Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-26062007-130818/ |
Resumo: | Quando o tema é educação, frequentemente colocam-se empecilhos e justificativas para manutenção do formato tradicional, e, quando mudanças ocorrem, estas se fazem freqüentemente em equipamentos e não em procedimentos e atitude. Devemos incorporar um novo paradigma de ensino, no qual o professor passa de transmissor de informações para facilitador do aprendizado, o aluno de absorvedor passivo de informações para responsável pelo aprendizado e o processo de aprendizado de coletivo e periódico para individualizado e permanente. Com o objetivo de incorporar este paradigma, utilizando estratégias de educação a distância via Web, desenvolvemos uma disciplina on-line de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, complementar à presencial. Esta disciplina foi desenvolvida por dois anos, utilizando dois diferentes ambientes virtuais de aprendizagem: no primeiro experimento foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Col 3.1, utilizando a estratégia da aprendizagem por meio de material, comunicação pessoal, com a ajuda de meios audiovisuais; e no segundo utilizamos o TecnoEduModdle, com ênfase na participação e discussão, principalmente por meio de casos clínicos. Em ambos, a efetividade da disciplina e o ganho de conhecimento dos alunos foram avaliados por meio de um questionário, utilizando uma escala de um a cinco (Likert). A disciplina on-line obteve altos índices de funcionalidade, aceitação e efetividade. Em ambos experimentos, os estudantes que participaram da disciplina virtual obtiveram médias maiores em todas avaliações da disciplina presencial, no entanto somente obteve valores com diferença estatisticamente significante, na avaliação prática (P<0,01) e na média final (P<0,05) do primeiro experimento. O segundo experimento demonstrou ser mais efetivo e apreciado pelos alunos. Este estudo indica que o ensino com auxílio da Web pode ser realizado com êxito e incorporado ao currículo médico veterinário, adequando este as tendências da educação contemporânea. |
id |
USP_393667ec0edca22d4249fa6a70304775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26062007-130818 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencialChallenges in teaching small animal surgery by web: development, implementation and evaluation of an complementary courseCirurgiaEducação a distânciaInternetInternetMedicina veterináriaSurgeryVeterinary medicineWeb-learningQuando o tema é educação, frequentemente colocam-se empecilhos e justificativas para manutenção do formato tradicional, e, quando mudanças ocorrem, estas se fazem freqüentemente em equipamentos e não em procedimentos e atitude. Devemos incorporar um novo paradigma de ensino, no qual o professor passa de transmissor de informações para facilitador do aprendizado, o aluno de absorvedor passivo de informações para responsável pelo aprendizado e o processo de aprendizado de coletivo e periódico para individualizado e permanente. Com o objetivo de incorporar este paradigma, utilizando estratégias de educação a distância via Web, desenvolvemos uma disciplina on-line de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, complementar à presencial. Esta disciplina foi desenvolvida por dois anos, utilizando dois diferentes ambientes virtuais de aprendizagem: no primeiro experimento foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Col 3.1, utilizando a estratégia da aprendizagem por meio de material, comunicação pessoal, com a ajuda de meios audiovisuais; e no segundo utilizamos o TecnoEduModdle, com ênfase na participação e discussão, principalmente por meio de casos clínicos. Em ambos, a efetividade da disciplina e o ganho de conhecimento dos alunos foram avaliados por meio de um questionário, utilizando uma escala de um a cinco (Likert). A disciplina on-line obteve altos índices de funcionalidade, aceitação e efetividade. Em ambos experimentos, os estudantes que participaram da disciplina virtual obtiveram médias maiores em todas avaliações da disciplina presencial, no entanto somente obteve valores com diferença estatisticamente significante, na avaliação prática (P<0,01) e na média final (P<0,05) do primeiro experimento. O segundo experimento demonstrou ser mais efetivo e apreciado pelos alunos. Este estudo indica que o ensino com auxílio da Web pode ser realizado com êxito e incorporado ao currículo médico veterinário, adequando este as tendências da educação contemporânea.When changes in the educational methodology are the main subject, obstacles and justifications are raised in order to maintain the traditional way. And when changes take place they lay mainly on equipments but not on the procedures and attitude of the educator. A new paradigm must be incorporated, which the professor must change his/hers posture from information transmitter to learn facilitator, the student from passive to active learn responsible agent, and the learning process from general and periodical to an individual and continuous fashion. In this context, we proposed Small Animal Surgery for veterinary medicine undergraduate students in order to assess if the changes in the traditional educational system have a positive impact to the usage of Web-based course complementary and simultaneous to the regular discipline of on learning process of the students in this discipline. The Web-based course was applied for two consecutive years. In the first year, we used the Learning Management System Col 3.1, with required readings, pictures, videos, and group work to solve proposed questions. In the second year, we used the TecnoEduModdle, with emphasis on participation and discussion, mainly using clinical cases to introduce each topic. To support our study, we evaluated the discipline effectiveness and acquired knowledge by the students using a five points scale (Likert scale) questionnaire, also by the comparison of the regular discipline grades between the group of students who took and the ones who did not take the Web-based course. The students who attended the on-line discipline had higher grades then the ones who did not in all exams in both years. However, the grades from the two groups were statistically differences only in the practicum exam and final grade (p<0, 01 and p<0, 05 respectively) of the first year. The questionnaire results demonstrated high levels of discipline functionality, acceptance and effectiveness of the on-line course, although, the second experiment was considered more effective and appreciated by the students. This research indicated that Web-learning could be performed with success, using appropriate strategies, and be incorporated into the veterinary curriculum, adjusting this to the trends of the contemporary education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerrigno, Cássio Ricardo AuadaGiglio, Robson Fortes2007-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-26062007-130818/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-26062007-130818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial Challenges in teaching small animal surgery by web: development, implementation and evaluation of an complementary course |
title |
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial |
spellingShingle |
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial Giglio, Robson Fortes Cirurgia Educação a distância Internet Internet Medicina veterinária Surgery Veterinary medicine Web-learning |
title_short |
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial |
title_full |
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial |
title_fullStr |
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial |
title_full_unstemmed |
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial |
title_sort |
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial |
author |
Giglio, Robson Fortes |
author_facet |
Giglio, Robson Fortes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferrigno, Cássio Ricardo Auada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giglio, Robson Fortes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cirurgia Educação a distância Internet Internet Medicina veterinária Surgery Veterinary medicine Web-learning |
topic |
Cirurgia Educação a distância Internet Internet Medicina veterinária Surgery Veterinary medicine Web-learning |
description |
Quando o tema é educação, frequentemente colocam-se empecilhos e justificativas para manutenção do formato tradicional, e, quando mudanças ocorrem, estas se fazem freqüentemente em equipamentos e não em procedimentos e atitude. Devemos incorporar um novo paradigma de ensino, no qual o professor passa de transmissor de informações para facilitador do aprendizado, o aluno de absorvedor passivo de informações para responsável pelo aprendizado e o processo de aprendizado de coletivo e periódico para individualizado e permanente. Com o objetivo de incorporar este paradigma, utilizando estratégias de educação a distância via Web, desenvolvemos uma disciplina on-line de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, complementar à presencial. Esta disciplina foi desenvolvida por dois anos, utilizando dois diferentes ambientes virtuais de aprendizagem: no primeiro experimento foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Col 3.1, utilizando a estratégia da aprendizagem por meio de material, comunicação pessoal, com a ajuda de meios audiovisuais; e no segundo utilizamos o TecnoEduModdle, com ênfase na participação e discussão, principalmente por meio de casos clínicos. Em ambos, a efetividade da disciplina e o ganho de conhecimento dos alunos foram avaliados por meio de um questionário, utilizando uma escala de um a cinco (Likert). A disciplina on-line obteve altos índices de funcionalidade, aceitação e efetividade. Em ambos experimentos, os estudantes que participaram da disciplina virtual obtiveram médias maiores em todas avaliações da disciplina presencial, no entanto somente obteve valores com diferença estatisticamente significante, na avaliação prática (P<0,01) e na média final (P<0,05) do primeiro experimento. O segundo experimento demonstrou ser mais efetivo e apreciado pelos alunos. Este estudo indica que o ensino com auxílio da Web pode ser realizado com êxito e incorporado ao currículo médico veterinário, adequando este as tendências da educação contemporânea. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-26062007-130818/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-26062007-130818/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257393519394816 |