Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, José Palazzo Moreira
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Brunetto, Maria Angélica de Oliveira Camargo, Proença Júnior, Mário Lemes, Pimenta, Marcelo Soares, Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto, de Lima, José Valdeni, de Freitas, Veronice, Marçal, Viviane Sodré Prado, Gasparini, Isabela, Amaral, Marília Abrahão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2147
Resumo: Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML. Adaptweb: a teaching-learning environment adaptable in Web Abstract This article, which emphasizes the technical aspects, presents the results obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the authorship and the adaptable presentation of the disciplines that compound the courses EAD in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and ways to present the contents to the students from different graduation courses and with different learning styles, enabling different ways of presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the individual preferences of the participating students. This proposal was validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline at the State University of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science. In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their respective levels of complexity, as well as with their respective examples, exercises and suitable complementary materials. The students may use different learning styles through the selection of the navigation way and of the presentation styles. The navigational adjustment aspects include navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of teaching tactics. The complete environment for the authorship and presentation of courses is available at the present moment at the phase of operational prototype. This prototype is being incorporated to the platform of EAD into some free software from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The environment is based on a set of components that back up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The implementation primordially uses the language of PHP programming, the database carrier MySOL and the XML language.
id UFPR-4_3f759741211ea4709b202900bc6ef121
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2147
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na WebEducação a distância; cursos a distância na Web; sistemas inteligentes na internet; long-distance education; long-distance courses on the Web; intelligent systems on the internet. Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML. Adaptweb: a teaching-learning environment adaptable in Web Abstract This article, which emphasizes the technical aspects, presents the results obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the authorship and the adaptable presentation of the disciplines that compound the courses EAD in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and ways to present the contents to the students from different graduation courses and with different learning styles, enabling different ways of presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the individual preferences of the participating students. This proposal was validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline at the State University of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science. In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their respective levels of complexity, as well as with their respective examples, exercises and suitable complementary materials. The students may use different learning styles through the selection of the navigation way and of the presentation styles. The navigational adjustment aspects include navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of teaching tactics. The complete environment for the authorship and presentation of courses is available at the present moment at the phase of operational prototype. This prototype is being incorporated to the platform of EAD into some free software from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The environment is based on a set of components that back up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The implementation primordially uses the language of PHP programming, the database carrier MySOL and the XML language. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2147Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 175-197Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 175-197Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 175-1971984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2147/1799https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2147/31273de Oliveira, José Palazzo MoreiraBrunetto, Maria Angélica de Oliveira CamargoProença Júnior, Mário LemesPimenta, Marcelo SoaresRibeiro, Cora Helena Francisconi Pintode Lima, José Valdenide Freitas, VeroniceMarçal, Viviane Sodré PradoGasparini, IsabelaAmaral, Marília Abrahãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:21:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/2147Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:21:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
title Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
spellingShingle Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
de Oliveira, José Palazzo Moreira
Educação a distância; cursos a distância na Web; sistemas inteligentes na internet; long-distance education; long-distance courses on the Web; intelligent systems on the internet.
title_short Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
title_full Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
title_fullStr Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
title_full_unstemmed Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
title_sort Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
author de Oliveira, José Palazzo Moreira
author_facet de Oliveira, José Palazzo Moreira
Brunetto, Maria Angélica de Oliveira Camargo
Proença Júnior, Mário Lemes
Pimenta, Marcelo Soares
Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto
de Lima, José Valdeni
de Freitas, Veronice
Marçal, Viviane Sodré Prado
Gasparini, Isabela
Amaral, Marília Abrahão
author_role author
author2 Brunetto, Maria Angélica de Oliveira Camargo
Proença Júnior, Mário Lemes
Pimenta, Marcelo Soares
Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto
de Lima, José Valdeni
de Freitas, Veronice
Marçal, Viviane Sodré Prado
Gasparini, Isabela
Amaral, Marília Abrahão
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, José Palazzo Moreira
Brunetto, Maria Angélica de Oliveira Camargo
Proença Júnior, Mário Lemes
Pimenta, Marcelo Soares
Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto
de Lima, José Valdeni
de Freitas, Veronice
Marçal, Viviane Sodré Prado
Gasparini, Isabela
Amaral, Marília Abrahão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância; cursos a distância na Web; sistemas inteligentes na internet; long-distance education; long-distance courses on the Web; intelligent systems on the internet.
topic Educação a distância; cursos a distância na Web; sistemas inteligentes na internet; long-distance education; long-distance courses on the Web; intelligent systems on the internet.
description Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML. Adaptweb: a teaching-learning environment adaptable in Web Abstract This article, which emphasizes the technical aspects, presents the results obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the authorship and the adaptable presentation of the disciplines that compound the courses EAD in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and ways to present the contents to the students from different graduation courses and with different learning styles, enabling different ways of presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the individual preferences of the participating students. This proposal was validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline at the State University of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science. In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their respective levels of complexity, as well as with their respective examples, exercises and suitable complementary materials. The students may use different learning styles through the selection of the navigation way and of the presentation styles. The navigational adjustment aspects include navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of teaching tactics. The complete environment for the authorship and presentation of courses is available at the present moment at the phase of operational prototype. This prototype is being incorporated to the platform of EAD into some free software from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The environment is based on a set of components that back up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The implementation primordially uses the language of PHP programming, the database carrier MySOL and the XML language.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2147
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2147/1799
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2147/31273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 175-197
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 175-197
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 175-197
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893475033088