Vacinação na infância: tecnologia para educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trajano, Viviane Nogueira Borges
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-23052024-073646/
Resumo: Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, várias doenças foram controladas ou eliminadas com a vacinação correta da população. No entanto, alguns pais e responsáveis de crianças desconhecem essa eficácia ou simplesmente não acreditam devido à disseminação de notícias falsas. As tecnologias estão tornando-se parte da rotina da sociedade e estão presentes na maioria das atividades do dia-a-dia, podendo interferir de forma positiva ou negativa em suas vidas. Assim, é necessário divulgar informações de forma clara e educativa aos pais e responsáveis sobre o quão essencial é para a saúde do indivíduo e qualidade de vida da população estar com a vacinação em dia. O objetivo do estudo foi desenvolver um vídeo educativo sobre a importância da vacinação na infância. Os objetivos específicos foram: validar o conteúdo e aparência do vídeo educativo com experts e avaliar o conteúdo e aparência com o público-alvo. Pesquisa do tipo metodológica para validação de tecnologia, com o desenvolvimento e validação de conteúdo e aparência, tanto do storyboard quanto do vídeo educativo sobre a importância da vacinação na infância. Para a execução do projeto, foram utilizadas as recomendações para o desenvolvimento de produção de vídeo educativo, composto por três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Os experts foram profissionais de saúde, pessoas com experiência em sala de vacina, trabalhadores das unidades de saúde ou da gestão na vigilância epidemiológica, docentes e pesquisadores na área. O público-alvo foram pais e responsáveis. Foram utilizados três instrumentos para coleta de dados, dois para os experts e um para o público-alvo. No processo de validação foram utilizados instrumentos disponíveis na literatura e submetidos à análise de Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os dados dos instrumentos foram analisados por meio do cálculo do IVC e IVC geral e considerado o índice mínimo de 0,80. A produção caracteriza-se pela construção do vídeo e na pós-produção é realizada a edição e finalização do vídeo. Os resultados deste estudo compreenderam a construção de um storyboard com validação e alteração realizadas após análise do material pelos experts de conteúdo. Nesta validação participaram 20 trabalhadores da área de saúde, sendo o IVC geral de 0,96. Logo após foi realizada a construção de um vídeo educativo e sua validação pelos experts de conteúdo com a participação também de 20 trabalhadores da área de saúde, sendo o IVC geral de 0,99. Por fim, a avaliação do vídeo com o público-alvo, pais e responsáveis, com a participação de 11 pessoas, sendo o IVC geral de 1,00. Ao final o vídeo produzido apresentou 4 minutos 25 segundos, abordando os temas: vacinação infantil, fake news, e a importância de procurar os profissionais de saúde para orientações corretas sobre o calendário vacinal. O vídeo educativo desenvolvido intitulado \"Importância da vacinação infantil\" foi validado pelos experts e também pelo público-alvo, podendo ser uma excelente ferramenta para o incentivo aos pais e responsáveis na promoção de saúde infantil e na prevenção de doenças.
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O objetivo do estudo foi desenvolver um vídeo educativo sobre a importância da vacinação na infância. Os objetivos específicos foram: validar o conteúdo e aparência do vídeo educativo com experts e avaliar o conteúdo e aparência com o público-alvo. Pesquisa do tipo metodológica para validação de tecnologia, com o desenvolvimento e validação de conteúdo e aparência, tanto do storyboard quanto do vídeo educativo sobre a importância da vacinação na infância. Para a execução do projeto, foram utilizadas as recomendações para o desenvolvimento de produção de vídeo educativo, composto por três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Os experts foram profissionais de saúde, pessoas com experiência em sala de vacina, trabalhadores das unidades de saúde ou da gestão na vigilância epidemiológica, docentes e pesquisadores na área. O público-alvo foram pais e responsáveis. Foram utilizados três instrumentos para coleta de dados, dois para os experts e um para o público-alvo. No processo de validação foram utilizados instrumentos disponíveis na literatura e submetidos à análise de Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os dados dos instrumentos foram analisados por meio do cálculo do IVC e IVC geral e considerado o índice mínimo de 0,80. A produção caracteriza-se pela construção do vídeo e na pós-produção é realizada a edição e finalização do vídeo. Os resultados deste estudo compreenderam a construção de um storyboard com validação e alteração realizadas após análise do material pelos experts de conteúdo. Nesta validação participaram 20 trabalhadores da área de saúde, sendo o IVC geral de 0,96. Logo após foi realizada a construção de um vídeo educativo e sua validação pelos experts de conteúdo com a participação também de 20 trabalhadores da área de saúde, sendo o IVC geral de 0,99. Por fim, a avaliação do vídeo com o público-alvo, pais e responsáveis, com a participação de 11 pessoas, sendo o IVC geral de 1,00. Ao final o vídeo produzido apresentou 4 minutos 25 segundos, abordando os temas: vacinação infantil, fake news, e a importância de procurar os profissionais de saúde para orientações corretas sobre o calendário vacinal. O vídeo educativo desenvolvido intitulado \"Importância da vacinação infantil\" foi validado pelos experts e também pelo público-alvo, podendo ser uma excelente ferramenta para o incentivo aos pais e responsáveis na promoção de saúde infantil e na prevenção de doenças.According to the Brazilian Ministry of Health, several diseases have been controlled or eliminated through proper vaccination of the population. However, some parents and caregivers of children are unaware of this effectiveness or simply do not believe it due to the spread of fake news. Technologies are becoming part of society\'s routine and are present in most daily activities, potentially interfering positively or negatively in people\'s lives. Therefore, it is necessary to disseminate information clearly and educationally to parents and caregivers about how essential it is for individual health and the population\'s quality of life to be stay up-to-date with vaccinations. The study aimed to develop an educational video on the importance of childhood vaccination. The specific objectives were to validate the content and appearance of the educational video with experts and evaluate the content and appearance with the target audience. The research followed a methodological approach for technology validation, involving the development and validation of both the storyboard and the educational video on the importance of childhood vaccination. Recommendations for educational video production were employed, comprising three phases: pre-production, production and post-production. Experts included healthcare professionals, individuals experienced in vaccination practices, healthcare unit workers or those involved in epidemiological surveillance management, as well as educators and researchers in the field. The target audience consisted of parents and caregivers. Three data collection instruments were used - two for the experts and one for the target audience. Instruments available in the literature were used in the validation process and subjected to Content Validity Index (CVI) analysis, considering the minimum index of 0.80. The production phase involved constructing the video, while the post-production phase encompassed editing and finalizing it. The results of this study included the creation of a storyboard, validated and modified after experts reviewed the material. Twenty healthcare workers participated in this validation, with in an overall CVI of 0.96. Subsequently, an educational video was created and validated by content experts, also involving 20 healthcare workers, resulting in an overall CVI of 0.99. Finally, the video was assessed by the target audience - parents and caregivers - comprising 11 individuals, resulting in an overall CVI being 1.00. The produced video lasted 4 minutes and 25 seconds, addressing themes such as childhood vaccination, fake news, and the importance of seeking healthcare professionals for accurate guidance on the vaccination schedule. The developed educational video titled \"The Importance of Vaccination in Children\'s\" was validated by both experts and the target audience, serving as an excellent tool to encourage parents and caregivers in promoting child health and disease prevention.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViana, Angelina LettiereTrajano, Viviane Nogueira Borges2024-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-23052024-073646/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-05T17:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-23052024-073646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-05T17:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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