História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-200803/ |
Resumo: | A História e Filosofia da Ciência no ensino é uma linha de pesquisa importante para o ensino de Ciências, pois dentre várias contribuições possibilita que sejam trabalhadas competências científicas e didáticas. O desenvolvimento de um trabalho empírico sobre e na formação de professores de Biologia, em relação aos aspectos históricos e filosóficos da Ciência fornece uma contribuição importante para reflexões sobre a educação científica. A hipótese inicial desta tese era a de que o oferecimento de uma disciplina com conteúdos de História e Filosofia da Ciência durante a graduação proporcionaria aos professores o desenvolvimento de visões bem informadas para a atuação na educação científica. Como um objetivo geral, buscamos identificar as concepções sobre História da Ciência apresentadas por: professores que atuam na educação básica, de um professor formador e da pesquisadora. Através de entrevistas, anotações de campo e reflexões sobre o processo de investigação das práticas educativas esta tese analisou as perspectivas sobre História e Filosofia da Ciência na trajetória acadêmica e profissional de formadores de professores de Biologia e Ciências. O acompanhamento da replicação de experimentos históricos em uma disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas, através de uma pesquisa-ação, possibilitou tanto a caracterização e a sugestão de atividades práticas envolvendo a História da Ciência, quanto reflexões sobre a formação e atuação docente. De acordo com a análise das concepções apresentadas pelos professores, a formação continuada possui um papel mais relevante no desenvolvimento de temas de História da Ciência em sala de aula. A replicação de experimentos históricos mobilizou o processo de ensino-aprendizagem, relacionando aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico. |
id |
USP_38fbc6fcb18899eb7181262ac8695e18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11122019-200803 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricosHistory and philosophy of science in biology teacher education: reflective education and replication of historical experimentsEnsino de ciênciasFormação de professoresHistória e filosofia da ciênciaHistory and philosophy of scienceProfessores reflexivosReflective teachersReplicação de experimentos históricosReplication of historical experimentsScience educationTeacher educationA História e Filosofia da Ciência no ensino é uma linha de pesquisa importante para o ensino de Ciências, pois dentre várias contribuições possibilita que sejam trabalhadas competências científicas e didáticas. O desenvolvimento de um trabalho empírico sobre e na formação de professores de Biologia, em relação aos aspectos históricos e filosóficos da Ciência fornece uma contribuição importante para reflexões sobre a educação científica. A hipótese inicial desta tese era a de que o oferecimento de uma disciplina com conteúdos de História e Filosofia da Ciência durante a graduação proporcionaria aos professores o desenvolvimento de visões bem informadas para a atuação na educação científica. Como um objetivo geral, buscamos identificar as concepções sobre História da Ciência apresentadas por: professores que atuam na educação básica, de um professor formador e da pesquisadora. Através de entrevistas, anotações de campo e reflexões sobre o processo de investigação das práticas educativas esta tese analisou as perspectivas sobre História e Filosofia da Ciência na trajetória acadêmica e profissional de formadores de professores de Biologia e Ciências. O acompanhamento da replicação de experimentos históricos em uma disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas, através de uma pesquisa-ação, possibilitou tanto a caracterização e a sugestão de atividades práticas envolvendo a História da Ciência, quanto reflexões sobre a formação e atuação docente. De acordo com a análise das concepções apresentadas pelos professores, a formação continuada possui um papel mais relevante no desenvolvimento de temas de História da Ciência em sala de aula. A replicação de experimentos históricos mobilizou o processo de ensino-aprendizagem, relacionando aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico.The presente study focuses on the History and Philosophy of Science in teaching and argues that it allows the development of important scientific and didact competences. The development of empirical work on the education of Biology teachers, related to historical and philosophical aspects of Science, provides an important contribution towards scientific education. The thesis initial hypothesis was the offering of a subject which included contentes of History and Philosophy of Science during an undergraduation course would provide teachers with well-informed views for scientific education. The main objective was to identify the diferent perspectives about History of Science presented by school teachers, a teacher trainer and a researcher. Through interviews, field notes and reflections on education practices, this work has analyzed the perspectives on History and Philosophy of Science in the academic and professional background of Biology and Science teacher trainers. The replication of historical experiments in Biological Sciences classes, according to action research methodology, enabled both the characterization and the suggestion of practical activities involving the History of Science, as well as reflections on the education and teaching performance. According to the analyses of teachersconceptions, the continuing education is extremely important for the development of History of Science topics in the classroom. The replication of historical experiments related to the teaching-learning process enabled to discuss theoretical and practical aspects about scientific knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPataca, Ermelinda MoutinhoSilva, Tatiana Tavares da2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-200803/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-31T20:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122019-200803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-31T20:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos History and philosophy of science in biology teacher education: reflective education and replication of historical experiments |
title |
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos |
spellingShingle |
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos Silva, Tatiana Tavares da Ensino de ciências Formação de professores História e filosofia da ciência History and philosophy of science Professores reflexivos Reflective teachers Replicação de experimentos históricos Replication of historical experiments Science education Teacher education |
title_short |
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos |
title_full |
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos |
title_fullStr |
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos |
title_full_unstemmed |
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos |
title_sort |
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos |
author |
Silva, Tatiana Tavares da |
author_facet |
Silva, Tatiana Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pataca, Ermelinda Moutinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tatiana Tavares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Formação de professores História e filosofia da ciência History and philosophy of science Professores reflexivos Reflective teachers Replicação de experimentos históricos Replication of historical experiments Science education Teacher education |
topic |
Ensino de ciências Formação de professores História e filosofia da ciência History and philosophy of science Professores reflexivos Reflective teachers Replicação de experimentos históricos Replication of historical experiments Science education Teacher education |
description |
A História e Filosofia da Ciência no ensino é uma linha de pesquisa importante para o ensino de Ciências, pois dentre várias contribuições possibilita que sejam trabalhadas competências científicas e didáticas. O desenvolvimento de um trabalho empírico sobre e na formação de professores de Biologia, em relação aos aspectos históricos e filosóficos da Ciência fornece uma contribuição importante para reflexões sobre a educação científica. A hipótese inicial desta tese era a de que o oferecimento de uma disciplina com conteúdos de História e Filosofia da Ciência durante a graduação proporcionaria aos professores o desenvolvimento de visões bem informadas para a atuação na educação científica. Como um objetivo geral, buscamos identificar as concepções sobre História da Ciência apresentadas por: professores que atuam na educação básica, de um professor formador e da pesquisadora. Através de entrevistas, anotações de campo e reflexões sobre o processo de investigação das práticas educativas esta tese analisou as perspectivas sobre História e Filosofia da Ciência na trajetória acadêmica e profissional de formadores de professores de Biologia e Ciências. O acompanhamento da replicação de experimentos históricos em uma disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas, através de uma pesquisa-ação, possibilitou tanto a caracterização e a sugestão de atividades práticas envolvendo a História da Ciência, quanto reflexões sobre a formação e atuação docente. De acordo com a análise das concepções apresentadas pelos professores, a formação continuada possui um papel mais relevante no desenvolvimento de temas de História da Ciência em sala de aula. A replicação de experimentos históricos mobilizou o processo de ensino-aprendizagem, relacionando aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-200803/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-200803/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256556863750144 |