica de Brennan et al (2009), que desenvolveu uma estrutura para identificar indícios de gerenciamento de impressões em narrativas textuais. Como instrumento de pesquisa foi selecionada um estudo de caso da empresa Petrobras, durante o exercício de 2014, analisando dados secundários da organização. A pesquisa é qualitativa e interpretativa, procurando observar o gerenciamento de impressões considerando o contexto de mercado inserido a Petrobras. Os resultados apresentaram indícios de gerenciamento nos documentos analisados corroborando com as explicações apresentadas pela teoria da atribuição. A pesquisa contribui para os estudos da qualidade das informações, ressaltando como o processo de gerenciamento de impressões pode ser realizado
id USP_38b2f513340b6b73937fb90ee9dbbe57
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16052019-101526
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa PetrobrasAn analysis on the management of impressions: a case study carried out at PetrobrasCase studyEstudo de casoGerenciamento de impressõesImpression managementPetrobrasPetrobrasA pesquisa centra-se no estudo do gerenciamento de impressões no mercado empresarial brasileiro, analisando a relação entre gestores e investidores da empresa, com base na teoria da atribuição. A teoria da atribuição explica que a pessoa, em um ambiente de interação com outras, costuma associar fato positivos a si mesmo e evitar os negativos, garantindo que sua imagem não seja arranhada. Para observar o fenômeno o trabalho adaptou a pesquisa de metodológica de Brennan et al (2009), que desenvolveu uma estrutura para identificar indícios de gerenciamento de impressões em narrativas textuais. Como instrumento de pesquisa foi selecionada um estudo de caso da empresa Petrobras, durante o exercício de 2014, analisando dados secundários da organização. A pesquisa é qualitativa e interpretativa, procurando observar o gerenciamento de impressões considerando o contexto de mercado inserido a Petrobras. Os resultados apresentaram indícios de gerenciamento nos documentos analisados corroborando com as explicações apresentadas pela teoria da atribuição. A pesquisa contribui para os estudos da qualidade das informações, ressaltando como o processo de gerenciamento de impressões pode ser realizadoThe research focuses on the impression management in the Brazilian business market, analyzing the relationship between managers and investors of the company, based on the attribution theory. The theory of attribution explains that the person, in an environment of interaction with others, usually associates positive fact with himself and avoid negative ones, ensuring that his image is not impaired. To observe the phenomenon the work adapted the methodological research of Brennan et al (2009), who developed a structure to identify indications of impression management in textual narratives. As a research tool, a case study of the Petrobras company was selected, during the 2014 fiscal year, analyzing secondary data of the organization. The research is qualitative and interpretive, seeking to observe the management of impressions considering the market context inserted in Petrobras. The results presented management evidence in the documents analyzed, corroborating the explanations presented by the attribution theory. The research contributes to the studies of information quality, highlighting how the process of managing impressions can be realizedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Adriana Maria Procopio deVilhena, Pedro Henrique2019-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-16052019-101526/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:51:32Zoai:teses.usp.br:tde-16052019-101526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:51:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa Petrobras
An analysis on the management of impressions: a case study carried out at Petrobras
title Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa Petrobras
spellingShingle Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa Petrobras
Vilhena, Pedro Henrique
Case study
Estudo de caso
Gerenciamento de impressões
Impression management
Petrobras
Petrobras
title_short Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa Petrobras
title_full Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa Petrobras
title_fullStr Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa Petrobras
title_full_unstemmed Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa Petrobras
title_sort Uma análise sobre o gerenciamento de impressões: estudo de caso realizado na empresa Petrobras
author Vilhena, Pedro Henrique
author_facet Vilhena, Pedro Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Adriana Maria Procopio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilhena, Pedro Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Case study
Estudo de caso
Gerenciamento de impressões
Impression management
Petrobras
Petrobras
topic Case study
Estudo de caso
Gerenciamento de impressões
Impression management
Petrobras
Petrobras
description A pesquisa centra-se no estudo do gerenciamento de impressões no mercado empresarial brasileiro, analisando a relação entre gestores e investidores da empresa, com base na teoria da atribuição. A teoria da atribuição explica que a pessoa, em um ambiente de interação com outras, costuma associar fato positivos a si mesmo e evitar os negativos, garantindo que sua imagem não seja arranhada. Para observar o fenômeno o trabalho adaptou a pesquisa de metodológica de Brennan et al (2009), que desenvolveu uma estrutura para identificar indícios de gerenciamento de impressões em narrativas textuais. Como instrumento de pesquisa foi selecionada um estudo de caso da empresa Petrobras, durante o exercício de 2014, analisando dados secundários da organização. A pesquisa é qualitativa e interpretativa, procurando observar o gerenciamento de impressões considerando o contexto de mercado inserido a Petrobras. Os resultados apresentaram indícios de gerenciamento nos documentos analisados corroborando com as explicações apresentadas pela teoria da atribuição. A pesquisa contribui para os estudos da qualidade das informações, ressaltando como o processo de gerenciamento de impressões pode ser realizado
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-16052019-101526/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-16052019-101526/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090768542892032